Sinais preditores de depressão em escolares com transtorno de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues,Isabelle Ortigosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Freire,Thaís, Gonçalves,Thaís dos Santos, Crenitte,Patrícia de Abreu Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista CEFAC (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-18462016000400864
Resumo: RESUMO Objetivo: comparar os sinais de depressão entre crianças com e sem transtornos de aprendizagem, e ainda, investigar se há diferenças nos sinais depressivos em relação ao gênero entre os grupos. Métodos: participaram do estudo 20 crianças com transtorno de aprendizagem e 20 crianças com desempenho escolar típico, entre 9 e 12 anos de idade. A investigação dos sinais de depressão foi realizada por meio da aplicação do Inventário de Depressão Infantil. Resultados: verificou-se que as crianças diagnosticadas com transtorno de aprendizagem apresentam maior frequência de sintomas depressivos em relação às crianças sem dificuldades escolares. Conclusão: os sinais de depressão variaram de acordo com a faixa etária. A comparação entre os gêneros revelou que as meninas apresentaram maior incidência dos sintomas depressivos, principalmente no grupo de crianças com o transtorno.
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