Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300009 |
Resumo: | Levando em consideração que, na atualidade, o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como "culturais", o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de "direito à memória". Assim, percebe-se que é preciso estabelecer de maneira mais criteriosa as distinções entre os campos rememorativos e a reflexão crítica que a história pode realizar, no sentido de garantir seu papel educativo. |
id |
CEDES-2_8216d7f73b763b0fa4b5bac85b5ce62c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622010000300009 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de HistóriaEnsino de HistóriaEscrita da históriaMemóriaTempoLiteraturaLevando em consideração que, na atualidade, o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como "culturais", o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de "direito à memória". Assim, percebe-se que é preciso estabelecer de maneira mais criteriosa as distinções entre os campos rememorativos e a reflexão crítica que a história pode realizar, no sentido de garantir seu papel educativo.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300009Cadernos CEDES v.30 n.82 2010reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622010000300009info:eu-repo/semantics/openAccessRamos,Francisco Régis Lopespor2011-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622010000300009Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2011-03-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História |
title |
Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História |
spellingShingle |
Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História Ramos,Francisco Régis Lopes Ensino de História Escrita da história Memória Tempo Literatura |
title_short |
Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História |
title_full |
Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História |
title_fullStr |
Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História |
title_full_unstemmed |
Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História |
title_sort |
Uma questão de tempo: os usos da memória nas aulas de História |
author |
Ramos,Francisco Régis Lopes |
author_facet |
Ramos,Francisco Régis Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos,Francisco Régis Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História Escrita da história Memória Tempo Literatura |
topic |
Ensino de História Escrita da história Memória Tempo Literatura |
description |
Levando em consideração que, na atualidade, o tema da memória tem ocupado a agenda de movimentos (ou instituições) classificados como "culturais", o texto faz uma reflexão sobre a fundamentação teórica e os procedimentos metodológicos do conhecimento histórico diante do que se convencionou chamar de "direito à memória". Assim, percebe-se que é preciso estabelecer de maneira mais criteriosa as distinções entre os campos rememorativos e a reflexão crítica que a história pode realizar, no sentido de garantir seu papel educativo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300009 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000300009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0101-32622010000300009 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.30 n.82 2010 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122605531496448 |