A consciência fonológica e o desempenho na escrita sob ditado de crianças com desvio fonológico após realização de terapia fonoaudiológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota,Helena Bolli
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Melo Filha,Maria das Graças de Campos, Lasch,Sabrina Schützenhorfer
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000400007
Resumo: OBJETIVO: verificar a correlação entre as habilidades de consciência fonológica e escrita sob ditado de sujeitos que apresentaram desvio fonológico após receberem alta do tratamento fonoterápico. MÉTODOS: esses sujeitos foram avaliados após obterem alta do Serviço de Atendimento Fonoaudiológico da Universidade Federal de Santa Maria. Para avaliar a consciência fonológica foi aplicado o Instrumento de Avaliação Seqüencial - CONFIAS. A escrita foi avaliada a partir da realização da escrita sob ditado de palavras proposto no Exame de Avaliação da Linguagem -TIPITI. RESULTADOS: de acordo com a análise estatística "r de Pearson" foram observadas as correlações: de média para forte entre escrita sob ditado e consciência de sílaba, escrita sob ditado e consciência fonológica total, sílaba e consciência fonológica total e fonema e consciência fonológica total. A única correlação significativa observada foi entre fonema e consciência fonológica total. CONCLUSÃO: salienta-se, então, a importância de estimular as habilidades em consciência fonológica, não somente em crianças na fase pré-escolar, mas principalmente em crianças com desvio fonológico, pois estas crianças são consideradas de risco para a presença de futuras dificuldades no desenvolvimento da linguagem.
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