PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100313 |
Resumo: | RESUMO Este artigo analisa a adequação do mercado escolar às aspirações de acesso ao Ensino Superior pelas elites no contexto da expansão desse nível de ensino. Utiliza dados de um estudo exploratório sobre onze colégios privados frequentados por estudantes das elites de Belo Horizonte, Minas Gerais, e um estudo de caso em um desses colégios. Os resultados mostraram que os colégios vêm adequando suas propostas pedagógicas, com destaque para a internacionalização e a promoção do protagonismo dos seus estudantes para o mundo, reforçando os elementos de distinção das elites no espaço social. O estudo de caso identificou alterações nas aspirações dos estudantes e o refinamento de suas estratégias de acesso ao Ensino Superior com o crescente interesse pelo ingresso em instituições privadas elitizadas. |
id |
CEDES-1_9722b3d4dad2957478f26908d65c238e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302021000100313 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOREscolarização das elitesEstratificação educacionalAspirações educacionaisMercado escolarRESUMO Este artigo analisa a adequação do mercado escolar às aspirações de acesso ao Ensino Superior pelas elites no contexto da expansão desse nível de ensino. Utiliza dados de um estudo exploratório sobre onze colégios privados frequentados por estudantes das elites de Belo Horizonte, Minas Gerais, e um estudo de caso em um desses colégios. Os resultados mostraram que os colégios vêm adequando suas propostas pedagógicas, com destaque para a internacionalização e a promoção do protagonismo dos seus estudantes para o mundo, reforçando os elementos de distinção das elites no espaço social. O estudo de caso identificou alterações nas aspirações dos estudantes e o refinamento de suas estratégias de acesso ao Ensino Superior com o crescente interesse pelo ingresso em instituições privadas elitizadas.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100313Educação & Sociedade v.42 2021reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.239138info:eu-repo/semantics/openAccessCaldeira,Bruna de FigueiredoAlves,Maria Teresa Gonzagapor2021-04-26T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302021000100313Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2021-04-26T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR |
title |
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR |
spellingShingle |
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR Caldeira,Bruna de Figueiredo Escolarização das elites Estratificação educacional Aspirações educacionais Mercado escolar |
title_short |
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR |
title_full |
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR |
title_fullStr |
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR |
title_sort |
PROTAGONISTAS PARA O MUNDO: MERCADO ESCOLAR E ASPIRAÇÕES DAS ELITES PELO ENSINO SUPERIOR |
author |
Caldeira,Bruna de Figueiredo |
author_facet |
Caldeira,Bruna de Figueiredo Alves,Maria Teresa Gonzaga |
author_role |
author |
author2 |
Alves,Maria Teresa Gonzaga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira,Bruna de Figueiredo Alves,Maria Teresa Gonzaga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolarização das elites Estratificação educacional Aspirações educacionais Mercado escolar |
topic |
Escolarização das elites Estratificação educacional Aspirações educacionais Mercado escolar |
description |
RESUMO Este artigo analisa a adequação do mercado escolar às aspirações de acesso ao Ensino Superior pelas elites no contexto da expansão desse nível de ensino. Utiliza dados de um estudo exploratório sobre onze colégios privados frequentados por estudantes das elites de Belo Horizonte, Minas Gerais, e um estudo de caso em um desses colégios. Os resultados mostraram que os colégios vêm adequando suas propostas pedagógicas, com destaque para a internacionalização e a promoção do protagonismo dos seus estudantes para o mundo, reforçando os elementos de distinção das elites no espaço social. O estudo de caso identificou alterações nas aspirações dos estudantes e o refinamento de suas estratégias de acesso ao Ensino Superior com o crescente interesse pelo ingresso em instituições privadas elitizadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100313 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302021000100313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.239138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.42 2021 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557382983680 |