Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BORGES,CECÍLIA
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100005
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar algumas das diferentes tipologias e classificações das pesquisas sobre o ensino, os professores e seus saberes. Três sínteses críticas importantes são analisadas. Elas propõem uma categorização dos estudos sobre esse tema e colocam em evidência tanto a diversidade das correntes de pesquisa como os contextos teóricos e metodológicos nos quais estas foram sendo produzidas. Como conclusão, são discutidos os limites e possibilidades desta literatura.
id CEDES-1_b40f5b14a3bd8049e61446a756b19058
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302001000100005
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisasaberes docentesconhecimentoensinoformação de professoresO objetivo deste artigo é apresentar algumas das diferentes tipologias e classificações das pesquisas sobre o ensino, os professores e seus saberes. Três sínteses críticas importantes são analisadas. Elas propõem uma categorização dos estudos sobre esse tema e colocam em evidência tanto a diversidade das correntes de pesquisa como os contextos teóricos e metodológicos nos quais estas foram sendo produzidas. Como conclusão, são discutidos os limites e possibilidades desta literatura.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100005Educação & Sociedade v.22 n.74 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000100005info:eu-repo/semantics/openAccessBORGES,CECÍLIApor2001-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000100005Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-12-04T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa
title Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa
spellingShingle Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa
BORGES,CECÍLIA
saberes docentes
conhecimento
ensino
formação de professores
title_short Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa
title_full Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa
title_fullStr Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa
title_full_unstemmed Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa
title_sort Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa
author BORGES,CECÍLIA
author_facet BORGES,CECÍLIA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES,CECÍLIA
dc.subject.por.fl_str_mv saberes docentes
conhecimento
ensino
formação de professores
topic saberes docentes
conhecimento
ensino
formação de professores
description O objetivo deste artigo é apresentar algumas das diferentes tipologias e classificações das pesquisas sobre o ensino, os professores e seus saberes. Três sínteses críticas importantes são analisadas. Elas propõem uma categorização dos estudos sobre esse tema e colocam em evidência tanto a diversidade das correntes de pesquisa como os contextos teóricos e metodológicos nos quais estas foram sendo produzidas. Como conclusão, são discutidos os limites e possibilidades desta literatura.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302001000100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.22 n.74 2001
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552749326336