Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viggiani, Eloisa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Calabro, Luciana, Souza, Diogo Onofre Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318
Resumo: A Area Ensino da CAPES e, por definicao, interdisciplinar e tem desenvolvido seu projeto para a Pos-graduação valorizando a composicao de corpos docentes com formação e experiencia em diferentes areas do conhecimento. Seu Documento de Area recomenda que os Programas de Pos-graduação sejam compostos por docentes oriundos de varios campos do conhecimento e que atuem nestes campos, de modo a buscar a integração dos saberes. Portanto, a Area Ensino podera se beneficiar de nova regulamentação, que ampliou a possibilidade de atuação simultânea dos docentes em ate 3 Programas de Pos-graduação. Nosso objetivo foi analisar um programa desta Area, o PPG Educação em Ciencias, Quimica da Vida e Saúde, Departamento de Bioquimica, ICBS, UFRGS, sob a perspectiva de sua produção intelectual e da participação, ou nao, de seus docentes em outros programas, nos anos 2010-2014. Encontramos diferencas qualitativas entre os docentes com dedicação exclusiva e aqueles que se dedicaram tambem a outros programas.
id CESGRAN-1_36bb49a381d43a0cfc40aa6783d84f95
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1318
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programasAvaliação; EducaçãoA Area Ensino da CAPES e, por definicao, interdisciplinar e tem desenvolvido seu projeto para a Pos-graduação valorizando a composicao de corpos docentes com formação e experiencia em diferentes areas do conhecimento. Seu Documento de Area recomenda que os Programas de Pos-graduação sejam compostos por docentes oriundos de varios campos do conhecimento e que atuem nestes campos, de modo a buscar a integração dos saberes. Portanto, a Area Ensino podera se beneficiar de nova regulamentação, que ampliou a possibilidade de atuação simultânea dos docentes em ate 3 Programas de Pos-graduação. Nosso objetivo foi analisar um programa desta Area, o PPG Educação em Ciencias, Quimica da Vida e Saúde, Departamento de Bioquimica, ICBS, UFRGS, sob a perspectiva de sua produção intelectual e da participação, ou nao, de seus docentes em outros programas, nos anos 2010-2014. Encontramos diferencas qualitativas entre os docentes com dedicação exclusiva e aqueles que se dedicaram tambem a outros programas.Fundação CesgranrioViggiani, EloisaCalabro, LucianaSouza, Diogo Onofre Gomes2017-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/131810.22347/2175-2753v9i27.1318Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 387-4072175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/145https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/168https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/169https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/170https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/17810.22347/2175-2753v9i27.1318.s14510.22347/2175-2753v9i27.1318.s16810.22347/2175-2753v9i27.1318.s16910.22347/2175-2753v9i27.1318.s17010.22347/2175-2753v9i27.1318.s178BrasilDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:00:40Zoai:ojs.localhost:article/1318Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:00:40Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas
title Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas
spellingShingle Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas
Viggiani, Eloisa
Avaliação; Educação
title_short Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas
title_full Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas
title_fullStr Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas
title_full_unstemmed Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas
title_sort Produção de orientadores de um programa de pos-graduação da Area de Ensino: impacto da atuação simultânea em varios programas
author Viggiani, Eloisa
author_facet Viggiani, Eloisa
Calabro, Luciana
Souza, Diogo Onofre Gomes
author_role author
author2 Calabro, Luciana
Souza, Diogo Onofre Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Viggiani, Eloisa
Calabro, Luciana
Souza, Diogo Onofre Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação; Educação
topic Avaliação; Educação
description A Area Ensino da CAPES e, por definicao, interdisciplinar e tem desenvolvido seu projeto para a Pos-graduação valorizando a composicao de corpos docentes com formação e experiencia em diferentes areas do conhecimento. Seu Documento de Area recomenda que os Programas de Pos-graduação sejam compostos por docentes oriundos de varios campos do conhecimento e que atuem nestes campos, de modo a buscar a integração dos saberes. Portanto, a Area Ensino podera se beneficiar de nova regulamentação, que ampliou a possibilidade de atuação simultânea dos docentes em ate 3 Programas de Pos-graduação. Nosso objetivo foi analisar um programa desta Area, o PPG Educação em Ciencias, Quimica da Vida e Saúde, Departamento de Bioquimica, ICBS, UFRGS, sob a perspectiva de sua produção intelectual e da participação, ou nao, de seus docentes em outros programas, nos anos 2010-2014. Encontramos diferencas qualitativas entre os docentes com dedicação exclusiva e aqueles que se dedicaram tambem a outros programas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318
10.22347/2175-2753v9i27.1318
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v9i27.1318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1318/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/145
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/168
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/169
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/170
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1318/178
10.22347/2175-2753v9i27.1318.s145
10.22347/2175-2753v9i27.1318.s168
10.22347/2175-2753v9i27.1318.s169
10.22347/2175-2753v9i27.1318.s170
10.22347/2175-2753v9i27.1318.s178
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 27 (2017): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 387-407
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845671754563584