Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Antônio Augusto Gomes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Barretto, Elba Siqueira de Sá, Gusmão, Joana Buarque de, Ribeiro, Vanda Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Cenpec
Texto Completo: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/336
Resumo: O objetivo deste artigo é examinar o processo de reformulação dos documentos curriculares dos estados e do Distrito Federal ocorrido nos últimos anos. Para tanto, apresenta-se levantamento realizado em 2014-2015 acerca dos documentos curriculares do ensino fundamental II dos estados e do Distrito Federal, o qual é comparado com levantamento anterior, efetuado por Sampaio e colaboradores em 2009. Conclui-se que nos últimos anos há, no país, um movimento de renovação curricular intenso. Compartilha-se também análise que categorizou os documentos em quatro modelos: currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares, nos quais observam-se um movimento progressivo de maior especificação de metas e objetivos, detalhamento da progressão e compassamento dos conteúdos e intervenção no processo didático. 
id CENPEC-1_d3f033c6d0453623dab33a3c2c5f2a28
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/336
network_acronym_str CENPEC-1
network_name_str Cadernos Cenpec
spelling Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)Curricular Renovation Movements (2009-2014): New DocumentsMovimiento de renovación curricular (2009-2014): nuevos documentosEducaçãoCurrículo. Políticas curriculares. Ensino fundamental II.Curriculum, educational policy, late years of primary education.Currículo. Política educacional. Enseñanza básica II.O objetivo deste artigo é examinar o processo de reformulação dos documentos curriculares dos estados e do Distrito Federal ocorrido nos últimos anos. Para tanto, apresenta-se levantamento realizado em 2014-2015 acerca dos documentos curriculares do ensino fundamental II dos estados e do Distrito Federal, o qual é comparado com levantamento anterior, efetuado por Sampaio e colaboradores em 2009. Conclui-se que nos últimos anos há, no país, um movimento de renovação curricular intenso. Compartilha-se também análise que categorizou os documentos em quatro modelos: currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares, nos quais observam-se um movimento progressivo de maior especificação de metas e objetivos, detalhamento da progressão e compassamento dos conteúdos e intervenção no processo didático. The goal of this article is to examine the reformulation process of curricular documents in Brazilian states and the Brazilian Federal District in recent years. To that end, we present a survey conducted in 2014-2015 on curricular documents of the late years of primary education in the states and the Federal District. We compare this survey with a previous one conducted by Sampaio and collaborators in 2009. We found that, in recent years, there is a more intense curricular renovation movement in the country. We also present an analysis that categorized the documents in four models: curriculum, curriculum matrix, curricular proposal, and curricular guidelines; we found in all of these a progressive movement towards greater specification of targets and goals, detailing of the progression and pacing of contents, and intervention in the didactic process.El propósito de este artículo es examinar el proceso de reformulación de los documentos curriculares de los estados y el distrito federal de Brasil que ha tenido lugar en los últimos años. Para ello, se presenta un estudio realizado en 2014-2015 acerca de los documentos curriculares de la enseñanza básica II de los estados y el distrito federal de Brasil; estudio que se compara con otro anterior, llevado a cabo por Sampaio y colaboradores en 2009. Se llega a la conclusión de que, en los últimos años, en Brasil hay un movimiento de renovación curricular más intenso. Asimismo, se presenta el análisis que categorizó los documentos en cuatro modelos: currículo, matriz curricular, propuesta curricular y directrices curriculares, en los que se observa un movimiento progresivo de mayor especificación de metas y objetivos, detalle de la progresión y cadencia de los contenidos e intervención en el proceso didáctico.Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação ComunitáriaBatista, Antônio Augusto GomesBarretto, Elba Siqueira de SáGusmão, Joana Buarque deRibeiro, Vanda Mendes2016-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/33610.18676/cadernoscenpec.v5i2.336Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2Cadernos Cenpec; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF22237-99832237-998310.18676/cadernoscenpec.v5i2reponame:Cadernos Cenpecinstname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)instacron:CENPECporhttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/336/333Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova sérieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:34:28Zoai:ojs.www.cadernos.cenpec.org.br:article/336Revistahttp://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/oai2237-99832237-9983opendoar:null2020-06-25 22:19:19.368Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)
Curricular Renovation Movements (2009-2014): New Documents
Movimiento de renovación curricular (2009-2014): nuevos documentos
title Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)
spellingShingle Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)
Batista, Antônio Augusto Gomes
Educação
Currículo. Políticas curriculares. Ensino fundamental II.
Curriculum, educational policy, late years of primary education.
