A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100319 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho faz uma revisão histórica da relação entre comunicação e educação no semiárido nordestino, como ponto de partida para entender os avanços e desafios da educomunicação no sertão baiano. O texto se dedica, com base na economia política da comunicação e da cultura, a problematizar o percurso dos projetos, usos e sentidos das políticas educacionais e comunicacionais historicamente implantadas nos sertões do interior da Bahia. Entendendo os processos de popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na região como um fenômeno de expansão periférica do capital globalizado, o estudo indaga sobre os riscos de conceitos neocolonizadores na área e propõe a educomunicação de raiz como caminho de educação pela comunicação contextualizada e transformadora. |
id |
CEDES-1_cb859f6c486fd94b5ae519f481134571 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302020000100319 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXIEducomunicaçãoHistória da educaçãoTecnologias da informação e da comunicaçãoSemiáridoRESUMO O presente trabalho faz uma revisão histórica da relação entre comunicação e educação no semiárido nordestino, como ponto de partida para entender os avanços e desafios da educomunicação no sertão baiano. O texto se dedica, com base na economia política da comunicação e da cultura, a problematizar o percurso dos projetos, usos e sentidos das políticas educacionais e comunicacionais historicamente implantadas nos sertões do interior da Bahia. Entendendo os processos de popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na região como um fenômeno de expansão periférica do capital globalizado, o estudo indaga sobre os riscos de conceitos neocolonizadores na área e propõe a educomunicação de raiz como caminho de educação pela comunicação contextualizada e transformadora.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100319Educação & Sociedade v.41 2020reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/es.221403info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira,Gislenepor2020-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302020000100319Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2020-08-14T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI |
title |
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI |
spellingShingle |
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI Moreira,Gislene Educomunicação História da educação Tecnologias da informação e da comunicação Semiárido |
title_short |
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI |
title_full |
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI |
title_fullStr |
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI |
title_full_unstemmed |
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI |
title_sort |
A EDUCOMUNICAÇÃO E OS SERTÕES DO SÉCULO XXI |
author |
Moreira,Gislene |
author_facet |
Moreira,Gislene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira,Gislene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educomunicação História da educação Tecnologias da informação e da comunicação Semiárido |
topic |
Educomunicação História da educação Tecnologias da informação e da comunicação Semiárido |
description |
RESUMO O presente trabalho faz uma revisão histórica da relação entre comunicação e educação no semiárido nordestino, como ponto de partida para entender os avanços e desafios da educomunicação no sertão baiano. O texto se dedica, com base na economia política da comunicação e da cultura, a problematizar o percurso dos projetos, usos e sentidos das políticas educacionais e comunicacionais historicamente implantadas nos sertões do interior da Bahia. Entendendo os processos de popularização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na região como um fenômeno de expansão periférica do capital globalizado, o estudo indaga sobre os riscos de conceitos neocolonizadores na área e propõe a educomunicação de raiz como caminho de educação pela comunicação contextualizada e transformadora. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100319 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302020000100319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/es.221403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.41 2020 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122557084139520 |