Avaliando na perspectiva sociocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Tânia Regina de Souza
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117
Resumo: O texto discute a avaliação numa perspectiva sociocultural, entendida como parte integrante e continua do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe mudanças na forma e nos instrumentos utilizados para avaliar. O foco da questão não é a avaliação em si mesma, mas sim a prática pedagógica. A avaliação pode ser feita em conjunto com outras ações didático-pedagógicas como, por exemplo, portfólios, autoavaliações, pôsteres, projetos em conjunto. Nesse caso, o papel do professor não se restringe mais a ensinar conteúdos: deve propor desafios que possibilitem o desenvolvimento de habilidades. O texto conclui que, felizmente, não há uma receita pronta para avaliar, de maneira que essas considerações têm o propósito de instigar novas discussões e incentivar pesquisas, diálogos e reflexões.
id CENPEC-1_aa260b33fdb899df626f1d70d0c5991a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/117
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Avaliando na perspectiva socioculturalAssessment from a Socio-Cultural PerspectiveAvaliação; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de avaliaçãoAssessment; Teaching-learning; Assessment instrumentsO texto discute a avaliação numa perspectiva sociocultural, entendida como parte integrante e continua do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe mudanças na forma e nos instrumentos utilizados para avaliar. O foco da questão não é a avaliação em si mesma, mas sim a prática pedagógica. A avaliação pode ser feita em conjunto com outras ações didático-pedagógicas como, por exemplo, portfólios, autoavaliações, pôsteres, projetos em conjunto. Nesse caso, o papel do professor não se restringe mais a ensinar conteúdos: deve propor desafios que possibilitem o desenvolvimento de habilidades. O texto conclui que, felizmente, não há uma receita pronta para avaliar, de maneira que essas considerações têm o propósito de instigar novas discussões e incentivar pesquisas, diálogos e reflexões.This text discusses assessment from a socio-cultural perspective, understood as an integral and continual part of the teaching-learning process. To do this, it proposes changes in how assessment is done and in the instruments used in doing it. The crux of the issue is not assessment itself, but rather the practice of education. Assessment can be done in conjunction with other didactic-educational activities, such as portfolios, self-assessments, posters and joint projects, for instance. In this case, the role of the teacher is no longer restricted to teaching content: the teacher should pose challenges that enable development of skills. The text concludes that, fortunately, there is no easy recipe for assessing; therefore, these considerations are aimed at instigating new discussions and fostering studies, dialogue and reflection.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaRomero, Tânia Regina de Souza2007-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/11710.18676/cadernoscenpec.v2i3.117Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em EducaçãoCadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação2237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v2i3reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117/148info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:44Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/117Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:40.844Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando na perspectiva sociocultural
Assessment from a Socio-Cultural Perspective
title Avaliando na perspectiva sociocultural
spellingShingle Avaliando na perspectiva sociocultural
Romero, Tânia Regina de Souza
Avaliação; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de avaliação
Assessment; Teaching-learning; Assessment instruments
title_short Avaliando na perspectiva sociocultural
title_full Avaliando na perspectiva sociocultural
title_fullStr Avaliando na perspectiva sociocultural
title_full_unstemmed Avaliando na perspectiva sociocultural
title_sort Avaliando na perspectiva sociocultural
author Romero, Tânia Regina de Souza
author_facet Romero, Tânia Regina de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Romero, Tânia Regina de Souza
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de avaliação
Assessment; Teaching-learning; Assessment instruments
topic Avaliação; Ensino-aprendizagem; Instrumentos de avaliação
Assessment; Teaching-learning; Assessment instruments
dc.description.none.fl_txt_mv O texto discute a avaliação numa perspectiva sociocultural, entendida como parte integrante e continua do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe mudanças na forma e nos instrumentos utilizados para avaliar. O foco da questão não é a avaliação em si mesma, mas sim a prática pedagógica. A avaliação pode ser feita em conjunto com outras ações didático-pedagógicas como, por exemplo, portfólios, autoavaliações, pôsteres, projetos em conjunto. Nesse caso, o papel do professor não se restringe mais a ensinar conteúdos: deve propor desafios que possibilitem o desenvolvimento de habilidades. O texto conclui que, felizmente, não há uma receita pronta para avaliar, de maneira que essas considerações têm o propósito de instigar novas discussões e incentivar pesquisas, diálogos e reflexões.
This text discusses assessment from a socio-cultural perspective, understood as an integral and continual part of the teaching-learning process. To do this, it proposes changes in how assessment is done and in the instruments used in doing it. The crux of the issue is not assessment itself, but rather the practice of education. Assessment can be done in conjunction with other didactic-educational activities, such as portfolios, self-assessments, posters and joint projects, for instance. In this case, the role of the teacher is no longer restricted to teaching content: the teacher should pose challenges that enable development of skills. The text concludes that, fortunately, there is no easy recipe for assessing; therefore, these considerations are aimed at instigating new discussions and fostering studies, dialogue and reflection.
description O texto discute a avaliação numa perspectiva sociocultural, entendida como parte integrante e continua do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, propõe mudanças na forma e nos instrumentos utilizados para avaliar. O foco da questão não é a avaliação em si mesma, mas sim a prática pedagógica. A avaliação pode ser feita em conjunto com outras ações didático-pedagógicas como, por exemplo, portfólios, autoavaliações, pôsteres, projetos em conjunto. Nesse caso, o papel do professor não se restringe mais a ensinar conteúdos: deve propor desafios que possibilitem o desenvolvimento de habilidades. O texto conclui que, felizmente, não há uma receita pronta para avaliar, de maneira que essas considerações têm o propósito de instigar novas discussões e incentivar pesquisas, diálogos e reflexões.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117
10.18676/cadernoscenpec.v2i3.117
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v2i3.117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/117/148
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação
Cadernos Cenpec; v. 2, n. 3 (2007): Avaliação em Educação
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v2i3
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121123268132864