Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Adriana Marques de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Capellini,Simone Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000601404
Resumo: RESUMO Objetivo: elaborar um banco de palavras de alta, média e baixa frequência para leitura no Ensino Médio. Métodos: as palavras foram retiradas do material didático de língua Portuguesa, da rede de ensino do Estado de São Paulo. Selecionaram-se apenas os substantivos. Foi registrada a frequência de ocorrência das palavras. Para a classificação das frequências utilizou-se os tercis da distribuição, frequência média e ponto de corte dos tercis. Para verificar a classificação obtida foram avaliados 134 alunos: G1 (1ªsérie, n=44); G2 (2ª série, n= 44) e G3 (3ªsérie, n= 46). As palavras foram apresentadas, para leitura, em voz alta, em duas sessões: 1ª) alta e média frequência e 2ª) baixa frequência. Análise descritiva. Resultados: as palavras correspondem à classificação apresentada, porém, cada palavra apresenta seu nível de dificuldade e o profissional poderá eleger aquelas que melhor respondem aos seus objetivos, para que assim, possa elaborar instrumentos de avaliação e intervenção em leitura. Conclusão: o E-LEITURA III é um recurso útil para os profissionais, pois é disponibilizado um banco com ampla gama de palavras que poderá ser utilizado com escolares do Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que o E-LEITURA III possa ser utilizado para elaborar procedimentos de avaliação e intervenção com leitura nesses escolares.
id CEFAC-1_530155ebbeb253b22039a65bfff51e74
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462016000601404
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA IIIEnsino Fundamental e MédioAvaliaçãoAprendizagemLeituraRESUMO Objetivo: elaborar um banco de palavras de alta, média e baixa frequência para leitura no Ensino Médio. Métodos: as palavras foram retiradas do material didático de língua Portuguesa, da rede de ensino do Estado de São Paulo. Selecionaram-se apenas os substantivos. Foi registrada a frequência de ocorrência das palavras. Para a classificação das frequências utilizou-se os tercis da distribuição, frequência média e ponto de corte dos tercis. Para verificar a classificação obtida foram avaliados 134 alunos: G1 (1ªsérie, n=44); G2 (2ª série, n= 44) e G3 (3ªsérie, n= 46). As palavras foram apresentadas, para leitura, em voz alta, em duas sessões: 1ª) alta e média frequência e 2ª) baixa frequência. Análise descritiva. Resultados: as palavras correspondem à classificação apresentada, porém, cada palavra apresenta seu nível de dificuldade e o profissional poderá eleger aquelas que melhor respondem aos seus objetivos, para que assim, possa elaborar instrumentos de avaliação e intervenção em leitura. Conclusão: o E-LEITURA III é um recurso útil para os profissionais, pois é disponibilizado um banco com ampla gama de palavras que poderá ser utilizado com escolares do Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que o E-LEITURA III possa ser utilizado para elaborar procedimentos de avaliação e intervenção com leitura nesses escolares.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000601404Revista CEFAC v.18 n.6 2016reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201618610516info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Adriana Marques deCapellini,Simone Aparecidapor2017-02-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462016000601404Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2017-02-15T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III
title Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III
spellingShingle Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III
Oliveira,Adriana Marques de
Ensino Fundamental e Médio
Avaliação
Aprendizagem
Leitura
title_short Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III
title_full Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III
title_fullStr Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III
title_full_unstemmed Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III
title_sort Banco de palavras para leitura de escolares do ensino médio: E-LEITURA III
author Oliveira,Adriana Marques de
author_facet Oliveira,Adriana Marques de
Capellini,Simone Aparecida
author_role author
author2 Capellini,Simone Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Adriana Marques de
Capellini,Simone Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental e Médio
Avaliação
Aprendizagem
Leitura
topic Ensino Fundamental e Médio
Avaliação
Aprendizagem
Leitura
description RESUMO Objetivo: elaborar um banco de palavras de alta, média e baixa frequência para leitura no Ensino Médio. Métodos: as palavras foram retiradas do material didático de língua Portuguesa, da rede de ensino do Estado de São Paulo. Selecionaram-se apenas os substantivos. Foi registrada a frequência de ocorrência das palavras. Para a classificação das frequências utilizou-se os tercis da distribuição, frequência média e ponto de corte dos tercis. Para verificar a classificação obtida foram avaliados 134 alunos: G1 (1ªsérie, n=44); G2 (2ª série, n= 44) e G3 (3ªsérie, n= 46). As palavras foram apresentadas, para leitura, em voz alta, em duas sessões: 1ª) alta e média frequência e 2ª) baixa frequência. Análise descritiva. Resultados: as palavras correspondem à classificação apresentada, porém, cada palavra apresenta seu nível de dificuldade e o profissional poderá eleger aquelas que melhor respondem aos seus objetivos, para que assim, possa elaborar instrumentos de avaliação e intervenção em leitura. Conclusão: o E-LEITURA III é um recurso útil para os profissionais, pois é disponibilizado um banco com ampla gama de palavras que poderá ser utilizado com escolares do Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que o E-LEITURA III possa ser utilizado para elaborar procedimentos de avaliação e intervenção com leitura nesses escolares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000601404
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000601404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201618610516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.18 n.6 2016
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122581288419328