Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Fernanda Vargas
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cielo,Carla Aparecida, Trevisan,Maria Elaine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000300017
Resumo: TEMA: manifestações respiratórias, posturais e vocais, associadas aos estágios da Doença de Parkinson (DP) e suas possíveis inter-relações. OBJETIVO: revisar a literatura, a fim de descrever as características respiratórias, posturais e vocais associadas aos estágios na DP e suas possíveis inter-relações. CONCLUSÃO: Na DP, a etiologia das manifestações respiratórias é multifatorial, sendo obstrutivas; restritivas; relacionadas à bradicinesia, à rigidez e às alterações posturais; fraqueza da musculatura; anormalidades na musculatura laríngea; interferência da medicação antiparkisoniana. A postura em flexão altera a dinâmica corporal, interferindo nas funções estomatognáticas e na relação tóraco-abdominal. As alterações vocais podem estar presentes desde os estágios iniciais com diminuição dos tempos máximos de fonação e da intensidade vocal; adução glótica incompleta; fendas glóticas; tremor e instabilidade fonatória; perturbações de frequência e de intensidade; e qualidade vocal alterada. Os déficits na força muscular respiratória se refletem no menor suporte respiratório à emissão vocal e, por consequência, na diminuição da intensidade vocal e dos tempos máximos de fonação. Do mesmo modo, a postura em flexão gera desvantagem biomecânica à atividade respiratória, com menor expansão e redução dos volumes pulmonares, e déficit na excursão diafragmática. Os distúrbios respiratórios, posturais e/ou vocais, à medida que a DP evolui, de acordo com os seus estágios, tendem ao maior comprometimento, apresentando efeitos na comunicação verbal e não-verbal.
id CEFAC-1_10fdec3910f75a455777aeaf907b6a48
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462011000300017
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricasDoença de ParkinsonVozRespiraçãoPosturaTEMA: manifestações respiratórias, posturais e vocais, associadas aos estágios da Doença de Parkinson (DP) e suas possíveis inter-relações. OBJETIVO: revisar a literatura, a fim de descrever as características respiratórias, posturais e vocais associadas aos estágios na DP e suas possíveis inter-relações. CONCLUSÃO: Na DP, a etiologia das manifestações respiratórias é multifatorial, sendo obstrutivas; restritivas; relacionadas à bradicinesia, à rigidez e às alterações posturais; fraqueza da musculatura; anormalidades na musculatura laríngea; interferência da medicação antiparkisoniana. A postura em flexão altera a dinâmica corporal, interferindo nas funções estomatognáticas e na relação tóraco-abdominal. As alterações vocais podem estar presentes desde os estágios iniciais com diminuição dos tempos máximos de fonação e da intensidade vocal; adução glótica incompleta; fendas glóticas; tremor e instabilidade fonatória; perturbações de frequência e de intensidade; e qualidade vocal alterada. Os déficits na força muscular respiratória se refletem no menor suporte respiratório à emissão vocal e, por consequência, na diminuição da intensidade vocal e dos tempos máximos de fonação. Do mesmo modo, a postura em flexão gera desvantagem biomecânica à atividade respiratória, com menor expansão e redução dos volumes pulmonares, e déficit na excursão diafragmática. Os distúrbios respiratórios, posturais e/ou vocais, à medida que a DP evolui, de acordo com os seus estágios, tendem ao maior comprometimento, apresentando efeitos na comunicação verbal e não-verbal.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000300017Revista CEFAC v.13 n.3 2011reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462010005000135info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Fernanda VargasCielo,Carla AparecidaTrevisan,Maria Elainepor2011-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462011000300017Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2011-07-04T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricas
title Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricas
spellingShingle Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricas
Ferreira,Fernanda Vargas
Doença de Parkinson
Voz
Respiração
Postura
title_short Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricas
title_full Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricas
title_fullStr Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricas
title_full_unstemmed Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricas
title_sort Aspectos respiratorios, posturais e vocais da Doença de Parkinson: considerações teóricas
author Ferreira,Fernanda Vargas
author_facet Ferreira,Fernanda Vargas
Cielo,Carla Aparecida
Trevisan,Maria Elaine
author_role author
author2 Cielo,Carla Aparecida
Trevisan,Maria Elaine
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Fernanda Vargas
Cielo,Carla Aparecida
Trevisan,Maria Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Doença de Parkinson
Voz
Respiração
Postura
topic Doença de Parkinson
Voz
Respiração
Postura
description TEMA: manifestações respiratórias, posturais e vocais, associadas aos estágios da Doença de Parkinson (DP) e suas possíveis inter-relações. OBJETIVO: revisar a literatura, a fim de descrever as características respiratórias, posturais e vocais associadas aos estágios na DP e suas possíveis inter-relações. CONCLUSÃO: Na DP, a etiologia das manifestações respiratórias é multifatorial, sendo obstrutivas; restritivas; relacionadas à bradicinesia, à rigidez e às alterações posturais; fraqueza da musculatura; anormalidades na musculatura laríngea; interferência da medicação antiparkisoniana. A postura em flexão altera a dinâmica corporal, interferindo nas funções estomatognáticas e na relação tóraco-abdominal. As alterações vocais podem estar presentes desde os estágios iniciais com diminuição dos tempos máximos de fonação e da intensidade vocal; adução glótica incompleta; fendas glóticas; tremor e instabilidade fonatória; perturbações de frequência e de intensidade; e qualidade vocal alterada. Os déficits na força muscular respiratória se refletem no menor suporte respiratório à emissão vocal e, por consequência, na diminuição da intensidade vocal e dos tempos máximos de fonação. Do mesmo modo, a postura em flexão gera desvantagem biomecânica à atividade respiratória, com menor expansão e redução dos volumes pulmonares, e déficit na excursão diafragmática. Os distúrbios respiratórios, posturais e/ou vocais, à medida que a DP evolui, de acordo com os seus estágios, tendem ao maior comprometimento, apresentando efeitos na comunicação verbal e não-verbal.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000300017
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462011000300017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462010005000135
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.13 n.3 2011
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122575890350080