Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega, Maria José
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338
Resumo: Este artigo compartilha a análise dos documentos curriculares de Língua Portuguesa de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE, SP). Inicialmente, traça os fundamentos teóricos que sustentam os documentos curriculares, em seguida discute as implicações de assumir o texto como unidade de ensino (recorrente nos seis documentos) e o tratamento dado aos gêneros textuais, e, por fim, faz considerações a respeito das práticas de linguagem que estruturam a organização dos conteúdos: a oralidade, a de leitura, a produção de textos e a análise linguística. As reflexões são permeadas pelo diálogo com O texto na sala de aula – obra emblemática da renovação do ensino de Língua Portuguesa – e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que ajudam na busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais mudanças são notáveis no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos?
id CENPEC-1_31cd9359987baa79d192bd7f08f6a158
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/338
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamentalTeaching and Learning Portuguese in the Later Years of Primary EducationEnseñar y aprender Lengua Portuguesa en los años finales de la enseñanza básicaEducaçãoCurrículo. Língua Portuguesa. Ensino.Curriculum, Portuguese, teaching.Currículo. Lengua Portuguesa. Enseñanza.Este artigo compartilha a análise dos documentos curriculares de Língua Portuguesa de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE, SP). Inicialmente, traça os fundamentos teóricos que sustentam os documentos curriculares, em seguida discute as implicações de assumir o texto como unidade de ensino (recorrente nos seis documentos) e o tratamento dado aos gêneros textuais, e, por fim, faz considerações a respeito das práticas de linguagem que estruturam a organização dos conteúdos: a oralidade, a de leitura, a produção de textos e a análise linguística. As reflexões são permeadas pelo diálogo com O texto na sala de aula – obra emblemática da renovação do ensino de Língua Portuguesa – e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que ajudam na busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais mudanças são notáveis no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos?This article presents an analysis of curricular documents of the discipline of Portuguese in six Brazilian states (AC, AL, MT, PR, PE, and SP). Initially, it outlines the theoretical foundations that underpin the curricular documents, and then discusses the implications of establishing the text as the teaching unit (which is recurring in the six documents) and the way of treating genres; finally, it reflects about the language practices that set the organization of the contents: orality, reading, text production, and linguistic analysis. The reflections are pervaded by a dialogue with O texto na sala de aula [The text in the classroom] – a book that is emblematic of the renovation of Portuguese teaching – and the National Curriculum Parameters (1998), both of which can help us find answers to this question: What changes are noticeable in the teaching and learning of Portuguese in the last 30 years?Portuguesa de seis estados brasileños (Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco y São Paulo). Inicialmente, se exponen los fundamentos teóricos que sostienen los documentos curriculares; a continuación, se analizan las implicaciones de asumir el texto como unidad de enseñanza (algo recurrente en los seis documentos) y el tratamiento dado a los géneros textuales; y, por último, se hacen consideraciones sobre las prácticas de lenguaje que estructuran la organización de los contenidos: la oralidad, la lectura, la producción de textos y el análisis lingüístico. Las reflexiones dialogan con el libro O texto na sala de aula [El texto en el aula] —obra emblemática de la renovación de la enseñanza de Lengua Portuguesa— y con los Parámetros Curriculares Nacionales (1998), directrices del Gobierno brasileño que ayudan a buscar respuestas a la siguiente pregunta: ¿qué cambios son notables en la enseñanza y el aprendizaje de Lengua Portuguesa en los últimos 30 años?Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaNóbrega, Maria José2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/33810.18676/cadernoscenpec.v5i2.338Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2Cadernos Cenpec; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF22237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v5i2reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338/335Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:44Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/338Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:41.813Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
Teaching and Learning Portuguese in the Later Years of Primary Education
Enseñar y aprender Lengua Portuguesa en los años finales de la enseñanza básica
title Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
Nóbrega, Maria José
Educação
Currículo. Língua Portuguesa. Ensino.
