Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Jr.,Amarilio
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Bittar,Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100009
Resumo: Este artigo focaliza o Brasil "indianizado" do século XVI no qual predominava a pluralidade lingüística, destacando-se o tupi e o português. O primeiro era a língua "geral" (nheengatu), falada por todos e de aprendizado obrigatório para os jesuítas; o segundo estava restrito às casas de bê-á-bá mantidas pela Companhia de Jesus. Neste contexto surgiu o teatro anchietano, encenado preferencialmente em português e tupi, com o objetivo de catequizar. Nosso estudo nos permitiu concluir que, tanto na forma como no conteúdo, o teatro serviu à aculturação, pois "cristianizou" a cultura indígena ridicularizando os seus mitos, que eram protagonizados pelos próprios índios, além de expandir o uso do português, principal idioma das peças. Começou aí a substituição da pluralidade lingüística pelo português, hegemônico a partir do século XVIII.
id CEDES-1_f07537e3eee43142af760dee2c4aba1d
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302004000100009
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVIEducação jesuíticaPluralidade lingüísticaTeatro anchietanoCatequeseAculturaçãoEste artigo focaliza o Brasil "indianizado" do século XVI no qual predominava a pluralidade lingüística, destacando-se o tupi e o português. O primeiro era a língua "geral" (nheengatu), falada por todos e de aprendizado obrigatório para os jesuítas; o segundo estava restrito às casas de bê-á-bá mantidas pela Companhia de Jesus. Neste contexto surgiu o teatro anchietano, encenado preferencialmente em português e tupi, com o objetivo de catequizar. Nosso estudo nos permitiu concluir que, tanto na forma como no conteúdo, o teatro serviu à aculturação, pois "cristianizou" a cultura indígena ridicularizando os seus mitos, que eram protagonizados pelos próprios índios, além de expandir o uso do português, principal idioma das peças. Começou aí a substituição da pluralidade lingüística pelo português, hegemônico a partir do século XVIII.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100009Educação & Sociedade v.25 n.86 2004reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302004000100009info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Jr.,AmarilioBittar,Marisapor2004-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302004000100009Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2004-06-03T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI
title Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI
spellingShingle Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI
Ferreira Jr.,Amarilio
Educação jesuítica
Pluralidade lingüística
Teatro anchietano
Catequese
Aculturação
title_short Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI
title_full Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI
title_fullStr Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI
title_full_unstemmed Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI
title_sort Pluralidade lingüística, escola de bê-á-bá e teatro jesuítico no Brasil do século XVI
author Ferreira Jr.,Amarilio
author_facet Ferreira Jr.,Amarilio
Bittar,Marisa
author_role author
author2 Bittar,Marisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Jr.,Amarilio
Bittar,Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação jesuítica
Pluralidade lingüística
Teatro anchietano
Catequese
Aculturação
topic Educação jesuítica
Pluralidade lingüística
Teatro anchietano
Catequese
Aculturação
description Este artigo focaliza o Brasil "indianizado" do século XVI no qual predominava a pluralidade lingüística, destacando-se o tupi e o português. O primeiro era a língua "geral" (nheengatu), falada por todos e de aprendizado obrigatório para os jesuítas; o segundo estava restrito às casas de bê-á-bá mantidas pela Companhia de Jesus. Neste contexto surgiu o teatro anchietano, encenado preferencialmente em português e tupi, com o objetivo de catequizar. Nosso estudo nos permitiu concluir que, tanto na forma como no conteúdo, o teatro serviu à aculturação, pois "cristianizou" a cultura indígena ridicularizando os seus mitos, que eram protagonizados pelos próprios índios, além de expandir o uso do português, principal idioma das peças. Começou aí a substituição da pluralidade lingüística pelo português, hegemônico a partir do século XVIII.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302004000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302004000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.25 n.86 2004
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553425657856