Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Rossi,Vera Lúcia Sabongi
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100005
Resumo: Neste texto pretendo refletir sobre algumas peculiaridades e semelhanças entre práticas de resistências interculturais de lideranças de educadores no processo de construção de projetos político-pedagógicos emancipadores (locais e regionais), para escolas públicas, no momento da redemocratização. Suspeito que a partir desta via, mais indireta, de organização docente, abrem-se algumas pistas para equilibrar os efeitos homogeneizadores das políticas educativas que tendem a reproduzir o conformismo na dinâmica histórica explicativa da modernidade capitalista conservadora.
id CEDES-2_3302dabe636f3ceb18119f40eb456f78
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622003006100005
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrárioProjetos político-pedagógicos emancipadoresResistências interculturaisGestão democrática da escolaNeste texto pretendo refletir sobre algumas peculiaridades e semelhanças entre práticas de resistências interculturais de lideranças de educadores no processo de construção de projetos político-pedagógicos emancipadores (locais e regionais), para escolas públicas, no momento da redemocratização. Suspeito que a partir desta via, mais indireta, de organização docente, abrem-se algumas pistas para equilibrar os efeitos homogeneizadores das políticas educativas que tendem a reproduzir o conformismo na dinâmica histórica explicativa da modernidade capitalista conservadora.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100005Cadernos CEDES v.23 n.61 2003reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622003006100005info:eu-repo/semantics/openAccessDe Rossi,Vera Lúcia Sabongipor2004-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622003006100005Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2004-02-12T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário
title Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário
spellingShingle Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário
De Rossi,Vera Lúcia Sabongi
Projetos político-pedagógicos emancipadores
Resistências interculturais
Gestão democrática da escola
title_short Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário
title_full Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário
title_fullStr Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário
title_full_unstemmed Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário
title_sort Projetos político-pedagógicos emancipadores: histórias ao contrário
author De Rossi,Vera Lúcia Sabongi
author_facet De Rossi,Vera Lúcia Sabongi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Rossi,Vera Lúcia Sabongi
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos político-pedagógicos emancipadores
Resistências interculturais
Gestão democrática da escola
topic Projetos político-pedagógicos emancipadores
Resistências interculturais
Gestão democrática da escola
description Neste texto pretendo refletir sobre algumas peculiaridades e semelhanças entre práticas de resistências interculturais de lideranças de educadores no processo de construção de projetos político-pedagógicos emancipadores (locais e regionais), para escolas públicas, no momento da redemocratização. Suspeito que a partir desta via, mais indireta, de organização docente, abrem-se algumas pistas para equilibrar os efeitos homogeneizadores das políticas educativas que tendem a reproduzir o conformismo na dinâmica histórica explicativa da modernidade capitalista conservadora.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622003006100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622003006100005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.23 n.61 2003
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605137231872