Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandalo Pereira, Patrícia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira da Cruz Sakai, Edinalva, Fabrícia Pereira Nogueira, Kely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as dissertações e as teses produzidas entre 2001 e 2016, envolvendo a pesquisa da própria prática, e que possuem a colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. O caminhar metodológico possui características da pesquisa colaborativa, com o subsídio dos estudos bibliográficos. A análise dos dados revelou que, embora o termo “própria prática” esteja presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Palavras-chaveEducação matemática. Pesquisa da própria prática. Colaboração. Collaboration: An Action to Legitimize Research by Mathematics Teachers on Their Own PracticeAbstractThis article aims to summarize the theoretical and methodological framework of dissertations and theses produced between 2001 and 2016 which involve research of own practice and include collaboration as one of the actions that legitimize the investigation process. Our methodological approach has characteristics of collaborative research and relies on of bibliographic studies. By analyzing data, we found that although the term “own practice” appears in research, few studies actually use collaboration as an action to legitimize the process.KeywordsMathematics education. Own practice research. Collaboration. Colaboración: una acción para legitimar las investigaciones de la propia práctica de los profesores de matemáticas ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una síntesis de la estructura teórico-metodológica que fundamenta las disertaciones y las tesis producidas entre 2001 y 2016, relacionadas con la investigación de la propia práctica, en las cuales la colaboración se constituye como una de las acciones para legitimar el proceso investigativo. El caminar metodológico tiene características de la investigación colaborativa, con el auxilio de los estudios bibliográficos. El análisis de los datos reveló que, aunque el término «propia práctica» esté presente en las investigaciones, aún hay pocas producciones en las que las acciones para legitimar el proceso se configuren como colaboración.Palabras claveEducación matemática. Investigación de la propia práctica. Colaboración.
id CENPEC-1_1d594fe71c334f4a1786031e19b69721
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/387
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemáticaEste artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as dissertações e as teses produzidas entre 2001 e 2016, envolvendo a pesquisa da própria prática, e que possuem a colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. O caminhar metodológico possui características da pesquisa colaborativa, com o subsídio dos estudos bibliográficos. A análise dos dados revelou que, embora o termo “própria prática” esteja presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Palavras-chaveEducação matemática. Pesquisa da própria prática. Colaboração. Collaboration: An Action to Legitimize Research by Mathematics Teachers on Their Own PracticeAbstractThis article aims to summarize the theoretical and methodological framework of dissertations and theses produced between 2001 and 2016 which involve research of own practice and include collaboration as one of the actions that legitimize the investigation process. Our methodological approach has characteristics of collaborative research and relies on of bibliographic studies. By analyzing data, we found that although the term “own practice” appears in research, few studies actually use collaboration as an action to legitimize the process.KeywordsMathematics education. Own practice research. Collaboration. Colaboración: una acción para legitimar las investigaciones de la propia práctica de los profesores de matemáticas ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una síntesis de la estructura teórico-metodológica que fundamenta las disertaciones y las tesis producidas entre 2001 y 2016, relacionadas con la investigación de la propia práctica, en las cuales la colaboración se constituye como una de las acciones para legitimar el proceso investigativo. El caminar metodológico tiene características de la investigación colaborativa, con el auxilio de los estudios bibliográficos. El análisis de los datos reveló que, aunque el término «propia práctica» esté presente en las investigaciones, aún hay pocas producciones en las que las acciones para legitimar el proceso se configuren como colaboración.Palabras claveEducación matemática. Investigación de la propia práctica. Colaboración.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaSandalo Pereira, PatríciaTeixeira da Cruz Sakai, EdinalvaFabrícia Pereira Nogueira, Kely2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/38710.18676/cadernoscenpec.v8i1.387Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemáticaCadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v8i1reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387/386Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:35:08Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/387Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:51.155Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática
title Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática
spellingShingle Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática
Sandalo Pereira, Patrícia
title_short Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática
