Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kreutz, Rafael Rudolfo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vieira, Kelmara Mendes, Costa, Flavio Naccheri Vilar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894
Resumo: O artigo buscou identificar o panorama da participação dos discentes do curso de engenharia de produção (E.P.) na avaliação institucional. Como estrategia de pesquisa escolheu-se como metodo o estudo de caso e abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em tres etapas. A primeira foi feita atraves de uma pesquisa bibliografica. Na segunda, realizou-se a coleta dos dados secundarios atraves do banco de informações disponibilizadas pelo CPD da Universidade. Em seguida, foram construidos os graficos comparando as participacoes dos discentes. Para analise dos dados utilizou-se a estatistica descritiva e analise multivariada. Os resultados evidenciam que, no geral, houve uma baixa participação dos discentes na avaliação. A E.P. obteve os menores indices de participação em relação às demais engenharias, alem de ter apenas 12,5% de participação media. Os estudantes de E.P. conhecem o Projeto Pedagogico do curso, mas classificam como ruim ou regular diversos quesitos da avaliação.
id CESGRAN-1_02816cf67b07e213e607956304fe7da1
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1894
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IESEducação; Autoavaliação; Avaliação InstitucionalO artigo buscou identificar o panorama da participação dos discentes do curso de engenharia de produção (E.P.) na avaliação institucional. Como estrategia de pesquisa escolheu-se como metodo o estudo de caso e abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em tres etapas. A primeira foi feita atraves de uma pesquisa bibliografica. Na segunda, realizou-se a coleta dos dados secundarios atraves do banco de informações disponibilizadas pelo CPD da Universidade. Em seguida, foram construidos os graficos comparando as participacoes dos discentes. Para analise dos dados utilizou-se a estatistica descritiva e analise multivariada. Os resultados evidenciam que, no geral, houve uma baixa participação dos discentes na avaliação. A E.P. obteve os menores indices de participação em relação às demais engenharias, alem de ter apenas 12,5% de participação media. Os estudantes de E.P. conhecem o Projeto Pedagogico do curso, mas classificam como ruim ou regular diversos quesitos da avaliação.Fundação CesgranrioKreutz, Rafael RudolfoVieira, Kelmara MendesCosta, Flavio Naccheri Vilar2019-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/189410.22347/2175-2753v11i32.1894Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 321 - 3452175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894/pdfAmericaTodos os discentes da UFSMDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T15:07:50Zoai:ojs.localhost:article/1894Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-08-23T15:07:50Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES
title Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES
spellingShingle Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES
Kreutz, Rafael Rudolfo
Educação; Autoavaliação; Avaliação Institucional
title_short Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES
title_full Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES
title_fullStr Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES
title_full_unstemmed Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES
title_sort Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES
author Kreutz, Rafael Rudolfo
author_facet Kreutz, Rafael Rudolfo
Vieira, Kelmara Mendes
Costa, Flavio Naccheri Vilar
author_role author
author2 Vieira, Kelmara Mendes
Costa, Flavio Naccheri Vilar
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kreutz, Rafael Rudolfo
Vieira, Kelmara Mendes
Costa, Flavio Naccheri Vilar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Autoavaliação; Avaliação Institucional
topic Educação; Autoavaliação; Avaliação Institucional
description O artigo buscou identificar o panorama da participação dos discentes do curso de engenharia de produção (E.P.) na avaliação institucional. Como estrategia de pesquisa escolheu-se como metodo o estudo de caso e abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em tres etapas. A primeira foi feita atraves de uma pesquisa bibliografica. Na segunda, realizou-se a coleta dos dados secundarios atraves do banco de informações disponibilizadas pelo CPD da Universidade. Em seguida, foram construidos os graficos comparando as participacoes dos discentes. Para analise dos dados utilizou-se a estatistica descritiva e analise multivariada. Os resultados evidenciam que, no geral, houve uma baixa participação dos discentes na avaliação. A E.P. obteve os menores indices de participação em relação às demais engenharias, alem de ter apenas 12,5% de participação media. Os estudantes de E.P. conhecem o Projeto Pedagogico do curso, mas classificam como ruim ou regular diversos quesitos da avaliação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-23
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894
10.22347/2175-2753v11i32.1894
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i32.1894
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv America

Todos os discentes da UFSM
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 321 - 345
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671870955520