Curriculum, Portuguese, teaching.
Currículo. Lengua Portuguesa. Enseñanza.
title_short Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
title_full Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Ensinar e aprender Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
author Nóbrega, Maria José
author_facet Nóbrega, Maria José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, Maria José
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo. Língua Portuguesa. Ensino.
Curriculum, Portuguese, teaching.
Currículo. Lengua Portuguesa. Enseñanza.
topic Educação
Currículo. Língua Portuguesa. Ensino.
Curriculum, Portuguese, teaching.
Currículo. Lengua Portuguesa. Enseñanza.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo compartilha a análise dos documentos curriculares de Língua Portuguesa de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE, SP). Inicialmente, traça os fundamentos teóricos que sustentam os documentos curriculares, em seguida discute as implicações de assumir o texto como unidade de ensino (recorrente nos seis documentos) e o tratamento dado aos gêneros textuais, e, por fim, faz considerações a respeito das práticas de linguagem que estruturam a organização dos conteúdos: a oralidade, a de leitura, a produção de textos e a análise linguística. As reflexões são permeadas pelo diálogo com O texto na sala de aula – obra emblemática da renovação do ensino de Língua Portuguesa – e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que ajudam na busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais mudanças são notáveis no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos?
This article presents an analysis of curricular documents of the discipline of Portuguese in six Brazilian states (AC, AL, MT, PR, PE, and SP). Initially, it outlines the theoretical foundations that underpin the curricular documents, and then discusses the implications of establishing the text as the teaching unit (which is recurring in the six documents) and the way of treating genres; finally, it reflects about the language practices that set the organization of the contents: orality, reading, text production, and linguistic analysis. The reflections are pervaded by a dialogue with O texto na sala de aula [The text in the classroom] – a book that is emblematic of the renovation of Portuguese teaching – and the National Curriculum Parameters (1998), both of which can help us find answers to this question: What changes are noticeable in the teaching and learning of Portuguese in the last 30 years?
Portuguesa de seis estados brasileños (Acre, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco y São Paulo). Inicialmente, se exponen los fundamentos teóricos que sostienen los documentos curriculares; a continuación, se analizan las implicaciones de asumir el texto como unidad de enseñanza (algo recurrente en los seis documentos) y el tratamiento dado a los géneros textuales; y, por último, se hacen consideraciones sobre las prácticas de lenguaje que estructuran la organización de los contenidos: la oralidad, la lectura, la producción de textos y el análisis lingüístico. Las reflexiones dialogan con el libro O texto na sala de aula [El texto en el aula] —obra emblemática de la renovación de la enseñanza de Lengua Portuguesa— y con los Parámetros Curriculares Nacionales (1998), directrices del Gobierno brasileño que ayudan a buscar respuestas a la siguiente pregunta: ¿qué cambios son notables en la enseñanza y el aprendizaje de Lengua Portuguesa en los últimos 30 años?
description Este artigo compartilha a análise dos documentos curriculares de Língua Portuguesa de seis estados (AC, AL, MT, PR, PE, SP). Inicialmente, traça os fundamentos teóricos que sustentam os documentos curriculares, em seguida discute as implicações de assumir o texto como unidade de ensino (recorrente nos seis documentos) e o tratamento dado aos gêneros textuais, e, por fim, faz considerações a respeito das práticas de linguagem que estruturam a organização dos conteúdos: a oralidade, a de leitura, a produção de textos e a análise linguística. As reflexões são permeadas pelo diálogo com O texto na sala de aula – obra emblemática da renovação do ensino de Língua Portuguesa – e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que ajudam na busca de respostas para a seguinte pergunta: Quais mudanças são notáveis no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa nos últimos 30 anos?
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338
10.18676/cadernoscenpec.v5i2.338
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v5i2.338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/338/335
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2
Cadernos Cenpec; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v5i2
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121123279667200