O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mamede-Neves,Maria Apparecida Campos
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Duarte,Rosalia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300007
Resumo: O presente artigo analisa as tensões vividas pela escola brasileira face ao acelerado desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, tomando como referência pesquisas, realizadas no Brasil e no mundo, sobre modos de uso e de apropriação das tecnologias da informação e da comunicação adotados por crianças e jovens e, ainda, estudos que analisam o impacto disso nos processos cognitivos. Sem perder de vista o importante papel desempenhado pela educação escolar na formação de identidades e na construção e transmissão de conhecimentos e valores, o texto examina, criticamente, o que, em realidade, a escola incorpora das novas tecnologias e o que pode ainda vir a incorporar, levando o leitor a considerar possíveis estratégias que ajudariam a delinear novos cenários escolares e novos modos de potencializar os caminhos do conhecimento e da aprendizagem efetiva.
id CEDES-1_498540e2598768f43c50fac777a68472
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302008000300007
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escolaTecnologias da informação e da comunicaçãoEscola contemporâneaJuventudeMídiaO presente artigo analisa as tensões vividas pela escola brasileira face ao acelerado desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, tomando como referência pesquisas, realizadas no Brasil e no mundo, sobre modos de uso e de apropriação das tecnologias da informação e da comunicação adotados por crianças e jovens e, ainda, estudos que analisam o impacto disso nos processos cognitivos. Sem perder de vista o importante papel desempenhado pela educação escolar na formação de identidades e na construção e transmissão de conhecimentos e valores, o texto examina, criticamente, o que, em realidade, a escola incorpora das novas tecnologias e o que pode ainda vir a incorporar, levando o leitor a considerar possíveis estratégias que ajudariam a delinear novos cenários escolares e novos modos de potencializar os caminhos do conhecimento e da aprendizagem efetiva.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300007Educação & Sociedade v.29 n.104 2008reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302008000300007info:eu-repo/semantics/openAccessMamede-Neves,Maria Apparecida CamposDuarte,Rosaliapor2009-03-31T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302008000300007Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2009-03-31T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola
title O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola
spellingShingle O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola
Mamede-Neves,Maria Apparecida Campos
Tecnologias da informação e da comunicação
Escola contemporânea
Juventude
Mídia
title_short O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola
title_full O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola
title_fullStr O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola
title_full_unstemmed O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola
title_sort O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação e a escola
author Mamede-Neves,Maria Apparecida Campos
author_facet Mamede-Neves,Maria Apparecida Campos
Duarte,Rosalia
author_role author
author2 Duarte,Rosalia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mamede-Neves,Maria Apparecida Campos
Duarte,Rosalia
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação
Escola contemporânea
Juventude
Mídia
topic Tecnologias da informação e da comunicação
Escola contemporânea
Juventude
Mídia
description O presente artigo analisa as tensões vividas pela escola brasileira face ao acelerado desenvolvimento tecnológico das últimas décadas, tomando como referência pesquisas, realizadas no Brasil e no mundo, sobre modos de uso e de apropriação das tecnologias da informação e da comunicação adotados por crianças e jovens e, ainda, estudos que analisam o impacto disso nos processos cognitivos. Sem perder de vista o importante papel desempenhado pela educação escolar na formação de identidades e na construção e transmissão de conhecimentos e valores, o texto examina, criticamente, o que, em realidade, a escola incorpora das novas tecnologias e o que pode ainda vir a incorporar, levando o leitor a considerar possíveis estratégias que ajudariam a delinear novos cenários escolares e novos modos de potencializar os caminhos do conhecimento e da aprendizagem efetiva.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302008000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302008000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.29 n.104 2008
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122554487865344