A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira,Gislene
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100319
Resumo: RESUMO O presente trabalho faz uma revisão histórica da relação entre comunicação e educação no semiárido nordestino, como ponto de partida para entender os avanços e desafios da educomunicação no sertão baiano. O texto se dedica, com base na economia política da comunicação e da cultura, a problematizar o percurso dos projetos, usos e sentidos das políticas educacionais e comunicacionais historicamente implantadas nos sertões do interior da Bahia. Entendendo os processos de popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na região como um fenômeno de expansão periférica do capital globalizado, o estudo indaga sobre os riscos de conceitos neocolonizadores na área e propõe a educomunicação de raiz como caminho de educação pela comunicação contextualizada e transformadora.
id CEDES-1_cb859f6c486fd94b5ae519f481134571
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302020000100319
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXIEducomunicaçãoHistória da educaçãoTecnologias da informação e da comunicaçãoSemiáridoRESUMO O presente trabalho faz uma revisão histórica da relação entre comunicação e educação no semiárido nordestino, como ponto de partida para entender os avanços e desafios da educomunicação no sertão baiano. O texto se dedica, com base na economia política da comunicação e da cultura, a problematizar o percurso dos projetos, usos e sentidos das políticas educacionais e comunicacionais historicamente implantadas nos sertões do interior da Bahia. Entendendo os processos de popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na região como um fenômeno de expansão periférica do capital globalizado, o estudo indaga sobre os riscos de conceitos neocolonizadores na área e propõe a educomunicação de raiz como caminho de educação pela comunicação contextualizada e transformadora.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100319Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.221403info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Gislenepor2020-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100319Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-08-14T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
title A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
spellingShingle A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
Moreira,Gislene
Educomunicação
História da educação
Tecnologias da informação e da comunicação
Semiárido
title_short A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
title_full A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
title_fullStr A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
title_sort A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
author Moreira,Gislene
author_facet Moreira,Gislene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira,Gislene
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
História da educação
Tecnologias da informação e da comunicação
Semiárido
topic Educomunicação
História da educação
Tecnologias da informação e da comunicação
Semiárido
description RESUMO O presente trabalho faz uma revisão histórica da relação entre comunicação e educação no semiárido nordestino, como ponto de partida para entender os avanços e desafios da educomunicação no sertão baiano. O texto se dedica, com base na economia política da comunicação e da cultura, a problematizar o percurso dos projetos, usos e sentidos das políticas educacionais e comunicacionais historicamente implantadas nos sertões do interior da Bahia. Entendendo os processos de popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na região como um fenômeno de expansão periférica do capital globalizado, o estudo indaga sobre os riscos de conceitos neocolonizadores na área e propõe a educomunicação de raiz como caminho de educação pela comunicação contextualizada e transformadora.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100319
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/es.221403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.41 2020
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122557084139520