Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Alves de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Innocenti, Mariana Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3669
Resumo: O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar e discutir processos relacionados à avaliação da aprendizagem escolar em matemática durante o período remoto, sob a perspectiva de professores. Para tanto, foi realizado um questionário com dez professores de matemática atuantes na Educação Básica para buscar conhecer como lidaram com a avaliação da aprendizagem escolar nesse período. As informações foram agrupadas por similaridade e as discussões realizadas à luz de autores da Avaliação Formativa. A atuação remota movimentou algumas “estruturas” dos processos avaliativos, dentre elas, a drástica redução do controle do professor sobre a produção do aluno; a consulta e a cola, que podem amenizar a carga emocional no avaliado; além de dificuldades de comunicação.
id CESGRAN-1_386499ccc0d3b50f02b76ac1c795638e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3669
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentesEducação; Matemática; AvaliaçãoO presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar e discutir processos relacionados à avaliação da aprendizagem escolar em matemática durante o período remoto, sob a perspectiva de professores. Para tanto, foi realizado um questionário com dez professores de matemática atuantes na Educação Básica para buscar conhecer como lidaram com a avaliação da aprendizagem escolar nesse período. As informações foram agrupadas por similaridade e as discussões realizadas à luz de autores da Avaliação Formativa. A atuação remota movimentou algumas “estruturas” dos processos avaliativos, dentre elas, a drástica redução do controle do professor sobre a produção do aluno; a consulta e a cola, que podem amenizar a carga emocional no avaliado; além de dificuldades de comunicação.Fundação CesgranrioSouza, Juliana Alves deInnocenti, Mariana Souza2022-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/366910.22347/2175-2753v14i43.3669Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 292-3152175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3669/pdfAmericasNão se aplicaNão se aplicaDireitos autorais 2022 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-01T20:14:34Zoai:ojs.localhost:article/3669Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2022-07-01T20:14:34Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes
title Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes
spellingShingle Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes
Souza, Juliana Alves de
Educação; Matemática; Avaliação
title_short Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes
title_full Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes
title_fullStr Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes
title_sort Avaliação da aprendizagem escolar em matemática no contexto remoto: reflexões a partir de dizeres docentes
author Souza, Juliana Alves de
author_facet Souza, Juliana Alves de
Innocenti, Mariana Souza
author_role author
author2 Innocenti, Mariana Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Alves de
Innocenti, Mariana Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Matemática; Avaliação
topic Educação; Matemática; Avaliação
description O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo investigar e discutir processos relacionados à avaliação da aprendizagem escolar em matemática durante o período remoto, sob a perspectiva de professores. Para tanto, foi realizado um questionário com dez professores de matemática atuantes na Educação Básica para buscar conhecer como lidaram com a avaliação da aprendizagem escolar nesse período. As informações foram agrupadas por similaridade e as discussões realizadas à luz de autores da Avaliação Formativa. A atuação remota movimentou algumas “estruturas” dos processos avaliativos, dentre elas, a drástica redução do controle do professor sobre a produção do aluno; a consulta e a cola, que podem amenizar a carga emocional no avaliado; além de dificuldades de comunicação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-01
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3669
10.22347/2175-2753v14i43.3669
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3669
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v14i43.3669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3669/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas
Não se aplica
Não se aplica
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 14, n. 43 (2022): Revista Meta: Avaliação Abr./Jun.; 292-315
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672310308864