Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Roberto
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Storino, Ricardo, Orlando Filho, Ovidio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829
Resumo: O presente estudo teve como objetivo meta-avaliar o Relatorio de Avaliação pos-ocupação (APO) da Escola Municipal Albert Schweitzer, realizado por alunos do curso de pos-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A APO e um processo avaliativo, utilizado por arquitetos, que se realiza em edificios, passado algum tempo de sua construção e ocupação. Tem como principais objetivos a obtencao de subsidios para corrigir, falhas, aferir acertos e definir diretrizes para novos projetos semelhantes. E realizada atraves da utilização de um conjunto de metodos e tecnicas com instrumentos especificos para sua avaliação. Visando alcancar o objetivo proposto acerca do presente estudo, foi verificada a conformidade entre o relatorio meta-avaliado e os padroes definidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE). Neste caso, os autores utilizaram-se de 22 padroes relativos a quatro atributos recomendados pelo Joint Committee, e tracaram comparacoes entre os aspectos de cada atributo/padroes e as acoes praticadas pelos avaliadores da APO. Foi concluido que a avaliação meta-avaliada atendeu a maioria dos padroes utilizados no presente estudo, cumprindo a sua finalidade e atendendo as expectativas dos stakeholders.
id CESGRAN-1_cead2a968ae67e73681c5ebe402b638a
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1829
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativoO presente estudo teve como objetivo meta-avaliar o Relatorio de Avaliação pos-ocupação (APO) da Escola Municipal Albert Schweitzer, realizado por alunos do curso de pos-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A APO e um processo avaliativo, utilizado por arquitetos, que se realiza em edificios, passado algum tempo de sua construção e ocupação. Tem como principais objetivos a obtencao de subsidios para corrigir, falhas, aferir acertos e definir diretrizes para novos projetos semelhantes. E realizada atraves da utilização de um conjunto de metodos e tecnicas com instrumentos especificos para sua avaliação. Visando alcancar o objetivo proposto acerca do presente estudo, foi verificada a conformidade entre o relatorio meta-avaliado e os padroes definidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE). Neste caso, os autores utilizaram-se de 22 padroes relativos a quatro atributos recomendados pelo Joint Committee, e tracaram comparacoes entre os aspectos de cada atributo/padroes e as acoes praticadas pelos avaliadores da APO. Foi concluido que a avaliação meta-avaliada atendeu a maioria dos padroes utilizados no presente estudo, cumprindo a sua finalidade e atendendo as expectativas dos stakeholders.Fundação CesgranrioVieira, RobertoStorino, RicardoOrlando Filho, Ovidio2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/182910.22347/2175-2753v11i33.1829Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 638-6632175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829/pdfDireitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/1829Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo
title Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo
spellingShingle Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo
Vieira, Roberto
title_short Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo
title_full Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo
title_fullStr Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo
title_full_unstemmed Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo
title_sort Avaliação do Relatório de Avaliação Pós-ocupação da Escola Municipal Albert Schweitzer: um estudo meta-avaliativo
author Vieira, Roberto
author_facet Vieira, Roberto
Storino, Ricardo
Orlando Filho, Ovidio
author_role author
author2 Storino, Ricardo
Orlando Filho, Ovidio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Roberto
Storino, Ricardo
Orlando Filho, Ovidio
dc.subject.none.fl_str_mv
description O presente estudo teve como objetivo meta-avaliar o Relatorio de Avaliação pos-ocupação (APO) da Escola Municipal Albert Schweitzer, realizado por alunos do curso de pos-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A APO e um processo avaliativo, utilizado por arquitetos, que se realiza em edificios, passado algum tempo de sua construção e ocupação. Tem como principais objetivos a obtencao de subsidios para corrigir, falhas, aferir acertos e definir diretrizes para novos projetos semelhantes. E realizada atraves da utilização de um conjunto de metodos e tecnicas com instrumentos especificos para sua avaliação. Visando alcancar o objetivo proposto acerca do presente estudo, foi verificada a conformidade entre o relatorio meta-avaliado e os padroes definidos pelo Joint Committee on Standards for Educational Evaluation (JCSEE). Neste caso, os autores utilizaram-se de 22 padroes relativos a quatro atributos recomendados pelo Joint Committee, e tracaram comparacoes entre os aspectos de cada atributo/padroes e as acoes praticadas pelos avaliadores da APO. Foi concluido que a avaliação meta-avaliada atendeu a maioria dos padroes utilizados no presente estudo, cumprindo a sua finalidade e atendendo as expectativas dos stakeholders.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829
10.22347/2175-2753v11i33.1829
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i33.1829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1829/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 638-663
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845672757002240