Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Roberta Freitas
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Quintas,Victor Gandra, Melo,Roberta Michelon, Mota,Helena Bolli, Mezzomo,Carolina Lisbôa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000600026
Resumo: TEMA: a habilidade de reconhecimento do próprio desvio de fala e sua possível relação com o processamento auditivo em crianças com diagnóstico de desvio fonológico. PROCEDIMENTOS: participaram do estudo oito sujeitos com diagnóstico de desvio fonológico e idades 5:0;26 e 7:7;2. O sistema fonético/fonológico foi avaliado por meio do instrumento - Avaliação Fonológica da Criança. Aplicou-se ainda o teste de consciência do próprio desvio de fala, o qual tem por finalidade fazer com que a criança ouça e julgue os desvios existentes em sua própria fala. Para avaliação do processamento auditivo, utilizou-se a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (Triagem), e os testes especiais de Fala no Ruído e o Teste de Dissílabos Alternados. RESULTADOS: todos os sujeitos obtiveram resultados abaixo do esperado, com valores abaixo de 50% do valor máximo possível nos testes de processamento auditivo. Quanto à consciência do próprio desvio de fala, todos os sujeitos apresentaram esta habilidade, mas em valores bastante variáveis ainda que o desempenho dos testes do processamento auditivo não tenham sido satisfatórios. Este achado sugere que as crianças neste período (5-7 anos), mesmo apresentando dificuldade para entender ou interpretar o que ouvem, são capazes de perceber os erros que apresentam na fala. CONCLUSÃO: a consciência do próprio desvio de fala está presente nos sujeitos com desvio fonológico, independentemente do desempenho apresentado em tarefas do processamento auditivo.
id CEFAC-1_3436001d450f10367ce9449e2ef5e3f7
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462012000600026
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológicoDistúrbios da FalaTestes AuditivosPercepção AuditivaDiscriminação da FalaCriançaTEMA: a habilidade de reconhecimento do próprio desvio de fala e sua possível relação com o processamento auditivo em crianças com diagnóstico de desvio fonológico. PROCEDIMENTOS: participaram do estudo oito sujeitos com diagnóstico de desvio fonológico e idades 5:0;26 e 7:7;2. O sistema fonético/fonológico foi avaliado por meio do instrumento - Avaliação Fonológica da Criança. Aplicou-se ainda o teste de consciência do próprio desvio de fala, o qual tem por finalidade fazer com que a criança ouça e julgue os desvios existentes em sua própria fala. Para avaliação do processamento auditivo, utilizou-se a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (Triagem), e os testes especiais de Fala no Ruído e o Teste de Dissílabos Alternados. RESULTADOS: todos os sujeitos obtiveram resultados abaixo do esperado, com valores abaixo de 50% do valor máximo possível nos testes de processamento auditivo. Quanto à consciência do próprio desvio de fala, todos os sujeitos apresentaram esta habilidade, mas em valores bastante variáveis ainda que o desempenho dos testes do processamento auditivo não tenham sido satisfatórios. Este achado sugere que as crianças neste período (5-7 anos), mesmo apresentando dificuldade para entender ou interpretar o que ouvem, são capazes de perceber os erros que apresentam na fala. CONCLUSÃO: a consciência do próprio desvio de fala está presente nos sujeitos com desvio fonológico, independentemente do desempenho apresentado em tarefas do processamento auditivo.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000600026Revista CEFAC v.14 n.6 2012reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462011005000037info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Roberta FreitasQuintas,Victor GandraMelo,Roberta MichelonMota,Helena BolliMezzomo,Carolina Lisbôapor2013-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462012000600026Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2013-01-09T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico
title Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico
spellingShingle Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico
Dias,Roberta Freitas
Distúrbios da Fala
Testes Auditivos
Percepção Auditiva
Discriminação da Fala
Criança
title_short Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico
title_full Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico
title_fullStr Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico
title_full_unstemmed Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico
title_sort Consciência do próprio desvio de fala e processamento auditivo no desvio fonológico
author Dias,Roberta Freitas
author_facet Dias,Roberta Freitas
Quintas,Victor Gandra
Melo,Roberta Michelon
Mota,Helena Bolli
Mezzomo,Carolina Lisbôa
author_role author
author2 Quintas,Victor Gandra
Melo,Roberta Michelon
Mota,Helena Bolli
Mezzomo,Carolina Lisbôa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Roberta Freitas
Quintas,Victor Gandra
Melo,Roberta Michelon
Mota,Helena Bolli
Mezzomo,Carolina Lisbôa
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbios da Fala
Testes Auditivos
Percepção Auditiva
Discriminação da Fala
Criança
topic Distúrbios da Fala
Testes Auditivos
Percepção Auditiva
Discriminação da Fala
Criança
description TEMA: a habilidade de reconhecimento do próprio desvio de fala e sua possível relação com o processamento auditivo em crianças com diagnóstico de desvio fonológico. PROCEDIMENTOS: participaram do estudo oito sujeitos com diagnóstico de desvio fonológico e idades 5:0;26 e 7:7;2. O sistema fonético/fonológico foi avaliado por meio do instrumento - Avaliação Fonológica da Criança. Aplicou-se ainda o teste de consciência do próprio desvio de fala, o qual tem por finalidade fazer com que a criança ouça e julgue os desvios existentes em sua própria fala. Para avaliação do processamento auditivo, utilizou-se a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo (Triagem), e os testes especiais de Fala no Ruído e o Teste de Dissílabos Alternados. RESULTADOS: todos os sujeitos obtiveram resultados abaixo do esperado, com valores abaixo de 50% do valor máximo possível nos testes de processamento auditivo. Quanto à consciência do próprio desvio de fala, todos os sujeitos apresentaram esta habilidade, mas em valores bastante variáveis ainda que o desempenho dos testes do processamento auditivo não tenham sido satisfatórios. Este achado sugere que as crianças neste período (5-7 anos), mesmo apresentando dificuldade para entender ou interpretar o que ouvem, são capazes de perceber os erros que apresentam na fala. CONCLUSÃO: a consciência do próprio desvio de fala está presente nos sujeitos com desvio fonológico, independentemente do desempenho apresentado em tarefas do processamento auditivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000600026
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000600026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462011005000037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.14 n.6 2012
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122577498865664