Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec |
Texto Completo: | http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as dissertações e as teses produzidas entre 2001 e 2016, envolvendo a pesquisa da própria prática, e que possuem a colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. O caminhar metodológico possui características da pesquisa colaborativa, com o subsídio dos estudos bibliográficos. A análise dos dados revelou que, embora o termo “própria prática” esteja presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Palavras-chaveEducação matemática. Pesquisa da própria prática. Colaboração. Collaboration: An Action to Legitimize Research by Mathematics Teachers on Their Own PracticeAbstractThis article aims to summarize the theoretical and methodological framework of dissertations and theses produced between 2001 and 2016 which involve research of own practice and include collaboration as one of the actions that legitimize the investigation process. Our methodological approach has characteristics of collaborative research and relies on of bibliographic studies. By analyzing data, we found that although the term “own practice” appears in research, few studies actually use collaboration as an action to legitimize the process.KeywordsMathematics education. Own practice research. Collaboration. Colaboración: una acción para legitimar las investigaciones de la propia práctica de los profesores de matemáticas ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una síntesis de la estructura teórico-metodológica que fundamenta las disertaciones y las tesis producidas entre 2001 y 2016, relacionadas con la investigación de la propia práctica, en las cuales la colaboración se constituye como una de las acciones para legitimar el proceso investigativo. El caminar metodológico tiene características de la investigación colaborativa, con el auxilio de los estudios bibliográficos. El análisis de los datos reveló que, aunque el término «propia práctica» esté presente en las investigaciones, aún hay pocas producciones en las que las acciones para legitimar el proceso se configuren como colaboración.Palabras claveEducación matemática. Investigación de la propia práctica. Colaboración. |
id |
CENPEC-1_1d594fe71c334f4a1786031e19b69721 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/387 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec |
spelling |
Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemáticaEste artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as dissertações e as teses produzidas entre 2001 e 2016, envolvendo a pesquisa da própria prática, e que possuem a colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. O caminhar metodológico possui características da pesquisa colaborativa, com o subsídio dos estudos bibliográficos. A análise dos dados revelou que, embora o termo “própria prática” esteja presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Palavras-chaveEducação matemática. Pesquisa da própria prática. Colaboração. Collaboration: An Action to Legitimize Research by Mathematics Teachers on Their Own PracticeAbstractThis article aims to summarize the theoretical and methodological framework of dissertations and theses produced between 2001 and 2016 which involve research of own practice and include collaboration as one of the actions that legitimize the investigation process. Our methodological approach has characteristics of collaborative research and relies on of bibliographic studies. By analyzing data, we found that although the term “own practice” appears in research, few studies actually use collaboration as an action to legitimize the process.KeywordsMathematics education. Own practice research. Collaboration. Colaboración: una acción para legitimar las investigaciones de la propia práctica de los profesores de matemáticas ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una síntesis de la estructura teórico-metodológica que fundamenta las disertaciones y las tesis producidas entre 2001 y 2016, relacionadas con la investigación de la propia práctica, en las cuales la colaboración se constituye como una de las acciones para legitimar el proceso investigativo. El caminar metodológico tiene características de la investigación colaborativa, con el auxilio de los estudios bibliográficos. El análisis de los datos reveló que, aunque el término «propia práctica» esté presente en las investigaciones, aún hay pocas producciones en las que las acciones para legitimar el proceso se configuren como colaboración.Palabras claveEducación matemática. Investigación de la propia práctica. Colaboración.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaSandalo Pereira, PatríciaTeixeira da Cruz Sakai, EdinalvaFabrícia Pereira Nogueira, Kely2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/38710.18676/cadernoscenpec.v8i1.387Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemáticaCadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i1reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387/386Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:35:08Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/387Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:51.155Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática |
title |
Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática |
spellingShingle |
Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática Sandalo Pereira, Patrícia |
title_short |
Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática |
title_full |
Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática |
title_fullStr |
Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática |
title_sort |
Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática |
author |
Sandalo Pereira, Patrícia |
author_facet |
Sandalo Pereira, Patrícia Teixeira da Cruz Sakai, Edinalva Fabrícia Pereira Nogueira, Kely |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira da Cruz Sakai, Edinalva Fabrícia Pereira Nogueira, Kely |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sandalo Pereira, Patrícia Teixeira da Cruz Sakai, Edinalva Fabrícia Pereira Nogueira, Kely |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as dissertações e as teses produzidas entre 2001 e 2016, envolvendo a pesquisa da própria prática, e que possuem a colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. O caminhar metodológico possui características da pesquisa colaborativa, com o subsídio dos estudos bibliográficos. A análise dos dados revelou que, embora o termo “própria prática” esteja presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Palavras-chaveEducação matemática. Pesquisa da própria prática. Colaboração. Collaboration: An Action to Legitimize Research by Mathematics Teachers on Their Own PracticeAbstractThis article aims to summarize the theoretical and methodological framework of dissertations and theses produced between 2001 and 2016 which involve research of own practice and include collaboration as one of the actions that legitimize the investigation process. Our methodological approach has characteristics of collaborative research and relies on of bibliographic studies. By analyzing data, we found that although the term “own practice” appears in research, few studies actually use collaboration as an action to legitimize the process.KeywordsMathematics education. Own practice research. Collaboration. Colaboración: una acción para legitimar las investigaciones de la propia práctica de los profesores de matemáticas ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una síntesis de la estructura teórico-metodológica que fundamenta las disertaciones y las tesis producidas entre 2001 y 2016, relacionadas con la investigación de la propia práctica, en las cuales la colaboración se constituye como una de las acciones para legitimar el proceso investigativo. El caminar metodológico tiene características de la investigación colaborativa, con el auxilio de los estudios bibliográficos. El análisis de los datos reveló que, aunque el término «propia práctica» esté presente en las investigaciones, aún hay pocas producciones en las que las acciones para legitimar el proceso se configuren como colaboración.Palabras claveEducación matemática. Investigación de la propia práctica. Colaboración. |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as dissertações e as teses produzidas entre 2001 e 2016, envolvendo a pesquisa da própria prática, e que possuem a colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. O caminhar metodológico possui características da pesquisa colaborativa, com o subsídio dos estudos bibliográficos. A análise dos dados revelou que, embora o termo “própria prática” esteja presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Palavras-chaveEducação matemática. Pesquisa da própria prática. Colaboração. Collaboration: An Action to Legitimize Research by Mathematics Teachers on Their Own PracticeAbstractThis article aims to summarize the theoretical and methodological framework of dissertations and theses produced between 2001 and 2016 which involve research of own practice and include collaboration as one of the actions that legitimize the investigation process. Our methodological approach has characteristics of collaborative research and relies on of bibliographic studies. By analyzing data, we found that although the term “own practice” appears in research, few studies actually use collaboration as an action to legitimize the process.KeywordsMathematics education. Own practice research. Collaboration. Colaboración: una acción para legitimar las investigaciones de la propia práctica de los profesores de matemáticas ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una síntesis de la estructura teórico-metodológica que fundamenta las disertaciones y las tesis producidas entre 2001 y 2016, relacionadas con la investigación de la propia práctica, en las cuales la colaboración se constituye como una de las acciones para legitimar el proceso investigativo. El caminar metodológico tiene características de la investigación colaborativa, con el auxilio de los estudios bibliográficos. El análisis de los datos reveló que, aunque el término «propia práctica» esté presente en las investigaciones, aún hay pocas producciones en las que las acciones para legitimar el proceso se configuren como colaboración.Palabras claveEducación matemática. Investigación de la propia práctica. Colaboración. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387 10.18676/cadernoscenpec.v8i1.387 |
url |
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v8i1.387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387/386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática Cadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v8i1 reponame:Cadernos Cenpec instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec |
collection |
Cadernos Cenpec |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121123603677184 |