Desempenho de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hage,Simone Rocha de Vasconcellos
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Pereira,Mariana Blecha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462006000400003
Resumo: OBJETIVO: obter o perfil de crianças com desenvolvimento típico de linguagem em prova de vocabulário expressivo, e verificar os tipos de desvios semânticos mais utilizados por elas. MÉTODOS: participaram do estudo 400 crianças com desenvolvimento típico de linguagem, entre três anos e seis anos. Foi aplicado protocolo de avaliação lexical com 100 itens. Para cada faixa etária, foi efetuado estudo estatístico, comparando-se as faixas etárias por meio de teste não paramétrico. RESULTADOS: as crianças de cinco e seis anos obtiveram desempenho semelhante e superior às crianças de três e quatro anos quanto ao número de itens nomeados, e o número de itens não nomeados aumentou conforme diminuiu a idade. Não houve diferença estatisticamente significante apenas entre as idades de cinco e seis anos quanto aos itens nomeados e não nomeados. O número total de desvios semânticos das crianças de três anos foi superior às de quatro, que por sua vez foi superior às de cinco e seis anos. Os desvios de maior ocorrência foram os de superextensão e por contigüidade, sendo que as crianças menores tiveram um número maior de ocorrência que as maiores nos dois tipos de desvio. A ocorrência dos desvios de proximidade morfológica, fonológica, antonísia, dêitico, perífrase e designação não verbal foram insignificantes. CONCLUSÃO: com o avanço da idade, maior foi o número de ocorrência do vocábulo esperado e quanto menor a idade, maior a ocorrência de itens não nomeados. Dentre os desvios semânticos, os de maior ocorrência foram superextensão e por relação de contigüidade.
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