Currículo. Política educacional. Enseñanza básica II.
title_short Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)
title_full Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)
title_fullStr Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)
title_full_unstemmed Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)
title_sort Renovação dos documentos curriculares dos anos finais do ensino fundamental nos estados brasileiros: (2009-2014)
author Batista, Antônio Augusto Gomes
author_facet Batista, Antônio Augusto Gomes
Barretto, Elba Siqueira de Sá
Gusmão, Joana Buarque de
Ribeiro, Vanda Mendes
author_role author
author2 Barretto, Elba Siqueira de Sá
Gusmão, Joana Buarque de
Ribeiro, Vanda Mendes
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Antônio Augusto Gomes
Barretto, Elba Siqueira de Sá
Gusmão, Joana Buarque de
Ribeiro, Vanda Mendes
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo. Políticas curriculares. Ensino fundamental II.
Curriculum, educational policy, late years of primary education.
Currículo. Política educacional. Enseñanza básica II.
topic Educação
Currículo. Políticas curriculares. Ensino fundamental II.
Curriculum, educational policy, late years of primary education.
Currículo. Política educacional. Enseñanza básica II.
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste artigo é examinar o processo de reformulação dos documentos curriculares dos estados e do Distrito Federal ocorrido nos últimos anos. Para tanto, apresenta-se levantamento realizado em 2014-2015 acerca dos documentos curriculares do ensino fundamental II dos estados e do Distrito Federal, o qual é comparado com levantamento anterior, efetuado por Sampaio e colaboradores em 2009. Conclui-se que nos últimos anos há, no país, um movimento de renovação curricular intenso. Compartilha-se também análise que categorizou os documentos em quatro modelos: currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares, nos quais observam-se um movimento progressivo de maior especificação de metas e objetivos, detalhamento da progressão e compassamento dos conteúdos e intervenção no processo didático. 
The goal of this article is to examine the reformulation process of curricular documents in Brazilian states and the Brazilian Federal District in recent years. To that end, we present a survey conducted in 2014-2015 on curricular documents of the late years of primary education in the states and the Federal District. We compare this survey with a previous one conducted by Sampaio and collaborators in 2009. We found that, in recent years, there is a more intense curricular renovation movement in the country. We also present an analysis that categorized the documents in four models: curriculum, curriculum matrix, curricular proposal, and curricular guidelines; we found in all of these a progressive movement towards greater specification of targets and goals, detailing of the progression and pacing of contents, and intervention in the didactic process.
El propósito de este artículo es examinar el proceso de reformulación de los documentos curriculares de los estados y el distrito federal de Brasil que ha tenido lugar en los últimos años. Para ello, se presenta un estudio realizado en 2014-2015 acerca de los documentos curriculares de la enseñanza básica II de los estados y el distrito federal de Brasil; estudio que se compara con otro anterior, llevado a cabo por Sampaio y colaboradores en 2009. Se llega a la conclusión de que, en los últimos años, en Brasil hay un movimiento de renovación curricular más intenso. Asimismo, se presenta el análisis que categorizó los documentos en cuatro modelos: currículo, matriz curricular, propuesta curricular y directrices curriculares, en los que se observa un movimiento progresivo de mayor especificación de metas y objetivos, detalle de la progresión y cadencia de los contenidos e intervención en el proceso didáctico.
description O objetivo deste artigo é examinar o processo de reformulação dos documentos curriculares dos estados e do Distrito Federal ocorrido nos últimos anos. Para tanto, apresenta-se levantamento realizado em 2014-2015 acerca dos documentos curriculares do ensino fundamental II dos estados e do Distrito Federal, o qual é comparado com levantamento anterior, efetuado por Sampaio e colaboradores em 2009. Conclui-se que nos últimos anos há, no país, um movimento de renovação curricular intenso. Compartilha-se também análise que categorizou os documentos em quatro modelos: currículo, matriz curricular, proposta curricular e diretrizes curriculares, nos quais observam-se um movimento progressivo de maior especificação de metas e objetivos, detalhamento da progressão e compassamento dos conteúdos e intervenção no processo didático. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/336
10.18676/cadernoscenpec.v5i2.336
url http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/336
identifier_str_mv 10.18676/cadernoscenpec.v5i2.336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/336/333
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova série
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Cadernos Cenpec | Nova série
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
publisher.none.fl_str_mv Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Cenpec | Nova série; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2
Cadernos Cenpec; v. 5, n. 2 (2015): Currículos EF2
2237-9983
2237-9983
10.18676/cadernoscenpec.v5i2
reponame:Cadernos Cenpec
instname:Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron:CENPEC
reponame_str Cadernos Cenpec
collection Cadernos Cenpec
instname_str Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
instacron_str CENPEC
institution CENPEC
repository.name.fl_str_mv Cadernos Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121122786836480