Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambotti,Nathalia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Souza,Luiz Augusto de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100022
Resumo: TEMA: o objetivo deste estudo é descrever e analisar os efeitos do trabalho fonoaudiológico em Oficina de Cozinha, em processo terapêutico de um paciente portador da síndrome de Prader-Willi. PROCEDIMENTOS: a pesquisa é um estudo de caso de uma criança de 5 anos portadora da Síndrome de Prader-Willi, que apresentava atraso de linguagem e transtornos alimentares. A criança participou durante sete meses do processo terapêutico em Oficina de Cozinha, associado à terapia fonoaudiológica individual. O registro do material clínico foi realizado sistematicamente por escrito, ao longo de cada uma das sessões. RESULTADOS: o caso estudado modificou para melhor seu funcionamento miofuncional oral e de linguagem, como por exemplo: organizando sua função mastigatória e ganhando autonomia da capacidade discursiva. Assumindo a indissociabilidade entre o orgânico e o psíquico, a criança, que apresenta marcas orgânicas advindas da Síndrome, usufruiu de potencialidades da Oficina de Cozinha. CINCLUSÃO: as Oficinas de Cozinha, na condição de dispositivo terapêutico fonoaudiológico, mostrou-se pertinente à articulação biopsíquica no tratamento de pacientes cujas marcas orgânicas determinam limites e especificidades à aquisição e à circulação na linguagem, como são os casos de portadores da síndrome de Prader-Willi.
id CEFAC-1_2ea77e794199ca2a4355c676cde7ac07
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462013000100022
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-WilliTranstornos da LinguagemTranstornos da AlimentaçãoFonoaudiologiaTEMA: o objetivo deste estudo é descrever e analisar os efeitos do trabalho fonoaudiológico em Oficina de Cozinha, em processo terapêutico de um paciente portador da síndrome de Prader-Willi. PROCEDIMENTOS: a pesquisa é um estudo de caso de uma criança de 5 anos portadora da Síndrome de Prader-Willi, que apresentava atraso de linguagem e transtornos alimentares. A criança participou durante sete meses do processo terapêutico em Oficina de Cozinha, associado à terapia fonoaudiológica individual. O registro do material clínico foi realizado sistematicamente por escrito, ao longo de cada uma das sessões. RESULTADOS: o caso estudado modificou para melhor seu funcionamento miofuncional oral e de linguagem, como por exemplo: organizando sua função mastigatória e ganhando autonomia da capacidade discursiva. Assumindo a indissociabilidade entre o orgânico e o psíquico, a criança, que apresenta marcas orgânicas advindas da Síndrome, usufruiu de potencialidades da Oficina de Cozinha. CINCLUSÃO: as Oficinas de Cozinha, na condição de dispositivo terapêutico fonoaudiológico, mostrou-se pertinente à articulação biopsíquica no tratamento de pacientes cujas marcas orgânicas determinam limites e especificidades à aquisição e à circulação na linguagem, como são os casos de portadores da síndrome de Prader-Willi.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2013-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100022Revista CEFAC v.15 n.1 2013reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000121info:eu-repo/semantics/openAccessZambotti,NathaliaSouza,Luiz Augusto de Paulapor2015-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462013000100022Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-06-24T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi
title Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi
spellingShingle Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi
Zambotti,Nathalia
Transtornos da Linguagem
Transtornos da Alimentação
Fonoaudiologia
title_short Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi
title_full Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi
title_fullStr Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi
title_full_unstemmed Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi
title_sort Trabalho fonoaudiologico em oficina de cozinha em um caso de Prader-Willi
author Zambotti,Nathalia
author_facet Zambotti,Nathalia
Souza,Luiz Augusto de Paula
author_role author
author2 Souza,Luiz Augusto de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zambotti,Nathalia
Souza,Luiz Augusto de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Transtornos da Linguagem
Transtornos da Alimentação
Fonoaudiologia
topic Transtornos da Linguagem
Transtornos da Alimentação
Fonoaudiologia
description TEMA: o objetivo deste estudo é descrever e analisar os efeitos do trabalho fonoaudiológico em Oficina de Cozinha, em processo terapêutico de um paciente portador da síndrome de Prader-Willi. PROCEDIMENTOS: a pesquisa é um estudo de caso de uma criança de 5 anos portadora da Síndrome de Prader-Willi, que apresentava atraso de linguagem e transtornos alimentares. A criança participou durante sete meses do processo terapêutico em Oficina de Cozinha, associado à terapia fonoaudiológica individual. O registro do material clínico foi realizado sistematicamente por escrito, ao longo de cada uma das sessões. RESULTADOS: o caso estudado modificou para melhor seu funcionamento miofuncional oral e de linguagem, como por exemplo: organizando sua função mastigatória e ganhando autonomia da capacidade discursiva. Assumindo a indissociabilidade entre o orgânico e o psíquico, a criança, que apresenta marcas orgânicas advindas da Síndrome, usufruiu de potencialidades da Oficina de Cozinha. CINCLUSÃO: as Oficinas de Cozinha, na condição de dispositivo terapêutico fonoaudiológico, mostrou-se pertinente à articulação biopsíquica no tratamento de pacientes cujas marcas orgânicas determinam limites e especificidades à aquisição e à circulação na linguagem, como são os casos de portadores da síndrome de Prader-Willi.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462013000100022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462011005000121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.15 n.1 2013
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122577948704768