Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hentz,Maria Izabel de Bortoli
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100107
Resumo: A partir de meados da década de 1980, a tese de que o texto se constitui em unidade de ensino para a aprendizagem de língua é tema recorrente em estudos e em eventos acadêmico-científicos da área, em documentos oficiais, na formação inicial e continuada de professores. Neste artigo, pretende-se analisar alguns efeitos de cursos de formação continuada na prática docente, com base no planejamento elaborado por uma professora, em três momentos distintos de trabalho com o texto em sala de aula. O objeto de análise são três atividades representativas da prática pedagógica dessa professora: uma, realizada em contexto anterior à participação em processos de formação continuada e, duas, realizadas em contextos de formação continuada. A análise evidencia significativa mudança no trabalho com a produção de textos na aula de Língua Portuguesa nos três momentos analisados. O que os diferencia é o conceito de texto que a professora assume e a forma de abordá-lo nas atividades de escrita. O estudo indica que a formação continuada pode contribuir para a construção de outra realidade para o ensino e a aprendizagem de língua na escola.
id CEDES-2_e84619a73d787b2fc881f73d8b04e749
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622015000100107
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formaçãoFormação de professoresEnsino de língua portuguesaProdução de textosA partir de meados da década de 1980, a tese de que o texto se constitui em unidade de ensino para a aprendizagem de língua é tema recorrente em estudos e em eventos acadêmico-científicos da área, em documentos oficiais, na formação inicial e continuada de professores. Neste artigo, pretende-se analisar alguns efeitos de cursos de formação continuada na prática docente, com base no planejamento elaborado por uma professora, em três momentos distintos de trabalho com o texto em sala de aula. O objeto de análise são três atividades representativas da prática pedagógica dessa professora: uma, realizada em contexto anterior à participação em processos de formação continuada e, duas, realizadas em contextos de formação continuada. A análise evidencia significativa mudança no trabalho com a produção de textos na aula de Língua Portuguesa nos três momentos analisados. O que os diferencia é o conceito de texto que a professora assume e a forma de abordá-lo nas atividades de escrita. O estudo indica que a formação continuada pode contribuir para a construção de outra realidade para o ensino e a aprendizagem de língua na escola.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100107Cadernos CEDES v.35 n.95 2015reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/CC0101-32622015146738info:eu-repo/semantics/openAccessHentz,Maria Izabel de Bortolipor2015-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622015000100107Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2015-07-29T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação
title Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação
spellingShingle Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação
Hentz,Maria Izabel de Bortoli
Formação de professores
Ensino de língua portuguesa
Produção de textos
title_short Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação
title_full Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação
title_fullStr Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação
title_full_unstemmed Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação
title_sort Língua portuguesa na escola: (re)fazendo um percurso de formação
author Hentz,Maria Izabel de Bortoli
author_facet Hentz,Maria Izabel de Bortoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hentz,Maria Izabel de Bortoli
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de língua portuguesa
Produção de textos
topic Formação de professores
Ensino de língua portuguesa
Produção de textos
description A partir de meados da década de 1980, a tese de que o texto se constitui em unidade de ensino para a aprendizagem de língua é tema recorrente em estudos e em eventos acadêmico-científicos da área, em documentos oficiais, na formação inicial e continuada de professores. Neste artigo, pretende-se analisar alguns efeitos de cursos de formação continuada na prática docente, com base no planejamento elaborado por uma professora, em três momentos distintos de trabalho com o texto em sala de aula. O objeto de análise são três atividades representativas da prática pedagógica dessa professora: uma, realizada em contexto anterior à participação em processos de formação continuada e, duas, realizadas em contextos de formação continuada. A análise evidencia significativa mudança no trabalho com a produção de textos na aula de Língua Portuguesa nos três momentos analisados. O que os diferencia é o conceito de texto que a professora assume e a forma de abordá-lo nas atividades de escrita. O estudo indica que a formação continuada pode contribuir para a construção de outra realidade para o ensino e a aprendizagem de língua na escola.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100107
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622015000100107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/CC0101-32622015146738
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.35 n.95 2015
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605868089344