A escola entre a agonia moral e a renovação ética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300014 |
Resumo: | Enquanto a sociedade assiste a uma ruptura entre considerações éticas e princípios estritamente morais, a escola custa para reconhecer a importância da preocupação ética. Em meio a uma crise da educação moral, não consegue legitimar reflexões que, entretanto, fazem parte do cotidiano de alunos e docentes. O presente artigo propõe-se a analisar essa situação, assim como os possíveis esboços de uma renovação da ética na escola, mediante três grandes dimensões: a relação consigo, a relação com o Outro, a relação com a sociedade. |
id |
CEDES-1_03118e607e051d5fc14ca142fb2dc93d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302001000300014 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola entre a agonia moral e a renovação éticaÉticaEducação moralSocializaçãoIndividualismoEnquanto a sociedade assiste a uma ruptura entre considerações éticas e princípios estritamente morais, a escola custa para reconhecer a importância da preocupação ética. Em meio a uma crise da educação moral, não consegue legitimar reflexões que, entretanto, fazem parte do cotidiano de alunos e docentes. O presente artigo propõe-se a analisar essa situação, assim como os possíveis esboços de uma renovação da ética na escola, mediante três grandes dimensões: a relação consigo, a relação com o Outro, a relação com a sociedade.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300014Educação & Sociedade v.22 n.76 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000300014info:eu-repo/semantics/openAccessBarrere,AnneMartuccelli,Danilopor2001-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000300014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-10-25T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola entre a agonia moral e a renovação ética |
title |
A escola entre a agonia moral e a renovação ética |
spellingShingle |
A escola entre a agonia moral e a renovação ética Barrere,Anne Ética Educação moral Socialização Individualismo |
title_short |
A escola entre a agonia moral e a renovação ética |
title_full |
A escola entre a agonia moral e a renovação ética |
title_fullStr |
A escola entre a agonia moral e a renovação ética |
title_full_unstemmed |
A escola entre a agonia moral e a renovação ética |
title_sort |
A escola entre a agonia moral e a renovação ética |
author |
Barrere,Anne |
author_facet |
Barrere,Anne Martuccelli,Danilo |
author_role |
author |
author2 |
Martuccelli,Danilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barrere,Anne Martuccelli,Danilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Educação moral Socialização Individualismo |
topic |
Ética Educação moral Socialização Individualismo |
description |
Enquanto a sociedade assiste a uma ruptura entre considerações éticas e princípios estritamente morais, a escola custa para reconhecer a importância da preocupação ética. Em meio a uma crise da educação moral, não consegue legitimar reflexões que, entretanto, fazem parte do cotidiano de alunos e docentes. O presente artigo propõe-se a analisar essa situação, assim como os possíveis esboços de uma renovação da ética na escola, mediante três grandes dimensões: a relação consigo, a relação com o Outro, a relação com a sociedade. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302001000300014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.22 n.76 2001 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552791269376 |