Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894 |
Resumo: | O artigo buscou identificar o panorama da participação dos discentes do curso de engenharia de produção (E.P.) na avaliação institucional. Como estrategia de pesquisa escolheu-se como metodo o estudo de caso e abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em tres etapas. A primeira foi feita atraves de uma pesquisa bibliografica. Na segunda, realizou-se a coleta dos dados secundarios atraves do banco de informações disponibilizadas pelo CPD da Universidade. Em seguida, foram construidos os graficos comparando as participacoes dos discentes. Para analise dos dados utilizou-se a estatistica descritiva e analise multivariada. Os resultados evidenciam que, no geral, houve uma baixa participação dos discentes na avaliação. A E.P. obteve os menores indices de participação em relação às demais engenharias, alem de ter apenas 12,5% de participação media. Os estudantes de E.P. conhecem o Projeto Pedagogico do curso, mas classificam como ruim ou regular diversos quesitos da avaliação. |
id |
CESGRAN-1_02816cf67b07e213e607956304fe7da1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1894 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IESEducação; Autoavaliação; Avaliação InstitucionalO artigo buscou identificar o panorama da participação dos discentes do curso de engenharia de produção (E.P.) na avaliação institucional. Como estrategia de pesquisa escolheu-se como metodo o estudo de caso e abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em tres etapas. A primeira foi feita atraves de uma pesquisa bibliografica. Na segunda, realizou-se a coleta dos dados secundarios atraves do banco de informações disponibilizadas pelo CPD da Universidade. Em seguida, foram construidos os graficos comparando as participacoes dos discentes. Para analise dos dados utilizou-se a estatistica descritiva e analise multivariada. Os resultados evidenciam que, no geral, houve uma baixa participação dos discentes na avaliação. A E.P. obteve os menores indices de participação em relação às demais engenharias, alem de ter apenas 12,5% de participação media. Os estudantes de E.P. conhecem o Projeto Pedagogico do curso, mas classificam como ruim ou regular diversos quesitos da avaliação.Fundação CesgranrioKreutz, Rafael RudolfoVieira, Kelmara MendesCosta, Flavio Naccheri Vilar2019-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/189410.22347/2175-2753v11i32.1894Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 321 - 3452175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894/pdfAmericaTodos os discentes da UFSMDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T15:07:50Zoai:ojs.localhost:article/1894Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-08-23T15:07:50Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES |
title |
Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES |
spellingShingle |
Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES Kreutz, Rafael Rudolfo Educação; Autoavaliação; Avaliação Institucional |
title_short |
Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES |
title_full |
Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES |
title_fullStr |
Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES |
title_full_unstemmed |
Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES |
title_sort |
Avaliação Institucional: análise da participação e percepção dos discentes de uma IES |
author |
Kreutz, Rafael Rudolfo |
author_facet |
Kreutz, Rafael Rudolfo Vieira, Kelmara Mendes Costa, Flavio Naccheri Vilar |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Kelmara Mendes Costa, Flavio Naccheri Vilar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kreutz, Rafael Rudolfo Vieira, Kelmara Mendes Costa, Flavio Naccheri Vilar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Autoavaliação; Avaliação Institucional |
topic |
Educação; Autoavaliação; Avaliação Institucional |
description |
O artigo buscou identificar o panorama da participação dos discentes do curso de engenharia de produção (E.P.) na avaliação institucional. Como estrategia de pesquisa escolheu-se como metodo o estudo de caso e abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em tres etapas. A primeira foi feita atraves de uma pesquisa bibliografica. Na segunda, realizou-se a coleta dos dados secundarios atraves do banco de informações disponibilizadas pelo CPD da Universidade. Em seguida, foram construidos os graficos comparando as participacoes dos discentes. Para analise dos dados utilizou-se a estatistica descritiva e analise multivariada. Os resultados evidenciam que, no geral, houve uma baixa participação dos discentes na avaliação. A E.P. obteve os menores indices de participação em relação às demais engenharias, alem de ter apenas 12,5% de participação media. Os estudantes de E.P. conhecem o Projeto Pedagogico do curso, mas classificam como ruim ou regular diversos quesitos da avaliação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894 10.22347/2175-2753v11i32.1894 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i32.1894 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1894/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
America Todos os discentes da UFSM |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 32 (2019): Revista Meta: Avaliação Maio/Ago.; 321 - 345 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671870955520 |