Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318 |
Resumo: | A Area Ensino da CAPES e, por definicao, interdisciplinar e tem desenvolvido seu projeto para a Pos-graduação valorizando a composicao de corpos docentes com formação e experiencia em diferentes areas do conhecimento. Seu Documento de Area recomenda que os Programas de Pos-graduação sejam compostos por docentes oriundos de varios campos do conhecimento e que atuem nestes campos, de modo a buscar a integração dos saberes. Portanto, a Area Ensino podera se beneficiar de nova regulamentação, que ampliou a possibilidade de atuação simultânea dos docentes em ate 3 Programas de Pos-graduação. Nosso objetivo foi analisar um programa desta Area, o PPG Educação em Ciencias, Quimica da Vida e Saúde, Departamento de Bioquimica, ICBS, UFRGS, sob a perspectiva de sua produção intelectual e da participação, ou nao, de seus docentes em outros programas, nos anos 2010-2014. Encontramos diferencas qualitativas entre os docentes com dedicação exclusiva e aqueles que se dedicaram tambem a outros programas. |
id |
CESGRAN-1_36bb49a381d43a0cfc40aa6783d84f95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1318 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programasAvaliação; EducaçãoA Area Ensino da CAPES e, por definicao, interdisciplinar e tem desenvolvido seu projeto para a Pos-graduação valorizando a composicao de corpos docentes com formação e experiencia em diferentes areas do conhecimento. Seu Documento de Area recomenda que os Programas de Pos-graduação sejam compostos por docentes oriundos de varios campos do conhecimento e que atuem nestes campos, de modo a buscar a integração dos saberes. Portanto, a Area Ensino podera se beneficiar de nova regulamentação, que ampliou a possibilidade de atuação simultânea dos docentes em ate 3 Programas de Pos-graduação. Nosso objetivo foi analisar um programa desta Area, o PPG Educação em Ciencias, Quimica da Vida e Saúde, Departamento de Bioquimica, ICBS, UFRGS, sob a perspectiva de sua produção intelectual e da participação, ou nao, de seus docentes em outros programas, nos anos 2010-2014. Encontramos diferencas qualitativas entre os docentes com dedicação exclusiva e aqueles que se dedicaram tambem a outros programas.Fundação CesgranrioViggiani, EloisaCalabro, LucianaSouza, Diogo Onofre Gomes2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/131810.22347/2175-2753v9i27.1318Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 387-4072175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/145https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/168https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/169https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/170https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/17810.22347/2175-2753v9i27.1318.s14510.22347/2175-2753v9i27.1318.s16810.22347/2175-2753v9i27.1318.s16910.22347/2175-2753v9i27.1318.s17010.22347/2175-2753v9i27.1318.s178BrasilDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:00:40Zoai:ojs.localhost:article/1318Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:00:40Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas |
title |
Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas |
spellingShingle |
Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas Viggiani, Eloisa Avaliação; Educação |
title_short |
Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas |
title_full |
Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas |
title_fullStr |
Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas |
title_full_unstemmed |
Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas |
title_sort |
Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas |
author |
Viggiani, Eloisa |
author_facet |
Viggiani, Eloisa Calabro, Luciana Souza, Diogo Onofre Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Calabro, Luciana Souza, Diogo Onofre Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viggiani, Eloisa Calabro, Luciana Souza, Diogo Onofre Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação; Educação |
topic |
Avaliação; Educação |
description |
A Area Ensino da CAPES e, por definicao, interdisciplinar e tem desenvolvido seu projeto para a Pos-graduação valorizando a composicao de corpos docentes com formação e experiencia em diferentes areas do conhecimento. Seu Documento de Area recomenda que os Programas de Pos-graduação sejam compostos por docentes oriundos de varios campos do conhecimento e que atuem nestes campos, de modo a buscar a integração dos saberes. Portanto, a Area Ensino podera se beneficiar de nova regulamentação, que ampliou a possibilidade de atuação simultânea dos docentes em ate 3 Programas de Pos-graduação. Nosso objetivo foi analisar um programa desta Area, o PPG Educação em Ciencias, Quimica da Vida e Saúde, Departamento de Bioquimica, ICBS, UFRGS, sob a perspectiva de sua produção intelectual e da participação, ou nao, de seus docentes em outros programas, nos anos 2010-2014. Encontramos diferencas qualitativas entre os docentes com dedicação exclusiva e aqueles que se dedicaram tambem a outros programas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318 10.22347/2175-2753v9i27.1318 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v9i27.1318 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/145 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/168 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/169 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/170 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/178 10.22347/2175-2753v9i27.1318.s145 10.22347/2175-2753v9i27.1318.s168 10.22347/2175-2753v9i27.1318.s169 10.22347/2175-2753v9i27.1318.s170 10.22347/2175-2753v9i27.1318.s178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 387-407 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671754563584 |