Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69 |
Resumo: | O presente estudo tem como objectivos construir e validar uma escala que possibilite avaliar as situações de bullying nas praxes do Ensino Superior. A escala proposta é composta por 15 itens. A amostra a que recorremos, para validar a escala é constituída por 210 estudantes do Ensino Superior. Dos resultados, podemos referir que a escala proposta apresenta características psicométricas válidas e sensíveis. |
id |
CESGRAN-1_a6337e28a5570a652654610b5ffda5ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/69 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino SuperiorConstruccion y Aprobacion de la Escala para Evaluacion de las Situaciones de Bullying en la Praxis de la Educacion SuperiorConstruction and Validation of the Scale for Assessment of Bullying in Praxes Situations in Higher EducationPraxe; Ensino Superior; Bullying; ValidaçãoPraxis; Educacion Superior; Bullying; ValidacionCollege traditions; University; Bullying; ValidationO presente estudo tem como objectivos construir e validar uma escala que possibilite avaliar as situações de bullying nas praxes do Ensino Superior. A escala proposta é composta por 15 itens. A amostra a que recorremos, para validar a escala é constituída por 210 estudantes do Ensino Superior. Dos resultados, podemos referir que a escala proposta apresenta características psicométricas válidas e sensíveis.Este estudio tiene como objetivo construir y validar una escala que posibilite evaluar las situaciones de bullying-intimidación- en las prácticas académicas de la Educación Superior. La escala propuesta está compuesta por 15 ítems. El muestreo al cual recurrimos para validar la escala está constituido por 210 estudiantes de la Educación Superior. De los resultados podemos concluir que la escala propuesta define características psicométricas válidas y sensibles. This study has as objectives to design and validate a scale witch allow to evaluate bullying situations on the college traditions to receive new students in University. The proposed scale is composed by 15 items. The sample we used to validate the scale consists of 210 University students. From the results, we find valid and accurate psychometric characteristics.Fundação Cesgranriode Jesus, Saul NevesMartins Nave, Filipe Jorge GamboaSabino de Matos, Filomena Adelaide Pereira2010-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/6910.22347/2175-2753v2i5.69Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 5 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 250-2612175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOspaporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69/83https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69/91Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-27T16:23:10Zoai:ojs.localhost:article/69Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2010-08-27T16:23:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior Construccion y Aprobacion de la Escala para Evaluacion de las Situaciones de Bullying en la Praxis de la Educacion Superior Construction and Validation of the Scale for Assessment of Bullying in Praxes Situations in Higher Education |
title |
Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior |
spellingShingle |
Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior de Jesus, Saul Neves Praxe; Ensino Superior; Bullying; Validação Praxis; Educacion Superior; Bullying; Validacion College traditions; University; Bullying; Validation |
title_short |
Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior |
title_full |
Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior |
title_fullStr |
Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior |
title_sort |
Construção e Validação da Escala para Avaliação das Situacoes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior |
author |
de Jesus, Saul Neves |
author_facet |
de Jesus, Saul Neves Martins Nave, Filipe Jorge Gamboa Sabino de Matos, Filomena Adelaide Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Martins Nave, Filipe Jorge Gamboa Sabino de Matos, Filomena Adelaide Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Jesus, Saul Neves Martins Nave, Filipe Jorge Gamboa Sabino de Matos, Filomena Adelaide Pereira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Praxe; Ensino Superior; Bullying; Validação Praxis; Educacion Superior; Bullying; Validacion College traditions; University; Bullying; Validation |
topic |
Praxe; Ensino Superior; Bullying; Validação Praxis; Educacion Superior; Bullying; Validacion College traditions; University; Bullying; Validation |
description |
O presente estudo tem como objectivos construir e validar uma escala que possibilite avaliar as situações de bullying nas praxes do Ensino Superior. A escala proposta é composta por 15 itens. A amostra a que recorremos, para validar a escala é constituída por 210 estudantes do Ensino Superior. Dos resultados, podemos referir que a escala proposta apresenta características psicométricas válidas e sensíveis. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69 10.22347/2175-2753v2i5.69 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v2i5.69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa por |
language |
spa por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69/83 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/69/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 2, n. 5 (2010): Revista Meta: Avaliacao; 250-261 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845672334426112 |