Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892 |
Resumo: | O artigo insere-se nas discussões sobre os sistemas de avaliação externa em nível municipal, objetivou-se comparar os resultados das escolas municipais paulistas, na Prova São Paulo, avaliação externa em larga escala da própria rede, com os obtidos na Prova Brasil, nos anos 2007 a 2012. Através do estudo quantitativo comparativo das médias de proficiências dos estudantes dos 5º e 9º anos, em Português e Matemática, de 435 escolas verificou-se a disparidade entre os resultados na Prova São Paulo comparados com a Prova Brasil. Conclui-se que as avaliações externas em larga escala em nível local são instrumentos importantes para o estabelecimento de políticas públicas que, por um lado, necessitam de mecanismos de meta-avaliação, para não colocar em xeque o próprio instrumento. Por outro, faz-se necessário não atribuir a responsabilidade por tais resultados apenas às escolas e seus atores, deixando de lado o papel do Estado, enquanto responsável por uma educação pública de qualidade. |
id |
CESGRAN-1_eee8795655099e0526efcf69ea6f7eb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1892 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipalAvaliaçãoO artigo insere-se nas discussões sobre os sistemas de avaliação externa em nível municipal, objetivou-se comparar os resultados das escolas municipais paulistas, na Prova São Paulo, avaliação externa em larga escala da própria rede, com os obtidos na Prova Brasil, nos anos 2007 a 2012. Através do estudo quantitativo comparativo das médias de proficiências dos estudantes dos 5º e 9º anos, em Português e Matemática, de 435 escolas verificou-se a disparidade entre os resultados na Prova São Paulo comparados com a Prova Brasil. Conclui-se que as avaliações externas em larga escala em nível local são instrumentos importantes para o estabelecimento de políticas públicas que, por um lado, necessitam de mecanismos de meta-avaliação, para não colocar em xeque o próprio instrumento. Por outro, faz-se necessário não atribuir a responsabilidade por tais resultados apenas às escolas e seus atores, deixando de lado o papel do Estado, enquanto responsável por uma educação pública de qualidade. Fundação Cesgranrionao temSousa, Mauricio deFerrarotto, Luana2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/189210.22347/2175-2753v11i33.1892Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 611-6372175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1892/299https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1892/30010.22347/2175-2753v11i33.1892.s29910.22347/2175-2753v11i33.1892.s300Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T19:31:10Zoai:ojs.localhost:article/1892Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2019-12-13T19:31:10Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal |
title |
Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal |
spellingShingle |
Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal Sousa, Mauricio de Avaliação |
title_short |
Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal |
title_full |
Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal |
title_fullStr |
Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal |
title_full_unstemmed |
Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal |
title_sort |
Prova São Paulo: pontos de tensão na avaliação externa em larga escala municipal |
author |
Sousa, Mauricio de |
author_facet |
Sousa, Mauricio de Ferrarotto, Luana |
author_role |
author |
author2 |
Ferrarotto, Luana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
nao tem |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Mauricio de Ferrarotto, Luana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação |
topic |
Avaliação |
description |
O artigo insere-se nas discussões sobre os sistemas de avaliação externa em nível municipal, objetivou-se comparar os resultados das escolas municipais paulistas, na Prova São Paulo, avaliação externa em larga escala da própria rede, com os obtidos na Prova Brasil, nos anos 2007 a 2012. Através do estudo quantitativo comparativo das médias de proficiências dos estudantes dos 5º e 9º anos, em Português e Matemática, de 435 escolas verificou-se a disparidade entre os resultados na Prova São Paulo comparados com a Prova Brasil. Conclui-se que as avaliações externas em larga escala em nível local são instrumentos importantes para o estabelecimento de políticas públicas que, por um lado, necessitam de mecanismos de meta-avaliação, para não colocar em xeque o próprio instrumento. Por outro, faz-se necessário não atribuir a responsabilidade por tais resultados apenas às escolas e seus atores, deixando de lado o papel do Estado, enquanto responsável por uma educação pública de qualidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892 10.22347/2175-2753v11i33.1892 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v11i33.1892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1892/pdf https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1892/299 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/downloadSuppFile/1892/300 10.22347/2175-2753v11i33.1892.s299 10.22347/2175-2753v11i33.1892.s300 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 11, n. 33 (2019): Revista Meta: Avaliação Set./Dez.; 611-637 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845673140781056 |