A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaspar,Maria do Rocio de Faria
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Massi,Giselle de Atayde, Gonçalves,Claudia Giglio de Oliveira, Willig,Mariluci Hautsch
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300734
Resumo: OBJETIVO: identificar as percepções da equipe de enfermagem acerca da importância da comunicação no cuidado ao paciente traqueostomizado, de modo a auxiliá-lo na sua recuperação. MÉTODOS: estudo de abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra do estudo foi constituída por 51 integrantes da equipe de enfermagem (auxiliares de enfermagem, técnicos e enfermeiros), das Clínicas Médica Feminina e Masculina, Centro de Terapia Semi-Intensiva e Intensiva Adulto, e Neurocirurgia, de um hospital de ensino em Curitiba/PR. As informações foram coletadas por meio de questionário com questões fechadas e abertas. Na associação entre variáveis quantitativas foram considerados o teste Qui-Quadrado, valores de p < 0,05 indicaram significância estatística, os dados qualitativos foram submetidos à proposta de análise de conteúdo. RESULTADOS: os dados mostram que os participantes têm vivências variadas em sua área de atuação e constatam na sua prática cotidiana a necessidade e a importância da interação com o paciente traqueostomizado para sua recuperação. Os resultados apontam que os Auxiliares e Técnicos, desenvolvem mais orientações do que o enfermeiro (p=0,028). CONCLUSÃO: evidenciou-se no estudo que na impossibilidade de comunicação verbal pelo paciente, os participantes do estudo se utilizam de estratégias diferenciadas de comunicação, como gestos, sinalização e comunicação escrita.
id CEFAC-1_b8b37855d53d5901dad6ea391ee86eba
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462015000300734
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizadoComunicaçãoTraqueostomiaHumanização da AssistênciaEquipe de EnfermagemFonoaudiologia OBJETIVO: identificar as percepções da equipe de enfermagem acerca da importância da comunicação no cuidado ao paciente traqueostomizado, de modo a auxiliá-lo na sua recuperação. MÉTODOS: estudo de abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra do estudo foi constituída por 51 integrantes da equipe de enfermagem (auxiliares de enfermagem, técnicos e enfermeiros), das Clínicas Médica Feminina e Masculina, Centro de Terapia Semi-Intensiva e Intensiva Adulto, e Neurocirurgia, de um hospital de ensino em Curitiba/PR. As informações foram coletadas por meio de questionário com questões fechadas e abertas. Na associação entre variáveis quantitativas foram considerados o teste Qui-Quadrado, valores de p < 0,05 indicaram significância estatística, os dados qualitativos foram submetidos à proposta de análise de conteúdo. RESULTADOS: os dados mostram que os participantes têm vivências variadas em sua área de atuação e constatam na sua prática cotidiana a necessidade e a importância da interação com o paciente traqueostomizado para sua recuperação. Os resultados apontam que os Auxiliares e Técnicos, desenvolvem mais orientações do que o enfermeiro (p=0,028). CONCLUSÃO: evidenciou-se no estudo que na impossibilidade de comunicação verbal pelo paciente, os participantes do estudo se utilizam de estratégias diferenciadas de comunicação, como gestos, sinalização e comunicação escrita. ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300734Revista CEFAC v.17 n.3 2015reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/1982-0216201514214info:eu-repo/semantics/openAccessGaspar,Maria do Rocio de FariaMassi,Giselle de AtaydeGonçalves,Claudia Giglio de OliveiraWillig,Mariluci Hautschpor2015-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462015000300734Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2015-07-02T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado
title A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado
spellingShingle A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado
Gaspar,Maria do Rocio de Faria
Comunicação
Traqueostomia
Humanização da Assistência
Equipe de Enfermagem
Fonoaudiologia
title_short A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado
title_full A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado
title_fullStr A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado
title_full_unstemmed A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado
title_sort A equipe de enfermagem e a comunicação com o paciente traqueostomizado
author Gaspar,Maria do Rocio de Faria
author_facet Gaspar,Maria do Rocio de Faria
Massi,Giselle de Atayde
Gonçalves,Claudia Giglio de Oliveira
Willig,Mariluci Hautsch
author_role author
author2 Massi,Giselle de Atayde
Gonçalves,Claudia Giglio de Oliveira
Willig,Mariluci Hautsch
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaspar,Maria do Rocio de Faria
Massi,Giselle de Atayde
Gonçalves,Claudia Giglio de Oliveira
Willig,Mariluci Hautsch
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Traqueostomia
Humanização da Assistência
Equipe de Enfermagem
Fonoaudiologia
topic Comunicação
Traqueostomia
Humanização da Assistência
Equipe de Enfermagem
Fonoaudiologia
description OBJETIVO: identificar as percepções da equipe de enfermagem acerca da importância da comunicação no cuidado ao paciente traqueostomizado, de modo a auxiliá-lo na sua recuperação. MÉTODOS: estudo de abordagem quantitativa e qualitativa. A amostra do estudo foi constituída por 51 integrantes da equipe de enfermagem (auxiliares de enfermagem, técnicos e enfermeiros), das Clínicas Médica Feminina e Masculina, Centro de Terapia Semi-Intensiva e Intensiva Adulto, e Neurocirurgia, de um hospital de ensino em Curitiba/PR. As informações foram coletadas por meio de questionário com questões fechadas e abertas. Na associação entre variáveis quantitativas foram considerados o teste Qui-Quadrado, valores de p < 0,05 indicaram significância estatística, os dados qualitativos foram submetidos à proposta de análise de conteúdo. RESULTADOS: os dados mostram que os participantes têm vivências variadas em sua área de atuação e constatam na sua prática cotidiana a necessidade e a importância da interação com o paciente traqueostomizado para sua recuperação. Os resultados apontam que os Auxiliares e Técnicos, desenvolvem mais orientações do que o enfermeiro (p=0,028). CONCLUSÃO: evidenciou-se no estudo que na impossibilidade de comunicação verbal pelo paciente, os participantes do estudo se utilizam de estratégias diferenciadas de comunicação, como gestos, sinalização e comunicação escrita.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300734
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462015000300734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-0216201514214
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.17 n.3 2015
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122580036419584