Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e Validação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1206 |
Resumo: | Este artigo explica os procedimentos de estudo de validade e de confiabilidade da Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente (ESDTD). A ESDTD avalia a representação conceptual dos professores em relação às suas concepcoes de curriculo, ao desenvolvimento curricular, à gestao curricular, ao projeto e ao trabalho colaborativo; a satisfação dos professores em relação ao trabalho realizado pela direcao, pelos sub-departamentos, pela coordenação direta, pelos conselhos de turma e pelos responsaveis de unidades educacionais. Nos itens finais da ESDTD, sao avaliadas as percepcoes dos professores sobre a cultura de agrupamento, sinalizando os aspectos considerados positivos e considerados problematicos. Foi testada a possibilidade de realizar uma analise fatorial e posteriormente avaliar os dados psicometricos e a confiabilidade de cada dimensao, para testar a validade interna da escala. Ha evidencias da adequação da analise fatorial, mais especificamente da pertinencia da prova de Kaiser-Meyer-Olkin e do teste de esfericidade de Bartlett. Foi avaliada a variância explicada pela analise de componentes principais, definindo previamente a analise em seis fatores, com valores proprios superiores a 1. Ao definir seis componentes principais, as dimensoes explicaram mais de 55% da variabilidade total. A analise da confiabilidade do tamanho e a avaliação da homogeneidade dos itens permitem obter valores de consistencia interna muito elevados para todos os itens e para todas as dimensoes. Os valores encontrados foram adequados para manter a estrutura e a distribuicao dos itens iniciais. A escala mostra bons niveis de validade e de confiabilidade. Antecipa-se a utilidade de outros estudos serem desenvolvidos, complementando a sua analise psicometrica. |
id |
CESGRANRIO_cc1a5441ec9096fd3cd8608be0663562 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1206 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e ValidaçãoScale of Satisfaction with Teachers Dynamics: Development and ValidationEscala de Satisfaccion con la Dinamica de trabajo Docente: Desarrollo y ValidacionEducação; PsicologiaDinâmica docente; Satisfação de Docentes; Escala; Validade; ConfabilidadeTeachers work; Teachers satisfaction; Scale; Validity; ReliabilityEste artigo explica os procedimentos de estudo de validade e de confiabilidade da Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente (ESDTD). A ESDTD avalia a representação conceptual dos professores em relação às suas concepcoes de curriculo, ao desenvolvimento curricular, à gestao curricular, ao projeto e ao trabalho colaborativo; a satisfação dos professores em relação ao trabalho realizado pela direcao, pelos sub-departamentos, pela coordenação direta, pelos conselhos de turma e pelos responsaveis de unidades educacionais. Nos itens finais da ESDTD, sao avaliadas as percepcoes dos professores sobre a cultura de agrupamento, sinalizando os aspectos considerados positivos e considerados problematicos. Foi testada a possibilidade de realizar uma analise fatorial e posteriormente avaliar os dados psicometricos e a confiabilidade de cada dimensao, para testar a validade interna da escala. Ha evidencias da adequação da analise fatorial, mais especificamente da pertinencia da prova de Kaiser-Meyer-Olkin e do teste de esfericidade de Bartlett. Foi avaliada a variância explicada pela analise de componentes principais, definindo previamente a analise em seis fatores, com valores proprios superiores a 1. Ao definir seis componentes principais, as dimensoes explicaram mais de 55% da variabilidade total. A analise da confiabilidade do tamanho e a avaliação da homogeneidade dos itens permitem obter valores de consistencia interna muito elevados para todos os itens e para todas as dimensoes. Os valores encontrados foram adequados para manter a estrutura e a distribuicao dos itens iniciais. A escala mostra bons niveis de validade e de confiabilidade. Antecipa-se a utilidade de outros estudos serem desenvolvidos, complementando a sua analise psicometrica.Este artículo explica los procedimientos de analisis de la validez y fiabilidad de la Escala de Satisfaccion con la Dinamica de Trabajo Docente (ESDTD). La ESDTD evalúa la representacion de los maestros con respecto a sus concepciones curriculares, desarrollo curricular, gestion curricular, proyecto educativo y trabajo colaborativo, asi como la satisfaccion de los maestros respecto al trabajo realizado por la direccion, los sub-departamentos, la coordinacion directa, los consejos de clase y los jefes de las unidades educativas. En los items finales de la ESDTD se evalúan las percepciones de los profesores sobre la cultura de agrupamiento escolar, señalando los aspectos considerados positivos y los considerados problematicos. Se testo la posibilidad de realizar un analisis factorial y posteriormente se evaluaron los datos psicometricos y la fiabilidad de cada dimension, para probar la validez interna de la escala. Hay evidencias de la adecuacion del analisis factorial, mas especificamente de la significatividad de la prueba Kaiser-Meyer-Olkin y del valor de la prueba de esfericidad de Bartlett, que revelaron ser altamente significativas. Se evaluo la varianza explicada por el analisis de componentes principales, estableciendo previamente el analisis en seis factores con valores propios mayores a 1. Al establecer el analisis en seis componentes principales, las dimensiones explicaron mas del 55% de la variabilidad total. El analisis de la fiabilidad del tamaño y la evaluacion de la homogeneidad de los items permiten obtener valores positivos de consistencia interna muy altos para todos los elementos y para todas las dimensiones. Los valores encontrados son acordes con el mantenimiento de la estructura y distribucion de los items iniciales. La escala muestra buena validez y fiabilidad. Se espera que se desarrollen otros estudios, complementando los analisis psicometricos.This paper explains the validity and reliability of the Scale of Satisfaction with Teachers Dynamics (ESDTD). The ESDTD evaluates the conceptual representation of