Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional

Bibliographic Details
Main Author: Eugênio,Mayra Lopes
Publication Date: 2012
Other Authors: Escalda,Júlia, Lemos,Stela Maris Aguiar
Format: Article
Language: por
Source: Revista CEFAC (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500027
Summary: A música é um fator ambiental importante para o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, linguísticas, cognitivas, visuais, entre outras. Estudos recentes citam a relação entre o estudo da música e o aprimoramento do processamento auditivo, das habilidades linguísticas e metalinguísticas e dos processos cognitivos, que são habilidades inerentes à comunicação humana. A Fonoaudiologia se ocupa da aquisição e do desenvolvimento, bem como, do aperfeiçoamento das habilidades necessárias à comunicação humana. Assim, parece haver uma inter-relação entre as áreas Música e Fonoaudiologia. O objetivo deste estudo é descrever e analisar as produções científicas relevantes para compreender a influência da música nas habilidades auditivas, linguísticas e cognitivas. Apesar da escassa produção científica sobre o tema, os estudos apresentados apontam relação positiva entre prática musical e desenvolvimento global infantil. O tema mais abordado foi o processamento auditivo, seguido do desenvolvimento cognitivo e da linguagem. A música pode ser considerada verdadeira aliada na terapia fonoaudiológica, demonstrando a importância da educação musical para crianças com desvio fonológico, alteração do processamento auditivo, distúrbio de linguagem oral e escrita. Baseado no que foi encontrado na revisão de literatura abrem-se novas perspectivas de trabalhos a serem realizados na fonoaudiologia para que as lacunas existentes possam ser preenchidas e que novos conhecimentos possam ser somados aos já construídos para a promoção do pleno desenvolvimento infantil.
id CEFAC-1_c5e0e60982586db1b004c9fc4a5cbf66
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462012000500027
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacionalfonoaudiologiamúsicalinguagempercepção auditivacogniçãodesenvolvimento infantilA música é um fator ambiental importante para o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, linguísticas, cognitivas, visuais, entre outras. Estudos recentes citam a relação entre o estudo da música e o aprimoramento do processamento auditivo, das habilidades linguísticas e metalinguísticas e dos processos cognitivos, que são habilidades inerentes à comunicação humana. A Fonoaudiologia se ocupa da aquisição e do desenvolvimento, bem como, do aperfeiçoamento das habilidades necessárias à comunicação humana. Assim, parece haver uma inter-relação entre as áreas Música e Fonoaudiologia. O objetivo deste estudo é descrever e analisar as produções científicas relevantes para compreender a influência da música nas habilidades auditivas, linguísticas e cognitivas. Apesar da escassa produção científica sobre o tema, os estudos apresentados apontam relação positiva entre prática musical e desenvolvimento global infantil. O tema mais abordado foi o processamento auditivo, seguido do desenvolvimento cognitivo e da linguagem. A música pode ser considerada verdadeira aliada na terapia fonoaudiológica, demonstrando a importância da educação musical para crianças com desvio fonológico, alteração do processamento auditivo, distúrbio de linguagem oral e escrita. Baseado no que foi encontrado na revisão de literatura abrem-se novas perspectivas de trabalhos a serem realizados na fonoaudiologia para que as lacunas existentes possam ser preenchidas e que novos conhecimentos possam ser somados aos já construídos para a promoção do pleno desenvolvimento infantil.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500027Revista CEFAC v.14 n.5 2012reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462012005000038info:eu-repo/semantics/openAccessEugênio,Mayra LopesEscalda,JúliaLemos,Stela Maris Aguiarpor2012-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462012000500027Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2012-11-09T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional
title Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional
spellingShingle Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional
Eugênio,Mayra Lopes
fonoaudiologia
música
linguagem
percepção auditiva
cognição
desenvolvimento infantil
title_short Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional
title_full Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional
title_fullStr Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional
title_full_unstemmed Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional
title_sort Desenvolvimento cognitivo, auditivo e linguístico em crianças expostas à música: produção de conhecimento nacional e internacional
author Eugênio,Mayra Lopes
author_facet Eugênio,Mayra Lopes
Escalda,Júlia
Lemos,Stela Maris Aguiar
author_role author
author2 Escalda,Júlia
Lemos,Stela Maris Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eugênio,Mayra Lopes
Escalda,Júlia
Lemos,Stela Maris Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv fonoaudiologia
música
linguagem
percepção auditiva
cognição
desenvolvimento infantil
topic fonoaudiologia
música
linguagem
percepção auditiva
cognição
desenvolvimento infantil
description A música é um fator ambiental importante para o desenvolvimento das habilidades motoras, auditivas, linguísticas, cognitivas, visuais, entre outras. Estudos recentes citam a relação entre o estudo da música e o aprimoramento do processamento auditivo, das habilidades linguísticas e metalinguísticas e dos processos cognitivos, que são habilidades inerentes à comunicação humana. A Fonoaudiologia se ocupa da aquisição e do desenvolvimento, bem como, do aperfeiçoamento das habilidades necessárias à comunicação humana. Assim, parece haver uma inter-relação entre as áreas Música e Fonoaudiologia. O objetivo deste estudo é descrever e analisar as produções científicas relevantes para compreender a influência da música nas habilidades auditivas, linguísticas e cognitivas. Apesar da escassa produção científica sobre o tema, os estudos apresentados apontam relação positiva entre prática musical e desenvolvimento global infantil. O tema mais abordado foi o processamento auditivo, seguido do desenvolvimento cognitivo e da linguagem. A música pode ser considerada verdadeira aliada na terapia fonoaudiológica, demonstrando a importância da educação musical para crianças com desvio fonológico, alteração do processamento auditivo, distúrbio de linguagem oral e escrita. Baseado no que foi encontrado na revisão de literatura abrem-se novas perspectivas de trabalhos a serem realizados na fonoaudiologia para que as lacunas existentes possam ser preenchidas e que novos conhecimentos possam ser somados aos já construídos para a promoção do pleno desenvolvimento infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462012000500027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462012005000038
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.14 n.5 2012
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122577555488768