PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira,Bruna de Figueiredo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves,Maria Teresa Gonzaga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100313
Resumo: RESUMO Este artigo analisa a adequação do mercado escolar às aspirações de acesso ao Ensino Superior pelas elites no contexto da expansão desse nível de ensino. Utiliza dados de um estudo exploratório sobre onze colégios privados frequentados por estudantes das elites de Belo Horizonte, Minas Gerais, e um estudo de caso em um desses colégios. Os resultados mostraram que os colégios vêm adequando suas propostas pedagógicas, com destaque para a internacionalização e a promoção do protagonismo dos seus estudantes para o mundo, reforçando os elementos de distinção das elites no espaço social. O estudo de caso identificou alterações nas aspirações dos estudantes e o refinamento de suas estratégias de acesso ao Ensino Superior com o crescente interesse pelo ingresso em instituições privadas elitizadas.
id CEDES-1_9722b3d4dad2957478f26908d65c238e
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302021000100313
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOREscolarização das elitesEstratificação educacionalAspirações educacionaisMercado escolarRESUMO Este artigo analisa a adequação do mercado escolar às aspirações de acesso ao Ensino Superior pelas elites no contexto da expansão desse nível de ensino. Utiliza dados de um estudo exploratório sobre onze colégios privados frequentados por estudantes das elites de Belo Horizonte, Minas Gerais, e um estudo de caso em um desses colégios. Os resultados mostraram que os colégios vêm adequando suas propostas pedagógicas, com destaque para a internacionalização e a promoção do protagonismo dos seus estudantes para o mundo, reforçando os elementos de distinção das elites no espaço social. O estudo de caso identificou alterações nas aspirações dos estudantes e o refinamento de suas estratégias de acesso ao Ensino Superior com o crescente interesse pelo ingresso em instituições privadas elitizadas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100313Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.239138info:eu-repo/semantics/openAccessCaldeira,Bruna de FigueiredoAlves,Maria Teresa Gonzagapor2021-04-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100313Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-04-26T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
title PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
spellingShingle PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
Caldeira,Bruna de Figueiredo
Escolarização das elites
Estratificação educacional
Aspirações educacionais
Mercado escolar
title_short PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
title_full PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
title_fullStr PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
title_full_unstemmed PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
title_sort PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
author Caldeira,Bruna de Figueiredo
author_facet Caldeira,Bruna de Figueiredo
Alves,Maria Teresa Gonzaga
author_role author
author2 Alves,Maria Teresa Gonzaga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira,Bruna de Figueiredo
Alves,Maria Teresa Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Escolarização das elites
Estratificação educacional
Aspirações educacionais
Mercado escolar
topic Escolarização das elites
Estratificação educacional
Aspirações educacionais
Mercado escolar
description RESUMO Este artigo analisa a adequação do mercado escolar às aspirações de acesso ao Ensino Superior pelas elites no contexto da expansão desse nível de ensino. Utiliza dados de um estudo exploratório sobre onze colégios privados frequentados por estudantes das elites de Belo Horizonte, Minas Gerais, e um estudo de caso em um desses colégios. Os resultados mostraram que os colégios vêm adequando suas propostas pedagógicas, com destaque para a internacionalização e a promoção do protagonismo dos seus estudantes para o mundo, reforçando os elementos de distinção das elites no espaço social. O estudo de caso identificou alterações nas aspirações dos estudantes e o refinamento de suas estratégias de acesso ao Ensino Superior com o crescente interesse pelo ingresso em instituições privadas elitizadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100313
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.239138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.42 2021
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557382983680