Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação & Sociedade |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo. |
id |
CEDES-1_fe4f04625a15e4dcb4b2e13e185bfb46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-73302001000100014 |
network_acronym_str |
CEDES-1 |
network_name_str |
Educação & Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivoEducação infantilformação de professoresneoliberalismopós- modernismopolíticas educacionaisO objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014Educação & Sociedade v.22 n.74 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000100014info:eu-repo/semantics/openAccessARCE,ALESSANDRApor2001-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000100014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-12-04T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo |
title |
Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo |
spellingShingle |
Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo ARCE,ALESSANDRA Educação infantil formação de professores neoliberalismo pós- modernismo políticas educacionais |
title_short |
Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo |
title_full |
Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo |
title_fullStr |
Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo |
title_full_unstemmed |
Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo |
title_sort |
Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo |
author |
ARCE,ALESSANDRA |
author_facet |
ARCE,ALESSANDRA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARCE,ALESSANDRA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil formação de professores neoliberalismo pós- modernismo políticas educacionais |
topic |
Educação infantil formação de professores neoliberalismo pós- modernismo políticas educacionais |
description |
O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-73302001000100014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação & Sociedade v.22 n.74 2001 reponame:Educação & Sociedade instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Educação & Sociedade |
collection |
Educação & Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista_cedes@yahoo.com.br |
_version_ |
1754122552759812096 |