Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARCE,ALESSANDRA
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014
Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo.
id CEDES-1_fe4f04625a15e4dcb4b2e13e185bfb46
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302001000100014
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivoEducação infantilformação de professoresneoliberalismopós- modernismopolíticas educacionaisO objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014Educação & Sociedade v.22 n.74 2001reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302001000100014info:eu-repo/semantics/openAccessARCE,ALESSANDRApor2001-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302001000100014Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2001-12-04T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo
title Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo
spellingShingle Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo
ARCE,ALESSANDRA
Educação infantil
formação de professores
neoliberalismo
pós- modernismo
políticas educacionais
title_short Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo
title_full Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo
title_fullStr Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo
title_full_unstemmed Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo
title_sort Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo
author ARCE,ALESSANDRA
author_facet ARCE,ALESSANDRA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARCE,ALESSANDRA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
formação de professores
neoliberalismo
pós- modernismo
políticas educacionais
topic Educação infantil
formação de professores
neoliberalismo
pós- modernismo
políticas educacionais
description O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302001000100014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.22 n.74 2001
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122552759812096