Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100005 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar algumas das diferentes tipologias e classificações das pesquisas sobre o ensino, os professores e seus saberes. Três sínteses críticas importantes são analisadas. Elas propõem uma categorização dos estudos sobre esse tema e colocam em evidência tanto a diversidade das correntes de pesquisa como os contextos teóricos e metodológicos nos quais estas foram sendo produzidas. Como conclusão, são discutidos os limites e possibilidades desta literatura. |
id |
CEDES-1_b40f5b14a3bd8049e61446a756b19058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302001000100005 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisasaberes docentesconhecimentoensinoformação de professoresO objetivo deste artigo é apresentar algumas das diferentes tipologias e classificações das pesquisas sobre o ensino, os professores e seus saberes. Três sínteses críticas importantes são analisadas. Elas propõem uma categorização dos estudos sobre esse tema e colocam em evidência tanto a diversidade das correntes de pesquisa como os contextos teóricos e metodológicos nos quais estas foram sendo produzidas. Como conclusão, são discutidos os limites e possibilidades desta literatura.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100005Educação & Sociedade v.22 n.74 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000100005info:eu-repo/semantics/openAccessBORGES,CECÍLIApor2001-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000100005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-12-04T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa |
title |
Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa |
spellingShingle |
Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa BORGES,CECÍLIA saberes docentes conhecimento ensino formação de professores |
title_short |
Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa |
title_full |
Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa |
title_fullStr |
Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa |
title_sort |
Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa |
author |
BORGES,CECÍLIA |
author_facet |
BORGES,CECÍLIA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BORGES,CECÍLIA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saberes docentes conhecimento ensino formação de professores |
topic |
saberes docentes conhecimento ensino formação de professores |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar algumas das diferentes tipologias e classificações das pesquisas sobre o ensino, os professores e seus saberes. Três sínteses críticas importantes são analisadas. Elas propõem uma categorização dos estudos sobre esse tema e colocam em evidência tanto a diversidade das correntes de pesquisa como os contextos teóricos e metodológicos nos quais estas foram sendo produzidas. Como conclusão, são discutidos os limites e possibilidades desta literatura. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302001000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.22 n.74 2001 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552749326336 |