Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mauricio de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferrarotto, Luana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892
Resumo: O artigo insere-se nas discussões sobre os sistemas de avaliação externa em nível municipal, objetivou-se comparar os resultados das escolas municipais paulistas, na Prova São Paulo, avaliação externa em larga escala da própria rede, com os obtidos na Prova Brasil, nos anos 2007 a 2012. Através do estudo quantitativo comparativo das médias de proficiências dos estudantes dos 5º e 9º anos, em Português e Matemática, de 435 escolas verificou-se a disparidade entre os resultados na Prova São Paulo comparados com a Prova Brasil. Conclui-se que as avaliações externas em larga escala em nível local são instrumentos importantes para o estabelecimento de políticas públicas que, por um lado, necessitam de mecanismos de meta-avaliação, para não colocar em xeque o próprio instrumento. Por outro, faz-se necessário não atribuir a responsabilidade por tais resultados apenas às escolas e seus atores, deixando de lado o papel do Estado, enquanto responsável por uma educação pública de qualidade. 
id CESGRAN-1_eee8795655099e0526efcf69ea6f7eb6
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1892
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository_id_str
spelling Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipalAvaliaçãoO artigo insere-se nas discussões sobre os sistemas de avaliação externa em nível municipal, objetivou-se comparar os resultados das escolas municipais paulistas, na Prova São Paulo, avaliação externa em larga escala da própria rede, com os obtidos na Prova Brasil, nos anos 2007 a 2012. Através do estudo quantitativo comparativo das médias de proficiências dos estudantes dos 5º e 9º anos, em Português e Matemática, de 435 escolas verificou-se a disparidade entre os resultados na Prova São Paulo comparados com a Prova Brasil. Conclui-se que as avaliações externas em larga escala em nível local são instrumentos importantes para o estabelecimento de políticas públicas que, por um lado, necessitam de mecanismos de meta-avaliação, para não colocar em xeque o próprio instrumento. Por outro, faz-se necessário não atribuir a responsabilidade por tais resultados apenas às escolas e seus atores, deixando de lado o papel do Estado, enquanto responsável por uma educação pública de qualidade. Fundação Cesgranrionao temSousa, Mauricio deFerrarotto, Luana2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/189210.22347/2175-2753v11i33.1892Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 611-6372175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1892/299https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1892/30010.22347/2175-2753v11i33.1892.s29910.22347/2175-2753v11i33.1892.s300Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/1892Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal
title Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal
spellingShingle Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal
Sousa, Mauricio de
Avaliação
title_short Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal
title_full Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal
title_fullStr Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal
title_full_unstemmed Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal
title_sort Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal
author Sousa, Mauricio de
author_facet Sousa, Mauricio de
Ferrarotto, Luana
author_role author
author2 Ferrarotto, Luana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv nao tem
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mauricio de
Ferrarotto, Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
topic Avaliação
description O artigo insere-se nas discussões sobre os sistemas de avaliação externa em nível municipal, objetivou-se comparar os resultados das escolas municipais paulistas, na Prova São Paulo, avaliação externa em larga escala da própria rede, com os obtidos na Prova Brasil, nos anos 2007 a 2012. Através do estudo quantitativo comparativo das médias de proficiências dos estudantes dos 5º e 9º anos, em Português e Matemática, de 435 escolas verificou-se a disparidade entre os resultados na Prova São Paulo comparados com a Prova Brasil. Conclui-se que as avaliações externas em larga escala em nível local são instrumentos importantes para o estabelecimento de políticas públicas que, por um lado, necessitam de mecanismos de meta-avaliação, para não colocar em xeque o próprio instrumento. Por outro, faz-se necessário não atribuir a responsabilidade por tais resultados apenas às escolas e seus atores, deixando de lado o papel do Estado, enquanto responsável por uma educação pública de qualidade. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892
10.22347/2175-2753v11i33.1892
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v11i33.1892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892/pdf
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1892/299
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1892/300
10.22347/2175-2753v11i33.1892.s299
10.22347/2175-2753v11i33.1892.s300
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 611-637
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1754845673140781056