teachers with their curriculum conceptions, curriculum development, curriculum management, educational project and collaborative work; also, the satisfaction of teachers with the work done by direction, by sub-departments, through direct coordination and class councils and by heads of educational units. In the fnal items of ESDTD, it is assessed the perceptions of teachers about the grouping culture, signaling the aspects considered positive and problematic. It was tested the possibility of making a factor analysis and subsequently assessing the psychometric data and the reliability of each dimension, in order to test the internal validity of the scale. There is evidence of the appropriateness of factor analysis. More specifcally, the adequacy measured sample of Kaiser-Meyer-Olkin, and the value of the Bartlett’s sphericity test revealed highly signifcant. It was rated the variance explained by the main components analysis, previously setting the analysis in six factors with values greater than 1. When setting the analysis in six main components, the dimensions explained more than 55% of the total variability. The analysis of the reliability of the size and the assessment of the homogeneity of the items allows obtaining positive and very high internal consistency values for all items and for all of the dimensions. The values found permit to maintain the structure and distribution of initial items. The scale shows good validity and reliability, it is expected other studies to be developed, complementing its psychometric analysis.Fundação CesgranrioCosta-Lobo, CristinaAbelha, MartaCarvalho, Themys2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/120610.1590/S0104-40362017002501206Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 1014-10311809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1206/687https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1206/688https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1206/689EuropaCronologicaAmostra de conveniEnciaDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T12:43:44Zoai:ojs.localhost:article/1206Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-02-27T12:43:44Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e Validação Scale of Satisfaction with Teachers Dynamics: Development and Validation Escala de Satisfaccion con la Dinamica de trabajo Docente: Desarrollo y Validacion |
title |
Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e Validação |
spellingShingle |
Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e Validação Costa-Lobo, Cristina Educação; Psicologia Dinâmica docente; Satisfação de Docentes; Escala; Validade; Confabilidade Teachers work; Teachers satisfaction; Scale; Validity; Reliability |
title_short |
Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e Validação |
title_full |
Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e Validação |
title_fullStr |
Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e Validação |
title_full_unstemmed |
Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e Validação |
title_sort |
Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente: Desenvolvimento e Validação |
author |
Costa-Lobo, Cristina |
author_facet |
Costa-Lobo, Cristina Abelha, Marta Carvalho, Themys |
author_role |
author |
author2 |
Abelha, Marta Carvalho, Themys |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa-Lobo, Cristina Abelha, Marta Carvalho, Themys |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Psicologia Dinâmica docente; Satisfação de Docentes; Escala; Validade; Confabilidade Teachers work; Teachers satisfaction; Scale; Validity; Reliability |
topic |
Educação; Psicologia Dinâmica docente; Satisfação de Docentes; Escala; Validade; Confabilidade Teachers work; Teachers satisfaction; Scale; Validity; Reliability |
description |
Este artigo explica os procedimentos de estudo de validade e de confiabilidade da Escala de Satisfação com a Dinâmica de Trabalho Docente (ESDTD). A ESDTD avalia a representação conceptual dos professores em relação às suas concepcoes de curriculo, ao desenvolvimento curricular, à gestao curricular, ao projeto e ao trabalho colaborativo; a satisfação dos professores em relação ao trabalho realizado pela direcao, pelos sub-departamentos, pela coordenação direta, pelos conselhos de turma e pelos responsaveis de unidades educacionais. Nos itens finais da ESDTD, sao avaliadas as percepcoes dos professores sobre a cultura de agrupamento, sinalizando os aspectos considerados positivos e considerados problematicos. Foi testada a possibilidade de realizar uma analise fatorial e posteriormente avaliar os dados psicometricos e a confiabilidade de cada dimensao, para testar a validade interna da escala. Ha evidencias da adequação da analise fatorial, mais especificamente da pertinencia da prova de Kaiser-Meyer-Olkin e do teste de esfericidade de Bartlett. Foi avaliada a variância explicada pela analise de componentes principais, definindo previamente a analise em seis fatores, com valores proprios superiores a 1. Ao definir seis componentes principais, as dimensoes explicaram mais de 55% da variabilidade total. A analise da confiabilidade do tamanho e a avaliação da homogeneidade dos itens permitem obter valores de consistencia interna muito elevados para todos os itens e para todas as dimensoes. Os valores encontrados foram adequados para manter a estrutura e a distribuicao dos itens iniciais. A escala mostra bons niveis de validade e de confiabilidade. Antecipa-se a utilidade de outros estudos serem desenvolvidos, complementando a sua analise psicometrica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1206 10.1590/S0104-40362017002501206 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1206 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362017002501206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1206/687 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1206/688 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1206/689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Europa Cronologica Amostra de conveniEncia |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 1014-1031 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032707379200 |