Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana,Maria da Conceição Carneiro Pessoa de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moroni,Bárbara Cavalcante Silveira, Alpino,Luana de Lima, Porto,Vanessa Fernandes de Almeida
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000602048
Resumo: Quando ocorre a morte materna de um recém-nascido, há a necessidade de alguém para substituir as funções da mãe. A equipe multiprofissional pode ajudar na escolha e na preparação da pessoa para tal finalidade. O fonoaudiólogo também tem papel fundamental neste processo, pois é responsável por desenvolver e aprimorar uma das principais funções do recém-nascido que é a sucção. Esse relato de caso tem por objetivo relatar a atuação fonoaudiológica no processo de adoção ocorrido em uma maternidade pública do estado de Alagoas. Trata-se de um relato de uma intervenção direcionada a um recém-nascido pré-termo, cuja mãe faleceu pouco tempo depois do seu nascimento. O acompanhamento foi realizado nas três etapas do Método Canguru e ocorreu por meio de intervenções direcionadas ao binômio mãe adotiva-recém-nascido e de orientações à equipe multiprofissional. O recém-nascido pré-termo do relato de caso teve alta sem alterações sensório-motoras orais, mamando ao seio materno e recebendo complemento por meio da relactação, sugerindo, desta forma, a importância da intervenção fonoaudiológica no caso. O recém-nascido recebeu alta hospitalar apresentando órgãos do sistema estomatognático, no que se refere à postura, conformação e mobilidade, dentro da normalidade; reflexos orais presentes; força e ritmo adequados na sucção não nutritiva; sem dificuldades para mamar ao seio materno; e recebendo complemento prescrito por meio da relactação. Conclui-se que a atuação fonoaudiológica concomitante com o processo de adoção pode contribuir com o processo de lactação e com o consequente vínculo do binômio mãe-bebê.
id CEFAC-1_8bf75bea418c6f2088bb73ec13a7c458
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000602048
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de casoAleitamento MaternoLactaçãoAdoçãoFonoaudiologiaMétodo Mãe-CanguruQuando ocorre a morte materna de um recém-nascido, há a necessidade de alguém para substituir as funções da mãe. A equipe multiprofissional pode ajudar na escolha e na preparação da pessoa para tal finalidade. O fonoaudiólogo também tem papel fundamental neste processo, pois é responsável por desenvolver e aprimorar uma das principais funções do recém-nascido que é a sucção. Esse relato de caso tem por objetivo relatar a atuação fonoaudiológica no processo de adoção ocorrido em uma maternidade pública do estado de Alagoas. Trata-se de um relato de uma intervenção direcionada a um recém-nascido pré-termo, cuja mãe faleceu pouco tempo depois do seu nascimento. O acompanhamento foi realizado nas três etapas do Método Canguru e ocorreu por meio de intervenções direcionadas ao binômio mãe adotiva-recém-nascido e de orientações à equipe multiprofissional. O recém-nascido pré-termo do relato de caso teve alta sem alterações sensório-motoras orais, mamando ao seio materno e recebendo complemento por meio da relactação, sugerindo, desta forma, a importância da intervenção fonoaudiológica no caso. O recém-nascido recebeu alta hospitalar apresentando órgãos do sistema estomatognático, no que se refere à postura, conformação e mobilidade, dentro da normalidade; reflexos orais presentes; força e ritmo adequados na sucção não nutritiva; sem dificuldades para mamar ao seio materno; e recebendo complemento prescrito por meio da relactação. Conclui-se que a atuação fonoaudiológica concomitante com o processo de adoção pode contribuir com o processo de lactação e com o consequente vínculo do binômio mãe-bebê.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000602048Revista CEFAC v.16 n.6 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620148913info:eu-repo/semantics/openAccessSantana,Maria da Conceição Carneiro Pessoa deMoroni,Bárbara Cavalcante SilveiraAlpino,Luana de LimaPorto,Vanessa Fernandes de Almeidapor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000602048Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-01-22T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de caso
title Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de caso
spellingShingle Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de caso
Santana,Maria da Conceição Carneiro Pessoa de
Aleitamento Materno
Lactação
Adoção
Fonoaudiologia
Método Mãe-Canguru
title_short Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de caso
title_full Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de caso
title_fullStr Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de caso
title_full_unstemmed Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de caso
title_sort Atuação fonoaudiológica hospitalar junto a um processo de relactação e adoção: relato de caso
author Santana,Maria da Conceição Carneiro Pessoa de
author_facet Santana,Maria da Conceição Carneiro Pessoa de
Moroni,Bárbara Cavalcante Silveira
Alpino,Luana de Lima
Porto,Vanessa Fernandes de Almeida
author_role author
author2 Moroni,Bárbara Cavalcante Silveira
Alpino,Luana de Lima
Porto,Vanessa Fernandes de Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana,Maria da Conceição Carneiro Pessoa de
Moroni,Bárbara Cavalcante Silveira
Alpino,Luana de Lima
Porto,Vanessa Fernandes de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento Materno
Lactação
Adoção
Fonoaudiologia
Método Mãe-Canguru
topic Aleitamento Materno
Lactação
Adoção
Fonoaudiologia
Método Mãe-Canguru
description Quando ocorre a morte materna de um recém-nascido, há a necessidade de alguém para substituir as funções da mãe. A equipe multiprofissional pode ajudar na escolha e na preparação da pessoa para tal finalidade. O fonoaudiólogo também tem papel fundamental neste processo, pois é responsável por desenvolver e aprimorar uma das principais funções do recém-nascido que é a sucção. Esse relato de caso tem por objetivo relatar a atuação fonoaudiológica no processo de adoção ocorrido em uma maternidade pública do estado de Alagoas. Trata-se de um relato de uma intervenção direcionada a um recém-nascido pré-termo, cuja mãe faleceu pouco tempo depois do seu nascimento. O acompanhamento foi realizado nas três etapas do Método Canguru e ocorreu por meio de intervenções direcionadas ao binômio mãe adotiva-recém-nascido e de orientações à equipe multiprofissional. O recém-nascido pré-termo do relato de caso teve alta sem alterações sensório-motoras orais, mamando ao seio materno e recebendo complemento por meio da relactação, sugerindo, desta forma, a importância da intervenção fonoaudiológica no caso. O recém-nascido recebeu alta hospitalar apresentando órgãos do sistema estomatognático, no que se refere à postura, conformação e mobilidade, dentro da normalidade; reflexos orais presentes; força e ritmo adequados na sucção não nutritiva; sem dificuldades para mamar ao seio materno; e recebendo complemento prescrito por meio da relactação. Conclui-se que a atuação fonoaudiológica concomitante com o processo de adoção pode contribuir com o processo de lactação e com o consequente vínculo do binômio mãe-bebê.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000602048
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000602048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620148913
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.6 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579631669248