Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goncalves, Wellington
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Goncalves, Verana Maria Fornaciari, Firme, Lilian Pittol
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1109
Resumo: Este trabalho apresenta um diagnostico da formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva. O estudo proposto tem por objetivo identificar a atual situação de formação e capacitação dos docentes do IFES em relação a inclusao dos discentes com deficiencia auditiva em sala de aula regular. Trata-se de um estudo de caso no qual os dados principais foram coletados junto aos docentes da instituicao. O estudo proposto foi realizado em 4 campi do IFES. Os resultados indicaram a necessidade da realização de um planejamento pedagogico voltado à formação docente, no qual envolva o individuo, a familia, o docente e a instituicao. Ao realizar uma devolutiva em forma de relatorio junto aos entrevistados e gestores dos campi, os resultados alcancados foram considerados satisfatorios, atingindo desta forma aos objetivos propostos. Adicionalmente, este trabalho devera contribuir para a construção do conhecimento no que tange à inclusao de pessoas com deficiencia auditiva. Os resultados podem ser adaptados à realidade de diferentes situacoes, regioes e localidades que identificarem a necessidade de capacitação docente, tendo como visao a inclusao de alunos com deficiencia auditiva, respeitando os principios dos pilares eticos, sociais e normativos de cada realidade. Sendo necessario que a escola encontre alternativas práticas, construidas e dialogadas para incluir efetivamente.
id CESGRANRIO_0be5e242fd33fddd473fca32f2614c2a
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1109
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFESInclusao escolar; Formação e capacitação docente; Deficiencia auditivaEste trabalho apresenta um diagnostico da formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva. O estudo proposto tem por objetivo identificar a atual situação de formação e capacitação dos docentes do IFES em relação a inclusao dos discentes com deficiencia auditiva em sala de aula regular. Trata-se de um estudo de caso no qual os dados principais foram coletados junto aos docentes da instituicao. O estudo proposto foi realizado em 4 campi do IFES. Os resultados indicaram a necessidade da realização de um planejamento pedagogico voltado à formação docente, no qual envolva o individuo, a familia, o docente e a instituicao. Ao realizar uma devolutiva em forma de relatorio junto aos entrevistados e gestores dos campi, os resultados alcancados foram considerados satisfatorios, atingindo desta forma aos objetivos propostos. Adicionalmente, este trabalho devera contribuir para a construção do conhecimento no que tange à inclusao de pessoas com deficiencia auditiva. Os resultados podem ser adaptados à realidade de diferentes situacoes, regioes e localidades que identificarem a necessidade de capacitação docente, tendo como visao a inclusao de alunos com deficiencia auditiva, respeitando os principios dos pilares eticos, sociais e normativos de cada realidade. Sendo necessario que a escola encontre alternativas práticas, construidas e dialogadas para incluir efetivamente.Fundação CesgranrioGoncalves, WellingtonGoncalves, Verana Maria FornaciariFirme, Lilian Pittol2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1109Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 93 (2016): Revista Ensaio Out./Dez.; 866-8891809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; en; esDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-24T20:33:04Zoai:ojs.localhost:article/1109Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-10-24T20:33:04Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
title Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
spellingShingle Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
Goncalves, Wellington
Inclusao escolar; Formação e capacitação docente; Deficiencia auditiva
title_short Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
title_full Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
title_fullStr Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
title_full_unstemmed Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
title_sort Formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva: um estudo no Instituto Federal do Espirito Santo - IFES
author Goncalves, Wellington
author_facet Goncalves, Wellington
Goncalves, Verana Maria Fornaciari
Firme, Lilian Pittol
author_role author
author2 Goncalves, Verana Maria Fornaciari
Firme, Lilian Pittol
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Goncalves, Wellington
Goncalves, Verana Maria Fornaciari
Firme, Lilian Pittol
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusao escolar; Formação e capacitação docente; Deficiencia auditiva
topic Inclusao escolar; Formação e capacitação docente; Deficiencia auditiva
description Este trabalho apresenta um diagnostico da formação e capacitação de docentes para atuar com alunos com deficiencia auditiva. O estudo proposto tem por objetivo identificar a atual situação de formação e capacitação dos docentes do IFES em relação a inclusao dos discentes com deficiencia auditiva em sala de aula regular. Trata-se de um estudo de caso no qual os dados principais foram coletados junto aos docentes da instituicao. O estudo proposto foi realizado em 4 campi do IFES. Os resultados indicaram a necessidade da realização de um planejamento pedagogico voltado à formação docente, no qual envolva o individuo, a familia, o docente e a instituicao. Ao realizar uma devolutiva em forma de relatorio junto aos entrevistados e gestores dos campi, os resultados alcancados foram considerados satisfatorios, atingindo desta forma aos objetivos propostos. Adicionalmente, este trabalho devera contribuir para a construção do conhecimento no que tange à inclusao de pessoas com deficiencia auditiva. Os resultados podem ser adaptados à realidade de diferentes situacoes, regioes e localidades que identificarem a necessidade de capacitação docente, tendo como visao a inclusao de alunos com deficiencia auditiva, respeitando os principios dos pilares eticos, sociais e normativos de cada realidade. Sendo necessario que a escola encontre alternativas práticas, construidas e dialogadas para incluir efetivamente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1109
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1109
dc.language.iso.fl_str_mv pt; en; es
language_invalid_str_mv pt; en; es
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 93 (2016): Revista Ensaio Out./Dez.; 866-889
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832033394196480