Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunst,Letícia Regina
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Garcia,Michele Vargas, Machado,Alencar Kolinski, Barbisan,Fernanda, Silveira,Aron Ferreira da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601751
Resumo: OBJETIVO: avaliar a associação entre a função do sistema olivococlear medial e biomarcadores genotóxicos em escolares residentes de região fumicultora. MÉTODOS: trata-se de um estudo observacional, prospectivo e transversal. O grupo estudo foi composto por 21 escolares normo-ouvintes residentes de região fumicultora e o grupo controle por 25 escolares normo-ouvintes que não residiam na zona rural. O sistema olivococlear medial foi avaliado por meio da supressão das Emissões otoacústicas produto de distorção, e os biomarcadores genotóxicos foram: ensaio cometa, teste de micronúcleos e ensaio fluorimétrico de quantificação de DNA. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: ao comparar a ocorrência do efeito de supressão das emissões entre os grupos, não foi detectada associação significante. Tanto no ensaio cometa como no ensaio fluorimétrico de quantificação de DNA a média do grupo estudo mostrou-se significantemente mais elevada que a do grupo controle. No teste de micronúcleos, verificou-se diferença significante quanto ao somatório de células alteradas e à frequência de células binucleadas, sendo a média do grupo estudo mais elevada que a do grupo controle. Já referente à frequência de células com micronúcleo, não se observou diferença significante entre os grupos. Não foi detectada associação entre ocorrência do efeito de supressão e os resultados dos biomarcadores genotóxicos. CONCLUSÃO: o grupo estudo não apresentou alterações no sistema olivococlear medial, evidenciado pela presença de supressão das emissões, porém apresentou índices de dano significantemente mais elevados dos biomarcadores genotóxicos. Entretanto, não se verificou associação entre supressão das emissões e genotoxicidade.
id CEFAC-1_913576cfd8caa405dfa17b0996957166
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462014000601751
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultoraPraguicidasTabacoAudiçãoVias EferentesGenotoxicidadeCriança OBJETIVO: avaliar a associação entre a função do sistema olivococlear medial e biomarcadores genotóxicos em escolares residentes de região fumicultora. MÉTODOS: trata-se de um estudo observacional, prospectivo e transversal. O grupo estudo foi composto por 21 escolares normo-ouvintes residentes de região fumicultora e o grupo controle por 25 escolares normo-ouvintes que não residiam na zona rural. O sistema olivococlear medial foi avaliado por meio da supressão das Emissões otoacústicas produto de distorção, e os biomarcadores genotóxicos foram: ensaio cometa, teste de micronúcleos e ensaio fluorimétrico de quantificação de DNA. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: ao comparar a ocorrência do efeito de supressão das emissões entre os grupos, não foi detectada associação significante. Tanto no ensaio cometa como no ensaio fluorimétrico de quantificação de DNA a média do grupo estudo mostrou-se significantemente mais elevada que a do grupo controle. No teste de micronúcleos, verificou-se diferença significante quanto ao somatório de células alteradas e à frequência de células binucleadas, sendo a média do grupo estudo mais elevada que a do grupo controle. Já referente à frequência de células com micronúcleo, não se observou diferença significante entre os grupos. Não foi detectada associação entre ocorrência do efeito de supressão e os resultados dos biomarcadores genotóxicos. CONCLUSÃO: o grupo estudo não apresentou alterações no sistema olivococlear medial, evidenciado pela presença de supressão das emissões, porém apresentou índices de dano significantemente mais elevados dos biomarcadores genotóxicos. Entretanto, não se verificou associação entre supressão das emissões e genotoxicidade. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601751Revista CEFAC v.16 n.6 2014reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-021620147313info:eu-repo/semantics/openAccessKunst,Letícia ReginaGarcia,Michele VargasMachado,Alencar KolinskiBarbisan,FernandaSilveira,Aron Ferreira dapor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462014000601751Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-01-22T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultora
title Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultora
spellingShingle Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultora
Kunst,Letícia Regina
Praguicidas
Tabaco
Audição
Vias Eferentes
Genotoxicidade
Criança
title_short Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultora
title_full Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultora
title_fullStr Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultora
title_full_unstemmed Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultora
title_sort Sistema olivococlear medial e genotoxicidade em escolares de região fumicultora
author Kunst,Letícia Regina
author_facet Kunst,Letícia Regina
Garcia,Michele Vargas
Machado,Alencar Kolinski
Barbisan,Fernanda
Silveira,Aron Ferreira da
author_role author
author2 Garcia,Michele Vargas
Machado,Alencar Kolinski
Barbisan,Fernanda
Silveira,Aron Ferreira da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunst,Letícia Regina
Garcia,Michele Vargas
Machado,Alencar Kolinski
Barbisan,Fernanda
Silveira,Aron Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Praguicidas
Tabaco
Audição
Vias Eferentes
Genotoxicidade
Criança
topic Praguicidas
Tabaco
Audição
Vias Eferentes
Genotoxicidade
Criança
description OBJETIVO: avaliar a associação entre a função do sistema olivococlear medial e biomarcadores genotóxicos em escolares residentes de região fumicultora. MÉTODOS: trata-se de um estudo observacional, prospectivo e transversal. O grupo estudo foi composto por 21 escolares normo-ouvintes residentes de região fumicultora e o grupo controle por 25 escolares normo-ouvintes que não residiam na zona rural. O sistema olivococlear medial foi avaliado por meio da supressão das Emissões otoacústicas produto de distorção, e os biomarcadores genotóxicos foram: ensaio cometa, teste de micronúcleos e ensaio fluorimétrico de quantificação de DNA. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística. RESULTADOS: ao comparar a ocorrência do efeito de supressão das emissões entre os grupos, não foi detectada associação significante. Tanto no ensaio cometa como no ensaio fluorimétrico de quantificação de DNA a média do grupo estudo mostrou-se significantemente mais elevada que a do grupo controle. No teste de micronúcleos, verificou-se diferença significante quanto ao somatório de células alteradas e à frequência de células binucleadas, sendo a média do grupo estudo mais elevada que a do grupo controle. Já referente à frequência de células com micronúcleo, não se observou diferença significante entre os grupos. Não foi detectada associação entre ocorrência do efeito de supressão e os resultados dos biomarcadores genotóxicos. CONCLUSÃO: o grupo estudo não apresentou alterações no sistema olivococlear medial, evidenciado pela presença de supressão das emissões, porém apresentou índices de dano significantemente mais elevados dos biomarcadores genotóxicos. Entretanto, não se verificou associação entre supressão das emissões e genotoxicidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601751
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462014000601751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-021620147313
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.16 n.6 2014
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122579577143296