Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Vera Masagão
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Vóvio,Claudia Lemos, Moura,Mayra Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100004
Resumo: Este artigo sintetiza os principais resultados de uma pesquisa realizada em 2001 sobre as condições de letramento dos jovens e adultos brasileiros. Os dados foram recolhidos em uma amostra representativa da população entre 15 e 64 anos, à qual foram aplicados um teste de leitura e um questionário visando a levantar informações sobre background educacional, usos da linguagem escrita em diferentes contextos, além do julgamento das pessoas sobre suas capacidades e disposições quanto à leitura e à escrita. Depois de discutida a relevância de uma pesquisa dessa natureza, assim como os problemas teórico-metodológicos nela envolvidos, descrevem-se os níveis de alfabetismo que foram verificados por meio do teste e algumas práticas de letramento a que correspondem. Em seguida, analisam-se correlações entre os níveis de alfabetismo e algumas variáveis intervenientes, entre as quais se destaca o grau de escolaridade.
id CEDES-1_e6e3b81de9e0fcf627212bbb1b2a4977
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302002008100004
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcionalLetramentoAnalfabetismoAvaliaçãoEste artigo sintetiza os principais resultados de uma pesquisa realizada em 2001 sobre as condições de letramento dos jovens e adultos brasileiros. Os dados foram recolhidos em uma amostra representativa da população entre 15 e 64 anos, à qual foram aplicados um teste de leitura e um questionário visando a levantar informações sobre background educacional, usos da linguagem escrita em diferentes contextos, além do julgamento das pessoas sobre suas capacidades e disposições quanto à leitura e à escrita. Depois de discutida a relevância de uma pesquisa dessa natureza, assim como os problemas teórico-metodológicos nela envolvidos, descrevem-se os níveis de alfabetismo que foram verificados por meio do teste e algumas práticas de letramento a que correspondem. Em seguida, analisam-se correlações entre os níveis de alfabetismo e algumas variáveis intervenientes, entre as quais se destaca o grau de escolaridade.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100004Educação & Sociedade v.23 n.81 2002reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302002008100004info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Vera MasagãoVóvio,Claudia LemosMoura,Mayra Patríciapor2015-11-24T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302002008100004Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2015-11-24T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
title Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
spellingShingle Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
Ribeiro,Vera Masagão
Letramento
Analfabetismo
Avaliação
title_short Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
title_full Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
title_fullStr Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
title_full_unstemmed Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
title_sort Letramento no Brasil: alguns resultados do indicador nacional de alfabetismo funcional
author Ribeiro,Vera Masagão
author_facet Ribeiro,Vera Masagão
Vóvio,Claudia Lemos
Moura,Mayra Patrícia
author_role author
author2 Vóvio,Claudia Lemos
Moura,Mayra Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Vera Masagão
Vóvio,Claudia Lemos
Moura,Mayra Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Analfabetismo
Avaliação
topic Letramento
Analfabetismo
Avaliação
description Este artigo sintetiza os principais resultados de uma pesquisa realizada em 2001 sobre as condições de letramento dos jovens e adultos brasileiros. Os dados foram recolhidos em uma amostra representativa da população entre 15 e 64 anos, à qual foram aplicados um teste de leitura e um questionário visando a levantar informações sobre background educacional, usos da linguagem escrita em diferentes contextos, além do julgamento das pessoas sobre suas capacidades e disposições quanto à leitura e à escrita. Depois de discutida a relevância de uma pesquisa dessa natureza, assim como os problemas teórico-metodológicos nela envolvidos, descrevem-se os níveis de alfabetismo que foram verificados por meio do teste e algumas práticas de letramento a que correspondem. Em seguida, analisam-se correlações entre os níveis de alfabetismo e algumas variáveis intervenientes, entre as quais se destaca o grau de escolaridade.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302002008100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.23 n.81 2002
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553090113536