Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida Filho, Marcos Adelino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Josiany Costa de, Edson Chaves, Bruno, Pantoja, Lydia Dayanne Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2974
Resumo: Este trabalho consiste na avaliação do perfil dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE. Para isso, foi aplicado um questionário junto a 192 alunos, analisando aspectos socioeconômicos, de formação e autoavaliação no curso e estilos de aprendizagem segundo Kolb. Os dados revelaram predominância do gênero feminino, idade entre 19-21 anos e avaliação como bons alunos, que apresentaram estilo de aprendizagem divergente, seguido do acomodador. Os estilos predominantes encontrados corresponderam às características de um profissional biólogo e professor, que se manifesta como sujeito prático, inovador, questionador, motivador e investigador do ambiente em que vive. Os resultados forneceram dados importantes sobre o perfil de aprendizagem dos discentes e as questões que os norteiam.
id CESGRAN-1_a4d37a7096da21de7be28883a9a89e7e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2974
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CETeoria de Kolb; Ensino Superior; Universidade PúblicaEste trabalho consiste na avaliação do perfil dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE. Para isso, foi aplicado um questionário junto a 192 alunos, analisando aspectos socioeconômicos, de formação e autoavaliação no curso e estilos de aprendizagem segundo Kolb. Os dados revelaram predominância do gênero feminino, idade entre 19-21 anos e avaliação como bons alunos, que apresentaram estilo de aprendizagem divergente, seguido do acomodador. Os estilos predominantes encontrados corresponderam às características de um profissional biólogo e professor, que se manifesta como sujeito prático, inovador, questionador, motivador e investigador do ambiente em que vive. Os resultados forneceram dados importantes sobre o perfil de aprendizagem dos discentes e as questões que os norteiam.Fundação CesgranrioAlmeida Filho, Marcos AdelinoSouza, Josiany Costa deEdson Chaves, BrunoPantoja, Lydia Dayanne Maia2021-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/297410.22347/2175-2753v13i38.2974Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 38 (2021): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 52 - 802175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2974/pdfAméricas; Brasil; NordestePesquisa descritiva; avaliaçãoDireitos autorais 2021 Fundacao Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T17:53:37Zoai:ojs.localhost:article/2974Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2021-03-31T17:53:37Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE
title Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE
spellingShingle Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE
Almeida Filho, Marcos Adelino
Teoria de Kolb; Ensino Superior; Universidade Pública
title_short Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE
title_full Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE
title_fullStr Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE
title_full_unstemmed Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE
title_sort Estilos de Aprendizagem dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE
author Almeida Filho, Marcos Adelino
author_facet Almeida Filho, Marcos Adelino
Souza, Josiany Costa de
Edson Chaves, Bruno
Pantoja, Lydia Dayanne Maia
author_role author
author2 Souza, Josiany Costa de
Edson Chaves, Bruno
Pantoja, Lydia Dayanne Maia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida Filho, Marcos Adelino
Souza, Josiany Costa de
Edson Chaves, Bruno
Pantoja, Lydia Dayanne Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de Kolb; Ensino Superior; Universidade Pública
topic Teoria de Kolb; Ensino Superior; Universidade Pública
description Este trabalho consiste na avaliação do perfil dos discentes de um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no município de Fortaleza-CE. Para isso, foi aplicado um questionário junto a 192 alunos, analisando aspectos socioeconômicos, de formação e autoavaliação no curso e estilos de aprendizagem segundo Kolb. Os dados revelaram predominância do gênero feminino, idade entre 19-21 anos e avaliação como bons alunos, que apresentaram estilo de aprendizagem divergente, seguido do acomodador. Os estilos predominantes encontrados corresponderam às características de um profissional biólogo e professor, que se manifesta como sujeito prático, inovador, questionador, motivador e investigador do ambiente em que vive. Os resultados forneceram dados importantes sobre o perfil de aprendizagem dos discentes e as questões que os norteiam.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-31
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2974
10.22347/2175-2753v13i38.2974
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2974
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v13i38.2974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2974/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Fundacao Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Américas; Brasil; Nordeste

Pesquisa descritiva; avaliação
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 13, n. 38 (2021): Revista Meta: Avaliação Jan./Mar.; 52 - 80
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672669970432