Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1109 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um diagnostico da formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva. O estudo proposto tem por objetivo identificar a atual situação de formação e capacitação dos docentes do IFES em relação a inclusao dos discentes com deficiencia auditiva em sala de aula regular. Trata-se de um estudo de caso no qual os dados principais foram coletados junto aos docentes da instituicao. O estudo proposto foi realizado em 4 campi do IFES. Os resultados indicaram a necessidade da realização de um planejamento pedagogico voltado à formação docente, no qual envolva o individuo, a familia, o docente e a instituicao. Ao realizar uma devolutiva em forma de relatorio junto aos entrevistados e gestores dos campi, os resultados alcancados foram considerados satisfatorios, atingindo desta forma aos objetivos propostos. Adicionalmente, este trabalho devera contribuir para a construção do conhecimento no que tange à inclusao de pessoas com deficiencia auditiva. Os resultados podem ser adaptados à realidade de diferentes situacoes, regioes e localidades que identificarem a necessidade de capacitação docente, tendo como visao a inclusao de alunos com deficiencia auditiva, respeitando os principios dos pilares eticos, sociais e normativos de cada realidade. Sendo necessario que a escola encontre alternativas práticas, construidas e dialogadas para incluir efetivamente. |
id |
CESGRANRIO_0be5e242fd33fddd473fca32f2614c2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1109 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFESInclusao escolar; Formação e capacitação docente; Deficiencia auditivaEste trabalho apresenta um diagnostico da formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva. O estudo proposto tem por objetivo identificar a atual situação de formação e capacitação dos docentes do IFES em relação a inclusao dos discentes com deficiencia auditiva em sala de aula regular. Trata-se de um estudo de caso no qual os dados principais foram coletados junto aos docentes da instituicao. O estudo proposto foi realizado em 4 campi do IFES. Os resultados indicaram a necessidade da realização de um planejamento pedagogico voltado à formação docente, no qual envolva o individuo, a familia, o docente e a instituicao. Ao realizar uma devolutiva em forma de relatorio junto aos entrevistados e gestores dos campi, os resultados alcancados foram considerados satisfatorios, atingindo desta forma aos objetivos propostos. Adicionalmente, este trabalho devera contribuir para a construção do conhecimento no que tange à inclusao de pessoas com deficiencia auditiva. Os resultados podem ser adaptados à realidade de diferentes situacoes, regioes e localidades que identificarem a necessidade de capacitação docente, tendo como visao a inclusao de alunos com deficiencia auditiva, respeitando os principios dos pilares eticos, sociais e normativos de cada realidade. Sendo necessario que a escola encontre alternativas práticas, construidas e dialogadas para incluir efetivamente.Fundação CesgranrioGoncalves, WellingtonGoncalves, Verana Maria FornaciariFirme, Lilian Pittol2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1109Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 93 (2016): Revista Ensaio Out./Dez.; 866-8891809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; en; esDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-24T20:33:04Zoai:ojs.localhost:article/1109Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-10-24T20:33:04Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES |
title |
Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES |
spellingShingle |
Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES Goncalves, Wellington Inclusao escolar; Formação e capacitação docente; Deficiencia auditiva |
title_short |
Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES |
title_full |
Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES |
title_fullStr |
Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES |
title_full_unstemmed |
Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES |
title_sort |
Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES |
author |
Goncalves, Wellington |
author_facet |
Goncalves, Wellington Goncalves, Verana Maria Fornaciari Firme, Lilian Pittol |
author_role |
author |
author2 |
Goncalves, Verana Maria Fornaciari Firme, Lilian Pittol |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goncalves, Wellington Goncalves, Verana Maria Fornaciari Firme, Lilian Pittol |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusao escolar; Formação e capacitação docente; Deficiencia auditiva |
topic |
Inclusao escolar; Formação e capacitação docente; Deficiencia auditiva |
description |
Este trabalho apresenta um diagnostico da formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva. O estudo proposto tem por objetivo identificar a atual situação de formação e capacitação dos docentes do IFES em relação a inclusao dos discentes com deficiencia auditiva em sala de aula regular. Trata-se de um estudo de caso no qual os dados principais foram coletados junto aos docentes da instituicao. O estudo proposto foi realizado em 4 campi do IFES. Os resultados indicaram a necessidade da realização de um planejamento pedagogico voltado à formação docente, no qual envolva o individuo, a familia, o docente e a instituicao. Ao realizar uma devolutiva em forma de relatorio junto aos entrevistados e gestores dos campi, os resultados alcancados foram considerados satisfatorios, atingindo desta forma aos objetivos propostos. Adicionalmente, este trabalho devera contribuir para a construção do conhecimento no que tange à inclusao de pessoas com deficiencia auditiva. Os resultados podem ser adaptados à realidade de diferentes situacoes, regioes e localidades que identificarem a necessidade de capacitação docente, tendo como visao a inclusao de alunos com deficiencia auditiva, respeitando os principios dos pilares eticos, sociais e normativos de cada realidade. Sendo necessario que a escola encontre alternativas práticas, construidas e dialogadas para incluir efetivamente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1109 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
pt; en; es |
language_invalid_str_mv |
pt; en; es |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 93 (2016): Revista Ensaio Out./Dez.; 866-889 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832033394196480 |