Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Jesus, Saul Neves
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Martins Nave, Filipe Jorge Gamboa, Sabino de Matos, Filomena Adelaide Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69
Resumo: O presente estudo tem como objectivos construir e validar uma escala que possibilite avaliar as situações de bullying nas praxes do Ensino Superior. A escala proposta é composta por 15 itens. A amostra a que recorremos, para validar a escala é constituída por 210 estudantes do Ensino Superior. Dos resultados, podemos referir que a escala proposta apresenta características psicométricas válidas e sensíveis.
id CESGRAN-1_a6337e28a5570a652654610b5ffda5ba
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/69
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino SuperiorConstruccion y Aprobacion de la Escala para Evaluacion de las Situaciones de Bullying en la Praxis de la Educacion SuperiorConstruction and Validation of the Scale for Assessment of Bullying in Praxes Situations in Higher EducationPraxe; Ensino Superior; Bullying; ValidaçãoPraxis; Educacion Superior; Bullying; ValidacionCollege traditions; University; Bullying; ValidationO presente estudo tem como objectivos construir e validar uma escala que possibilite avaliar as situações de bullying nas praxes do Ensino Superior. A escala proposta é composta por 15 itens. A amostra a que recorremos, para validar a escala é constituída por 210 estudantes do Ensino Superior. Dos resultados, podemos referir que a escala proposta apresenta características psicométricas válidas e sensíveis.Este estudio tiene como objetivo construir y validar una escala que posibilite evaluar las situaciones de bullying-intimidación- en las prácticas académicas de la Educación Superior. La escala propuesta está compuesta por 15 ítems. El muestreo al cual recurrimos para validar la escala está constituido por 210 estudiantes de la Educación Superior. De los resultados podemos concluir que la escala propuesta define características psicométricas válidas y sensibles.    This study has as objectives to design and validate a scale witch allow to evaluate bullying situations on the college traditions to receive new students in University. The proposed scale is composed by 15 items. The sample we used to validate the scale consists of 210 University students. From the results, we find valid and accurate psychometric characteristics.Fundação Cesgranriode Jesus, Saul NevesMartins Nave, Filipe Jorge GamboaSabino de Matos, Filomena Adelaide Pereira2010-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/6910.22347/2175-2753v2i5.69Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 5 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 250-2612175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOspaporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69/83https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69/91Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-27T16:23:10Zoai:ojs.localhost:article/69Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2010-08-27T16:23:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior
Construccion y Aprobacion de la Escala para Evaluacion de las Situaciones de Bullying en la Praxis de la Educacion Superior
Construction and Validation of the Scale for Assessment of Bullying in Praxes Situations in Higher Education
title Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior
spellingShingle Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior
de Jesus, Saul Neves
Praxe; Ensino Superior; Bullying; Validação
Praxis; Educacion Superior; Bullying; Validacion
College traditions; University; Bullying; Validation
title_short Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior
title_full Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior
title_fullStr Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior
title_full_unstemmed Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior
title_sort Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior
author de Jesus, Saul Neves
author_facet de Jesus, Saul Neves
Martins Nave, Filipe Jorge Gamboa
Sabino de Matos, Filomena Adelaide Pereira
author_role author
author2 Martins Nave, Filipe Jorge Gamboa
Sabino de Matos, Filomena Adelaide Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv de Jesus, Saul Neves
Martins Nave, Filipe Jorge Gamboa
Sabino de Matos, Filomena Adelaide Pereira
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Praxe; Ensino Superior; Bullying; Validação
Praxis; Educacion Superior; Bullying; Validacion
College traditions; University; Bullying; Validation
topic Praxe; Ensino Superior; Bullying; Validação
Praxis; Educacion Superior; Bullying; Validacion
College traditions; University; Bullying; Validation
description O presente estudo tem como objectivos construir e validar uma escala que possibilite avaliar as situações de bullying nas praxes do Ensino Superior. A escala proposta é composta por 15 itens. A amostra a que recorremos, para validar a escala é constituída por 210 estudantes do Ensino Superior. Dos resultados, podemos referir que a escala proposta apresenta características psicométricas válidas e sensíveis.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-16
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69
10.22347/2175-2753v2i5.69
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v2i5.69
dc.language.iso.fl_str_mv spa
por
language spa
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69/83
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69/91
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 5 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 250-261
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672334426112