(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100317 |
Resumo: | RESUMO Este artigo operacionaliza conceitos presentes na filosofia da diferença - Foucault, Deleuze, Guattari, Pelbart, Lazzarato, entre outros - para analisar os discursos que circulam na mídia digital endereçados aos(òs) profissionais da educação, pais e estudantes com objetivo de fomentar o debate acerca da educação em tempos de pandemia da Covid-19. Por um lado, mostra-se a exacerbação dos redimensionamentos sofridos nas noções de tempo e de espaço na contemporaneidade. Por outro, aponta-se para a manutenção dos fundamentos da modernidade nas orientações destinadas à escola e seus currículos. Este artigo defende, então, que este tempo de suspensão das rotinas escolares possa intensificar a educação para a potência em detrimento da obediência. |
id |
CEDES-1_6667144ed48aaa544df50bcdd55a5e6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302021000100317 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER”EscolaCurrículoMídiaTempo/espaçoRESUMO Este artigo operacionaliza conceitos presentes na filosofia da diferença - Foucault, Deleuze, Guattari, Pelbart, Lazzarato, entre outros - para analisar os discursos que circulam na mídia digital endereçados aos(òs) profissionais da educação, pais e estudantes com objetivo de fomentar o debate acerca da educação em tempos de pandemia da Covid-19. Por um lado, mostra-se a exacerbação dos redimensionamentos sofridos nas noções de tempo e de espaço na contemporaneidade. Por outro, aponta-se para a manutenção dos fundamentos da modernidade nas orientações destinadas à escola e seus currículos. Este artigo defende, então, que este tempo de suspensão das rotinas escolares possa intensificar a educação para a potência em detrimento da obediência.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100317Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.242698info:eu-repo/semantics/openAccessBrito,Eliana Póvoas Pereira Estrelapor2021-11-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100317Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-11-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER” |
title |
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER” |
spellingShingle |
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER” Brito,Eliana Póvoas Pereira Estrela Escola Currículo Mídia Tempo/espaço |
title_short |
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER” |
title_full |
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER” |
title_fullStr |
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER” |
title_full_unstemmed |
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER” |
title_sort |
(IN)SUBORDINAÇÕES CURRICULARES: “DESACELEREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER” |
author |
Brito,Eliana Póvoas Pereira Estrela |
author_facet |
Brito,Eliana Póvoas Pereira Estrela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito,Eliana Póvoas Pereira Estrela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Currículo Mídia Tempo/espaço |
topic |
Escola Currículo Mídia Tempo/espaço |
description |
RESUMO Este artigo operacionaliza conceitos presentes na filosofia da diferença - Foucault, Deleuze, Guattari, Pelbart, Lazzarato, entre outros - para analisar os discursos que circulam na mídia digital endereçados aos(òs) profissionais da educação, pais e estudantes com objetivo de fomentar o debate acerca da educação em tempos de pandemia da Covid-19. Por um lado, mostra-se a exacerbação dos redimensionamentos sofridos nas noções de tempo e de espaço na contemporaneidade. Por outro, aponta-se para a manutenção dos fundamentos da modernidade nas orientações destinadas à escola e seus currículos. Este artigo defende, então, que este tempo de suspensão das rotinas escolares possa intensificar a educação para a potência em detrimento da obediência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100317 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.242698 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.42 2021 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557388226560 |