Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Letícia Maria de Paula
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Aureliano,Flávia Talini dos Santos, Motta,Andréa Rodrigues
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000400009
Resumo: OBJETIVO: verificar a contribuição da Fonoaudiologia no tratamento de uma paciente com a síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono. MÉTODOS: relato de caso de um paciente do sexo feminino, de sessenta anos de idade, com a síndrome da apnéia e hipopnéia do sono, de grau grave, que se submeteu ao atendimento fonoaudiológico para melhora do quadro de apnéia/hipopnéia, ronco e cansaço diurno. Foram realizadas avaliação clínica de motricidade orofacial e polissonografia antes e após a fonoterapia. Com base na avaliação clínica foi elaborado um plano terapêutico que buscou propiciar à paciente relaxamento cervical e da musculatura supra-hióidea, melhora na aeração nasal, adequação do posicionamento e força de língua, fortalecimento dos músculos do palato mole e sua mobilidade, aumento de força da musculatura mastigatória, treino da mastigação bilateral alternada e abaixamento do osso hióide. RESULTADOS: após 12 sessões de terapia fonoaudiológica, com duração de 40 minutos cada, pôde-se observar diminuição da tensão cervical, relaxamento da musculatura supra-hióidea, adequação do posicionamento do osso hióide, língua normotensa com dorso rebaixado, palato mole com mobilidade normal e mastigação adequada. A paciente relatou importante melhora no cansaço diurno. O resultado da segunda polissonografia indicou diminuição de 44 para 3 eventos por hora de apnéia e hipopnéia durante o sono, tendo o quadro passado do nível grave a um índice de distúrbio respiratório baixo não mais caracterizando doença apnéica do sono. CONCLUSÃO: a fonoterapia foi eficaz para o tratamento deste caso de síndrome da apnéia e hipopnéia do sono.
id CEFAC-1_e0dd12ad223c890efad3a22fa673e684
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-18462007000400009
network_acronym_str CEFAC-1
network_name_str Revista CEFAC (Online)
repository_id_str
spelling Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de casoSíndromes da Apnéia do SonoFonoterapiaPolissonografiaOBJETIVO: verificar a contribuição da Fonoaudiologia no tratamento de uma paciente com a síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono. MÉTODOS: relato de caso de um paciente do sexo feminino, de sessenta anos de idade, com a síndrome da apnéia e hipopnéia do sono, de grau grave, que se submeteu ao atendimento fonoaudiológico para melhora do quadro de apnéia/hipopnéia, ronco e cansaço diurno. Foram realizadas avaliação clínica de motricidade orofacial e polissonografia antes e após a fonoterapia. Com base na avaliação clínica foi elaborado um plano terapêutico que buscou propiciar à paciente relaxamento cervical e da musculatura supra-hióidea, melhora na aeração nasal, adequação do posicionamento e força de língua, fortalecimento dos músculos do palato mole e sua mobilidade, aumento de força da musculatura mastigatória, treino da mastigação bilateral alternada e abaixamento do osso hióide. RESULTADOS: após 12 sessões de terapia fonoaudiológica, com duração de 40 minutos cada, pôde-se observar diminuição da tensão cervical, relaxamento da musculatura supra-hióidea, adequação do posicionamento do osso hióide, língua normotensa com dorso rebaixado, palato mole com mobilidade normal e mastigação adequada. A paciente relatou importante melhora no cansaço diurno. O resultado da segunda polissonografia indicou diminuição de 44 para 3 eventos por hora de apnéia e hipopnéia durante o sono, tendo o quadro passado do nível grave a um índice de distúrbio respiratório baixo não mais caracterizando doença apnéica do sono. CONCLUSÃO: a fonoterapia foi eficaz para o tratamento deste caso de síndrome da apnéia e hipopnéia do sono.ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial2007-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000400009Revista CEFAC v.9 n.4 2007reponame:Revista CEFAC (Online)instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)instacron:CEFAC10.1590/S1516-18462007000400009info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Letícia Maria de PaulaAureliano,Flávia Talini dos SantosMotta,Andréa Rodriguespor2008-01-17T00:00:00Zoai:scielo:S1516-18462007000400009Revistahttp://www.revistacefac.com.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacefac@cefac.br1982-02161516-1846opendoar:2008-01-17T00:00Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso
title Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso
spellingShingle Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso
Silva,Letícia Maria de Paula
Síndromes da Apnéia do Sono
Fonoterapia
Polissonografia
title_short Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso
title_full Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso
title_fullStr Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso
title_full_unstemmed Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso
title_sort Atuação fonoaudiológica na síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: relato de caso
author Silva,Letícia Maria de Paula
author_facet Silva,Letícia Maria de Paula
Aureliano,Flávia Talini dos Santos
Motta,Andréa Rodrigues
author_role author
author2 Aureliano,Flávia Talini dos Santos
Motta,Andréa Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Letícia Maria de Paula
Aureliano,Flávia Talini dos Santos
Motta,Andréa Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Síndromes da Apnéia do Sono
Fonoterapia
Polissonografia
topic Síndromes da Apnéia do Sono
Fonoterapia
Polissonografia
description OBJETIVO: verificar a contribuição da Fonoaudiologia no tratamento de uma paciente com a síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono. MÉTODOS: relato de caso de um paciente do sexo feminino, de sessenta anos de idade, com a síndrome da apnéia e hipopnéia do sono, de grau grave, que se submeteu ao atendimento fonoaudiológico para melhora do quadro de apnéia/hipopnéia, ronco e cansaço diurno. Foram realizadas avaliação clínica de motricidade orofacial e polissonografia antes e após a fonoterapia. Com base na avaliação clínica foi elaborado um plano terapêutico que buscou propiciar à paciente relaxamento cervical e da musculatura supra-hióidea, melhora na aeração nasal, adequação do posicionamento e força de língua, fortalecimento dos músculos do palato mole e sua mobilidade, aumento de força da musculatura mastigatória, treino da mastigação bilateral alternada e abaixamento do osso hióide. RESULTADOS: após 12 sessões de terapia fonoaudiológica, com duração de 40 minutos cada, pôde-se observar diminuição da tensão cervical, relaxamento da musculatura supra-hióidea, adequação do posicionamento do osso hióide, língua normotensa com dorso rebaixado, palato mole com mobilidade normal e mastigação adequada. A paciente relatou importante melhora no cansaço diurno. O resultado da segunda polissonografia indicou diminuição de 44 para 3 eventos por hora de apnéia e hipopnéia durante o sono, tendo o quadro passado do nível grave a um índice de distúrbio respiratório baixo não mais caracterizando doença apnéica do sono. CONCLUSÃO: a fonoterapia foi eficaz para o tratamento deste caso de síndrome da apnéia e hipopnéia do sono.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462007000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-18462007000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
publisher.none.fl_str_mv ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial
dc.source.none.fl_str_mv Revista CEFAC v.9 n.4 2007
reponame:Revista CEFAC (Online)
instname:Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron:CEFAC
instname_str Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
instacron_str CEFAC
institution CEFAC
reponame_str Revista CEFAC (Online)
collection Revista CEFAC (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista CEFAC (Online) - Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacefac@cefac.br
_version_ 1754122573446119424