Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista CEFAC (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462008000400003 |
Resumo: | OBJETIVO: verificar a efetividade de um procedimento de capacitação para professores de alunos com necessidades especiais do município de Suzano, fazendo uso dos princípios dos métodos Hanen e Veja-Ouça-Espere (V.O.E), que seguem uma linha de intervenção interacionista. MÉTODOS: o método Hanen foi criado em 1977 por Ayala Manolson, Fonoaudióloga no Canadá. Ele é dirigido a pais cujos filhos sejam portadores de um Retardo de Linguagem de qualquer etiologia. O método V. O. E. (Veja, Ouça e Espere) é derivado do Programa Hanen e foi adaptado para a língua portuguesa por Rigoletto e Monteiro. Esse método propõe preparar as famílias para que possam estimular seus filhos por meio de interações sociais de maior eficácia. Neste trabalho usamos os princípios desses métodos adaptando-os ao contexto escolar. Quatro professores participaram dessa capacitação, a qual constou de três filmagens em sala de aula e dez sessões de orientações na Hora de Trabalho Pedagógico Compartilhado, sendo a primeira filmagem realizada antes da primeira sessão de orientação, a segunda realizada durante o treinamento e a última quando se encerrou a capacitação. A fonoaudióloga preencheu um protocolo específico de avaliação das orientações dadas após cada filmagem. RESULTADOS: o número de comportamentos comunicativos dos professores aumentou significativamente após a capacitação, provavelmente devido às orientações dadas e às reflexões sobre as filmagens realizadas em sala de aula. CONCLUSÕES: a linha de intervenção proposta pelos métodos fez com que os professores mudassem sua maneira de trabalho em sala de aula, no sentido de perceberem o valor de atividades lúdicas e a efetiva estimulação de fala e linguagem que as mesmas proporcionam. |
id |
CEFAC-1_21d2a78d0d6fab4cdb58791012e88e5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-18462008000400003 |
network_acronym_str |
CEFAC-1 |
network_name_str |
Revista CEFAC (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espereCapacitaçãoEducação EspecialIntervenção Precoce/EducaçãoOBJETIVO: verificar a efetividade de um procedimento de capacitação para professores de alunos com necessidades especiais do município de Suzano, fazendo uso dos princípios dos métodos Hanen e Veja-Ouça-Espere (V.O.E), que seguem uma linha de intervenção interacionista. MÉTODOS: o método Hanen foi criado em 1977 por Ayala Manolson, Fonoaudióloga no Canadá. Ele é dirigido a pais cujos filhos sejam portadores de um Retardo de Linguagem de qualquer etiologia. O método V. O. E. (Veja, Ouça e Espere) é derivado do Programa Hanen e foi adaptado para a língua portuguesa por Rigoletto e Monteiro. Esse método propõe preparar as famílias para que possam estimular seus filhos por meio de interações sociais de maior eficácia. Neste trabalho usamos os princípios desses métodos adaptando-os ao contexto escolar. Quatro professores participaram dessa capacitação, a qual constou de três filmagens em sala de aula e dez sessões de orientações na Hora de Trabalho Pedagógico Compartilhado, sendo a primeira filmagem realizada antes da primeira sessão de orientação, a segunda realizada durante o treinamento e a última quando se encerrou a capacitação. A fonoaudióloga preencheu um protocolo específico de avaliação das orientações dadas após cada filmagem. RESULTADOS: o número de comportamentos comunicativos dos professores aumentou significativamente após a capacitação, provavelmente devido às orientações dadas e às reflexões sobre as filmagens realizadas em sala de aula. CONCLUSÕES: a linha de intervenção proposta pelos métodos fez com que os professores mudassem sua maneira de trabalho em sala de aula, no sentido de perceberem o valor de atividades lúdicas e a efetiva estimulação de fala e linguagem que as mesmas proporcionam.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462008000400003Revista CEFAC v.10 n.4 2008reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462008000400003info:eu-repo/semantics/openAccessDall' Aqua,Maria de FátimaTakiuchi,NoemiZorzi,Jaime Luizpor2009-01-12T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462008000400003Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2009-01-12T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere |
title |
Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere |
spellingShingle |
Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere Dall' Aqua,Maria de Fátima Capacitação Educação Especial Intervenção Precoce/Educação |
title_short |
Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere |
title_full |
Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere |
title_fullStr |
Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere |
title_full_unstemmed |
Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere |
title_sort |
Efetividade de um treinamento de professores de uma escola de educação especial usando os princípios dos métodos Hanen e V.O.E.: veja, ouça e espere |
author |
Dall' Aqua,Maria de Fátima |
author_facet |
Dall' Aqua,Maria de Fátima Takiuchi,Noemi Zorzi,Jaime Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Takiuchi,Noemi Zorzi,Jaime Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dall' Aqua,Maria de Fátima Takiuchi,Noemi Zorzi,Jaime Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacitação Educação Especial Intervenção Precoce/Educação |
topic |
Capacitação Educação Especial Intervenção Precoce/Educação |
description |
OBJETIVO: verificar a efetividade de um procedimento de capacitação para professores de alunos com necessidades especiais do município de Suzano, fazendo uso dos princípios dos métodos Hanen e Veja-Ouça-Espere (V.O.E), que seguem uma linha de intervenção interacionista. MÉTODOS: o método Hanen foi criado em 1977 por Ayala Manolson, Fonoaudióloga no Canadá. Ele é dirigido a pais cujos filhos sejam portadores de um Retardo de Linguagem de qualquer etiologia. O método V. O. E. (Veja, Ouça e Espere) é derivado do Programa Hanen e foi adaptado para a língua portuguesa por Rigoletto e Monteiro. Esse método propõe preparar as famílias para que possam estimular seus filhos por meio de interações sociais de maior eficácia. Neste trabalho usamos os princípios desses métodos adaptando-os ao contexto escolar. Quatro professores participaram dessa capacitação, a qual constou de três filmagens em sala de aula e dez sessões de orientações na Hora de Trabalho Pedagógico Compartilhado, sendo a primeira filmagem realizada antes da primeira sessão de orientação, a segunda realizada durante o treinamento e a última quando se encerrou a capacitação. A fonoaudióloga preencheu um protocolo específico de avaliação das orientações dadas após cada filmagem. RESULTADOS: o número de comportamentos comunicativos dos professores aumentou significativamente após a capacitação, provavelmente devido às orientações dadas e às reflexões sobre as filmagens realizadas em sala de aula. CONCLUSÕES: a linha de intervenção proposta pelos métodos fez com que os professores mudassem sua maneira de trabalho em sala de aula, no sentido de perceberem o valor de atividades lúdicas e a efetiva estimulação de fala e linguagem que as mesmas proporcionam. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462008000400003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462008000400003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462008000400003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
publisher.none.fl_str_mv |
ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC v.10 n.4 2008 reponame:Revista CEFAC (Online) instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) instacron:CEFAC |
instname_str |
Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
instacron_str |
CEFAC |
institution |
CEFAC |
reponame_str |
Revista CEFAC (Online) |
collection |
Revista CEFAC (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistacefac@cefac.br |
_version_ |
1754122573779566593 |