Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos,Francisco Régis Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300009
Resumo: Levando em consideração que, na atualidade, o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como "culturais", o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de "direito à memória". Assim, percebe-se que é preciso estabelecer de maneira mais criteriosa as distinções entre os campos rememorativos e a reflexão crítica que a história pode realizar, no sentido de garantir seu papel educativo.
id CEDES-2_8216d7f73b763b0fa4b5bac85b5ce62c
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622010000300009
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de HistóriaEnsino de HistóriaEscrita da históriaMemóriaTempoLiteraturaLevando em consideração que, na atualidade, o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como "culturais", o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de "direito à memória". Assim, percebe-se que é preciso estabelecer de maneira mais criteriosa as distinções entre os campos rememorativos e a reflexão crítica que a história pode realizar, no sentido de garantir seu papel educativo.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300009Cadernos CEDES v.30 n.82 2010reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622010000300009info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Francisco Régis Lopespor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622010000300009Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-03-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História
title Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História
spellingShingle Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História
Ramos,Francisco Régis Lopes
Ensino de História
Escrita da história
Memória
Tempo
Literatura
title_short Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História
title_full Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História
title_fullStr Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História
title_full_unstemmed Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História
title_sort Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História
author Ramos,Francisco Régis Lopes
author_facet Ramos,Francisco Régis Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos,Francisco Régis Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Escrita da história
Memória
Tempo
Literatura
topic Ensino de História
Escrita da história
Memória
Tempo
Literatura
description Levando em consideração que, na atualidade, o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como "culturais", o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de "direito à memória". Assim, percebe-se que é preciso estabelecer de maneira mais criteriosa as distinções entre os campos rememorativos e a reflexão crítica que a história pode realizar, no sentido de garantir seu papel educativo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622010000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.30 n.82 2010
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605531496448