O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Luciana
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/176
Resumo: Este artigo se insere no campo de debates a respeito das desigualdades raciais e tem por objetivo analisar aspecto pouco tratado em estudos brasileiros: as concepções construídas a respeito da brancura. Para a consecução desse objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores da educação básica, autoclassificados negros ou brancos, em que se buscou apreender o que significou “ser branco” em suas trajetórias de vida. As análises revelam que a brancura é encarada como um ideal ético, educacional, estético e econômico a ser alcançado pelos sujeitos, idealização construída com base na depreciação de outros grupos raciais, notadamente o negro. Conclui-se que as discussões atuais sobre uma educação antirracista podem contribuir para a desconstrução dessa idealização.
id CENPEC-1_7830d42aed81e4bbdaf5de2b73e5e77d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/176
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no BrasilThe value of whiteness: considerations on a little explored debate in BrazilEducação ; Cultura ; DiversidadeRelações Raciais. Brancura. Negritude. Diversidade. Educação.DiversityRacial Relations. Whiteness. Blackness. Diversity. Education.Este artigo se insere no campo de debates a respeito das desigualdades raciais e tem por objetivo analisar aspecto pouco tratado em estudos brasileiros: as concepções construídas a respeito da brancura. Para a consecução desse objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores da educação básica, autoclassificados negros ou brancos, em que se buscou apreender o que significou “ser branco” em suas trajetórias de vida. As análises revelam que a brancura é encarada como um ideal ético, educacional, estético e econômico a ser alcançado pelos sujeitos, idealização construída com base na depreciação de outros grupos raciais, notadamente o negro. Conclui-se que as discussões atuais sobre uma educação antirracista podem contribuir para a desconstrução dessa idealização.This paper lies in the field of debates regarding racial inequalities and is aimed at assessing an aspect dealt with rarely in Brazilian studies: conceptions built in relation to whiteness. To fulfill this aim, semi-structured interviews were done with ten primary school teachers who self-identified as black or white. These interviews sought to understand what “being white” meant to their life histories. Analyses showed that whiteness is seen as an ethical, educational, aesthetic and economic ideal to be achieved by the subjects; it is an idealization built based on depreciation of other racial groups, especially blacks. The conclusion was reached that current discussions on anti-racist education may contribute to deconstructing this idealization.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaAlves, Luciana2013-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/17610.18676/cadernoscenpec.v2i2.176Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e DiversidadeCadernos Cenpec; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i2reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/176/204info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:28Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/176Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:12.473Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no Brasil
The value of whiteness: considerations on a little explored debate in Brazil

title O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no Brasil
spellingShingle O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no Brasil
Alves, Luciana
Educação ; Cultura ; Diversidade
Relações Raciais. Brancura. Negritude. Diversidade. Educação.
Diversity
Racial Relations. Whiteness. Blackness. Diversity. Education.
title_short O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no Brasil
title_full O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no Brasil
title_fullStr O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no Brasil
title_full_unstemmed O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no Brasil
title_sort O valor da brancura: considerações sobre um debate pouco explorado no Brasil
author Alves, Luciana
author_facet Alves, Luciana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Luciana
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação ; Cultura ; Diversidade
Relações Raciais. Brancura. Negritude. Diversidade. Educação.
Diversity
Racial Relations. Whiteness. Blackness. Diversity. Education.
topic Educação ; Cultura ; Diversidade
Relações Raciais. Brancura. Negritude. Diversidade. Educação.
Diversity
Racial Relations. Whiteness. Blackness. Diversity. Education.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo se insere no campo de debates a respeito das desigualdades raciais e tem por objetivo analisar aspecto pouco tratado em estudos brasileiros: as concepções construídas a respeito da brancura. Para a consecução desse objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores da educação básica, autoclassificados negros ou brancos, em que se buscou apreender o que significou “ser branco” em suas trajetórias de vida. As análises revelam que a brancura é encarada como um ideal ético, educacional, estético e econômico a ser alcançado pelos sujeitos, idealização construída com base na depreciação de outros grupos raciais, notadamente o negro. Conclui-se que as discussões atuais sobre uma educação antirracista podem contribuir para a desconstrução dessa idealização.
This paper lies in the field of debates regarding racial inequalities and is aimed at assessing an aspect dealt with rarely in Brazilian studies: conceptions built in relation to whiteness. To fulfill this aim, semi-structured interviews were done with ten primary school teachers who self-identified as black or white. These interviews sought to understand what “being white” meant to their life histories. Analyses showed that whiteness is seen as an ethical, educational, aesthetic and economic ideal to be achieved by the subjects; it is an idealization built based on depreciation of other racial groups, especially blacks. The conclusion was reached that current discussions on anti-racist education may contribute to deconstructing this idealization.

description Este artigo se insere no campo de debates a respeito das desigualdades raciais e tem por objetivo analisar aspecto pouco tratado em estudos brasileiros: as concepções construídas a respeito da brancura. Para a consecução desse objetivo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores da educação básica, autoclassificados negros ou brancos, em que se buscou apreender o que significou “ser branco” em suas trajetórias de vida. As análises revelam que a brancura é encarada como um ideal ético, educacional, estético e econômico a ser alcançado pelos sujeitos, idealização construída com base na depreciação de outros grupos raciais, notadamente o negro. Conclui-se que as discussões atuais sobre uma educação antirracista podem contribuir para a desconstrução dessa idealização.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/176
10.18676/cadernoscenpec.v2i2.176
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/176
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v2i2.176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/176/204
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade
Cadernos Cenpec; v. 2, n. 2 (2012): Igualdade e Diversidade
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v2i2
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121122709241856