Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Cenpec |
Texto Completo: | http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338 |
Resumo: | Este artigo compartilha a análise dos documentos curriculares de Língua Portuguesa de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE, SP). Inicialmente, traça os fundamentos teóricos que sustentam os documentos curriculares, em seguida discute as implicações de assumir o texto como unidade de ensino (recorrente nos seis documentos) e o tratamento dado aos gêneros textuais, e, por fim, faz considerações a respeito das práticas de linguagem que estruturam a organização dos conteúdos: a oralidade, a de leitura, a produção de textos e a análise linguística. As reflexões são permeadas pelo diálogo com O texto na sala de aula – obra emblemática da renovação do ensino de Língua Portuguesa – e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que ajudam na busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais mudanças são notáveis no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos? |
id |
CENPEC-1_31cd9359987baa79d192bd7f08f6a158 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/338 |
network_acronym_str |
CENPEC-1 |
network_name_str |
Cadernos Cenpec |
spelling |
Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamentalTeaching and Learning Portuguese in the Later Years of Primary EducationEnseñar y aprender Lengua Portuguesa en los años finales de la enseñanza básicaEducaçãoCurrículo. Língua Portuguesa. Ensino.Curriculum, Portuguese, teaching.Currículo. Lengua Portuguesa. Enseñanza.Este artigo compartilha a análise dos documentos curriculares de Língua Portuguesa de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE, SP). Inicialmente, traça os fundamentos teóricos que sustentam os documentos curriculares, em seguida discute as implicações de assumir o texto como unidade de ensino (recorrente nos seis documentos) e o tratamento dado aos gêneros textuais, e, por fim, faz considerações a respeito das práticas de linguagem que estruturam a organização dos conteúdos: a oralidade, a de leitura, a produção de textos e a análise linguística. As reflexões são permeadas pelo diálogo com O texto na sala de aula – obra emblemática da renovação do ensino de Língua Portuguesa – e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que ajudam na busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais mudanças são notáveis no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos?This article presents an analysis of curricular documents of the discipline of Portuguese in six Brazilian states (AC, AL, MT, PR, PE, and SP). Initially, it outlines the theoretical foundations that underpin the curricular documents, and then discusses the implications of establishing the text as the teaching unit (which is recurring in the six documents) and the way of treating genres; finally, it reflects about the language practices that set the organization of the contents: orality, reading, text production, and linguistic analysis. The reflections are pervaded by a dialogue with O texto na sala de aula [The text in the classroom] – a book that is emblematic of the renovation of Portuguese teaching – and the National Curriculum Parameters (1998), both of which can help us find answers to this question: What changes are noticeable in the teaching and learning of Portuguese in the last 30 years?Portuguesa de seis estados brasileños (Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco y São Paulo). Inicialmente, se exponen los fundamentos teóricos que sostienen los documentos curriculares; a continuación, se analizan las implicaciones de asumir el texto como unidad de enseñanza (algo recurrente en los seis documentos) y el tratamiento dado a los géneros textuales; y, por último, se hacen consideraciones sobre las prácticas de lenguaje que estructuran la organización de los contenidos: la oralidad, la lectura, la producción de textos y el análisis lingüístico. Las reflexiones dialogan con el libro O texto na sala de aula [El texto en el aula] —obra emblemática de la renovación de la enseñanza de Lengua Portuguesa— y con los Parámetros Curriculares Nacionales (1998), directrices del Gobierno brasileño que ayudan a buscar respuestas a la siguiente pregunta: ¿qué cambios son notables en la enseñanza y el aprendizaje de Lengua Portuguesa en los últimos 30 años?Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaNóbrega, Maria José2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/33810.18676/cadernoscenpec.v5i2.338Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2Cadernos Cenpec; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF22237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v5i2reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338/335Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:44Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/338Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:41.813Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental Teaching and Learning Portuguese in the Later Years of Primary Education Enseñar y aprender Lengua Portuguesa en los años finales de la enseñanza básica |
title |
Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental Nóbrega, Maria José Educação Currículo. Língua Portuguesa. Ensino. Curriculum, Portuguese, teaching. Currículo. Lengua Portuguesa. Enseñanza. |
