MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos CEDES |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200185 |
Resumo: | RESUMO A leitura do “Prefácio” ao livro O Desenvolvimento da Memória nos instigou a analisar uma atividade registrada durante um projeto sobre memória e narrativa, realizado no contexto escolar contemporâneo. Privilegiamos dois pontos levantados no texto: a “idade” – modos de conceber o desenvolvimento humano – e a “semântica” – modos de conceber a significação da experiência vivida. Os relatos das crianças nos levaram a trabalhar o intrincamento entre memória e personalidade, vivência e consciência. Na situação de rememoração coletiva propiciada pela escola, o que as crianças elaboram sobre as histórias familiares são indícios da compreensão da própria vida. |
id |
CEDES-2_e6f103392296e57f6bda81a8aa26c8cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0101-32622020000200185 |
network_acronym_str |
CEDES-2 |
network_name_str |
Cadernos CEDES |
repository_id_str |
|
spelling |
MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLAMemóriaVivênciaPersonalidadeConsciênciaContexto escolarRESUMO A leitura do “Prefácio” ao livro O Desenvolvimento da Memória nos instigou a analisar uma atividade registrada durante um projeto sobre memória e narrativa, realizado no contexto escolar contemporâneo. Privilegiamos dois pontos levantados no texto: a “idade” – modos de conceber o desenvolvimento humano – e a “semântica” – modos de conceber a significação da experiência vivida. Os relatos das crianças nos levaram a trabalhar o intrincamento entre memória e personalidade, vivência e consciência. Na situação de rememoração coletiva propiciada pela escola, o que as crianças elaboram sobre as histórias familiares são indícios da compreensão da própria vida.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2020-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200185Cadernos CEDES v.40 n.111 2020reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/cc231666info:eu-repo/semantics/openAccessBraga,Elizabeth dos SantosSmolka,Ana Luiza Bustamantepor2020-08-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622020000200185Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2020-08-03T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA |
title |
MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA |
spellingShingle |
MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA Braga,Elizabeth dos Santos Memória Vivência Personalidade Consciência Contexto escolar |
title_short |
MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA |
title_full |
MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA |
title_fullStr |
MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA |
title_sort |
MEMÓRIA E SENTIDO NA NARRATIVA DE CRIANÇAS: INSPIRAÇÕES VIGOTSKIANAS PARA A PESQUISA NA ESCOLA |
author |
Braga,Elizabeth dos Santos |
author_facet |
Braga,Elizabeth dos Santos Smolka,Ana Luiza Bustamante |
author_role |
author |
author2 |
Smolka,Ana Luiza Bustamante |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga,Elizabeth dos Santos Smolka,Ana Luiza Bustamante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória Vivência Personalidade Consciência Contexto escolar |
topic |
Memória Vivência Personalidade Consciência Contexto escolar |
description |
RESUMO A leitura do “Prefácio” ao livro O Desenvolvimento da Memória nos instigou a analisar uma atividade registrada durante um projeto sobre memória e narrativa, realizado no contexto escolar contemporâneo. Privilegiamos dois pontos levantados no texto: a “idade” – modos de conceber o desenvolvimento humano – e a “semântica” – modos de conceber a significação da experiência vivida. Os relatos das crianças nos levaram a trabalhar o intrincamento entre memória e personalidade, vivência e consciência. Na situação de rememoração coletiva propiciada pela escola, o que as crianças elaboram sobre as histórias familiares são indícios da compreensão da própria vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200185 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622020000200185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/cc231666 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
publisher.none.fl_str_mv |
CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES v.40 n.111 2020 reponame:Cadernos CEDES instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) instacron:CEDES |
instname_str |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
instacron_str |
CEDES |
institution |
CEDES |
reponame_str |
Cadernos CEDES |
collection |
Cadernos CEDES |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br |
_version_ |
1754122606355677184 |