title_full Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática
title_fullStr Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática
title_full_unstemmed Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática
title_sort Colaboração: uma ação para legitimar as pesquisas da própria prática de professores de matemática
author Sandalo Pereira, Patrícia
author_facet Sandalo Pereira, Patrícia
Teixeira da Cruz Sakai, Edinalva
Fabrícia Pereira Nogueira, Kely
author_role author
author2 Teixeira da Cruz Sakai, Edinalva
Fabrícia Pereira Nogueira, Kely
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandalo Pereira, Patrícia
Teixeira da Cruz Sakai, Edinalva
Fabrícia Pereira Nogueira, Kely
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as dissertações e as teses produzidas entre 2001 e 2016, envolvendo a pesquisa da própria prática, e que possuem a colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. O caminhar metodológico possui características da pesquisa colaborativa, com o subsídio dos estudos bibliográficos. A análise dos dados revelou que, embora o termo “própria prática” esteja presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Palavras-chaveEducação matemática. Pesquisa da própria prática. Colaboração. Collaboration: An Action to Legitimize Research by Mathematics Teachers on Their Own PracticeAbstractThis article aims to summarize the theoretical and methodological framework of dissertations and theses produced between 2001 and 2016 which involve research of own practice and include collaboration as one of the actions that legitimize the investigation process. Our methodological approach has characteristics of collaborative research and relies on of bibliographic studies. By analyzing data, we found that although the term “own practice” appears in research, few studies actually use collaboration as an action to legitimize the process.KeywordsMathematics education. Own practice research. Collaboration. Colaboración: una acción para legitimar las investigaciones de la propia práctica de los profesores de matemáticas ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una síntesis de la estructura teórico-metodológica que fundamenta las disertaciones y las tesis producidas entre 2001 y 2016, relacionadas con la investigación de la propia práctica, en las cuales la colaboración se constituye como una de las acciones para legitimar el proceso investigativo. El caminar metodológico tiene características de la investigación colaborativa, con el auxilio de los estudios bibliográficos. El análisis de los datos reveló que, aunque el término «propia práctica» esté presente en las investigaciones, aún hay pocas producciones en las que las acciones para legitimar el proceso se configuren como colaboración.Palabras claveEducación matemática. Investigación de la propia práctica. Colaboración.
description Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da estrutura teórico-metodológica que sustenta as dissertações e as teses produzidas entre 2001 e 2016, envolvendo a pesquisa da própria prática, e que possuem a colaboração como uma das ações para a legitimação do processo investigativo. O caminhar metodológico possui características da pesquisa colaborativa, com o subsídio dos estudos bibliográficos. A análise dos dados revelou que, embora o termo “própria prática” esteja presente nas pesquisas, ainda são poucas as produções nas quais as ações para a legitimação do processo configuram-se como colaboração.Palavras-chaveEducação matemática. Pesquisa da própria prática. Colaboração. Collaboration: An Action to Legitimize Research by Mathematics Teachers on Their Own PracticeAbstractThis article aims to summarize the theoretical and methodological framework of dissertations and theses produced between 2001 and 2016 which involve research of own practice and include collaboration as one of the actions that legitimize the investigation process. Our methodological approach has characteristics of collaborative research and relies on of bibliographic studies. By analyzing data, we found that although the term “own practice” appears in research, few studies actually use collaboration as an action to legitimize the process.KeywordsMathematics education. Own practice research. Collaboration. Colaboración: una acción para legitimar las investigaciones de la propia práctica de los profesores de matemáticas ResumenEste artículo tiene como objetivo presentar una síntesis de la estructura teórico-metodológica que fundamenta las disertaciones y las tesis producidas entre 2001 y 2016, relacionadas con la investigación de la propia práctica, en las cuales la colaboración se constituye como una de las acciones para legitimar el proceso investigativo. El caminar metodológico tiene características de la investigación colaborativa, con el auxilio de los estudios bibliográficos. El análisis de los datos reveló que, aunque el término «propia práctica» esté presente en las investigaciones, aún hay pocas producciones en las que las acciones para legitimar el proceso se configuren como colaboración.Palabras claveEducación matemática. Investigación de la propia práctica. Colaboración.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387
10.18676/cadernoscenpec.v8i1.387
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v8i1.387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/387/386
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
Cadernos Cenpec; v. 8, n. 1 (2018): Educação matemática
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v8i1
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121123603677184