title_short |
Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental |
author |
Nóbrega, Maria José |
author_facet |
Nóbrega, Maria José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Maria José |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Currículo. Língua Portuguesa. Ensino. Curriculum, Portuguese, teaching. Currículo. Lengua Portuguesa. Enseñanza. |
topic |
Educação Currículo. Língua Portuguesa. Ensino. Curriculum, Portuguese, teaching. Currículo. Lengua Portuguesa. Enseñanza. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo compartilha a análise dos documentos curriculares de Língua Portuguesa de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE, SP). Inicialmente, traça os fundamentos teóricos que sustentam os documentos curriculares, em seguida discute as implicações de assumir o texto como unidade de ensino (recorrente nos seis documentos) e o tratamento dado aos gêneros textuais, e, por fim, faz considerações a respeito das práticas de linguagem que estruturam a organização dos conteúdos: a oralidade, a de leitura, a produção de textos e a análise linguística. As reflexões são permeadas pelo diálogo com O texto na sala de aula – obra emblemática da renovação do ensino de Língua Portuguesa – e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que ajudam na busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais mudanças são notáveis no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos? This article presents an analysis of curricular documents of the discipline of Portuguese in six Brazilian states (AC, AL, MT, PR, PE, and SP). Initially, it outlines the theoretical foundations that underpin the curricular documents, and then discusses the implications of establishing the text as the teaching unit (which is recurring in the six documents) and the way of treating genres; finally, it reflects about the language practices that set the organization of the contents: orality, reading, text production, and linguistic analysis. The reflections are pervaded by a dialogue with O texto na sala de aula [The text in the classroom] – a book that is emblematic of the renovation of Portuguese teaching – and the National Curriculum Parameters (1998), both of which can help us find answers to this question: What changes are noticeable in the teaching and learning of Portuguese in the last 30 years? Portuguesa de seis estados brasileños (Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco y São Paulo). Inicialmente, se exponen los fundamentos teóricos que sostienen los documentos curriculares; a continuación, se analizan las implicaciones de asumir el texto como unidad de enseñanza (algo recurrente en los seis documentos) y el tratamiento dado a los géneros textuales; y, por último, se hacen consideraciones sobre las prácticas de lenguaje que estructuran la organización de los contenidos: la oralidad, la lectura, la producción de textos y el análisis lingüístico. Las reflexiones dialogan con el libro O texto na sala de aula [El texto en el aula] —obra emblemática de la renovación de la enseñanza de Lengua Portuguesa— y con los Parámetros Curriculares Nacionales (1998), directrices del Gobierno brasileño que ayudan a buscar respuestas a la siguiente pregunta: ¿qué cambios son notables en la enseñanza y el aprendizaje de Lengua Portuguesa en los últimos 30 años? |
description |
Este artigo compartilha a análise dos documentos curriculares de Língua Portuguesa de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE, SP). Inicialmente, traça os fundamentos teóricos que sustentam os documentos curriculares, em seguida discute as implicações de assumir o texto como unidade de ensino (recorrente nos seis documentos) e o tratamento dado aos gêneros textuais, e, por fim, faz considerações a respeito das práticas de linguagem que estruturam a organização dos conteúdos: a oralidade, a de leitura, a produção de textos e a análise linguística. As reflexões são permeadas pelo diálogo com O texto na sala de aula – obra emblemática da renovação do ensino de Língua Portuguesa – e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que ajudam na busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais mudanças são notáveis no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos? |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338 10.18676/cadernoscenpec.v5i2.338 |
url |
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338 |
identifier_str_mv |
10.18676/cadernoscenpec.v5i2.338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338/335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova série info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova série |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
publisher.none.fl_str_mv |
Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2 Cadernos Cenpec; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2 2237-9983 2237-9983 10.18676/cadernoscenpec.v5i2 reponame:Cadernos Cenpec instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) instacron:CENPEC |
reponame_str |
Cadernos Cenpec |
collection |
Cadernos Cenpec |
instname_str |
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
instacron_str |
CENPEC |
institution |
CENPEC |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121123279667200 |