School Health Program: A Course Analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macuch, Regiane da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Velho, Ana Paula Machado, Vermelho, Sonia Cristina Soares, Bortolozzi, Flavio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Saúde e Pesquisa (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3994
Resumo: This article analyzes the Health at School Program from the Brazilian Ministry of Health and Education through the legislation and guidance materials available on their websites. The study was done in the municipalities of the state of Paraná in order to identify those who had joined the program. To scale the deployment of the latter, an empirical research was held in two municipalities of the state in 2012. Interviews were conducted with program managers through visits to the Health and Education departments of the municipalities. The results showed that the program, despite having suffered from some initial resistance, has been kept functioning by the networks of schools, with the participation of the education and health sectors. The program proved to be an interesting policy to promote sectorial integration towards an implementation of integrated public policies. This program was considered relevant insofar as promoting integration between the health and education sectors leads to significant changes in the relation between both parties. PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE PERCURSO RESUMO: Este artigo analisa o Programa Saúde na Escola dos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da legislação e da orientação dos materiais disponíveis em seus sites. A pesquisa de campo foi realizada nos municípios do Estado do Paraná, a fim de identificar aqueles que tinham aderido ao programa. Para dimensionar a implantação do programa, uma pesquisa empírica foi realizada em dois municípios do Estado em 2012. Foram realizadas entrevistas com gestores do programa a partir de visitas aos departamentos de saúde e educação dos municípios. Os resultados mostraram que o programa, apesar de ter sofrido alguma resistência inicial, foi mantido em funcionamento pelas redes de escolas, com a participação dos setores da educação e saúde. O programa provou ser uma política interessante para promover a integração setorial para a implementação de políticas públicas integradas. Ele foi considerado relevante na medida em que promover a integração entre os setores de saúde e educação leva a mudanças significativas na relação entre ambas as partes. PALAVRAS-CHAVE: Educação; Educação para a Saúde; Promoção da Saúde; Saúde.
id CESUMAR-1_bd2c14b80af600d089d6ed76c924deda
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3994
network_acronym_str CESUMAR-1
network_name_str Saúde e Pesquisa (Online)
repository_id_str
spelling School Health Program: A Course AnalysisEducationHealthHealth EducationHealth PromotionThis article analyzes the Health at School Program from the Brazilian Ministry of Health and Education through the legislation and guidance materials available on their websites. The study was done in the municipalities of the state of Paraná in order to identify those who had joined the program. To scale the deployment of the latter, an empirical research was held in two municipalities of the state in 2012. Interviews were conducted with program managers through visits to the Health and Education departments of the municipalities. The results showed that the program, despite having suffered from some initial resistance, has been kept functioning by the networks of schools, with the participation of the education and health sectors. The program proved to be an interesting policy to promote sectorial integration towards an implementation of integrated public policies. This program was considered relevant insofar as promoting integration between the health and education sectors leads to significant changes in the relation between both parties. PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE PERCURSO RESUMO: Este artigo analisa o Programa Saúde na Escola dos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da legislação e da orientação dos materiais disponíveis em seus sites. A pesquisa de campo foi realizada nos municípios do Estado do Paraná, a fim de identificar aqueles que tinham aderido ao programa. Para dimensionar a implantação do programa, uma pesquisa empírica foi realizada em dois municípios do Estado em 2012. Foram realizadas entrevistas com gestores do programa a partir de visitas aos departamentos de saúde e educação dos municípios. Os resultados mostraram que o programa, apesar de ter sofrido alguma resistência inicial, foi mantido em funcionamento pelas redes de escolas, com a participação dos setores da educação e saúde. O programa provou ser uma política interessante para promover a integração setorial para a implementação de políticas públicas integradas. Ele foi considerado relevante na medida em que promover a integração entre os setores de saúde e educação leva a mudanças significativas na relação entre ambas as partes. PALAVRAS-CHAVE: Educação; Educação para a Saúde; Promoção da Saúde; Saúde.Universidade Cesumar - UniCesumar2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/399410.17765/1983-1870.2015v8n2p297-306Saúde e Pesquisa; Vol 8 No 2 (2015): maio/ago.; 297-306Saúde e Pesquisa; v. 8 n. 2 (2015): maio/ago.; 297-3062176-9206reponame:Saúde e Pesquisa (Online)instname:Cesumar Diretoria de Pesquisainstacron:CESUMARenghttps://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3994/2635Macuch, Regiane da SilvaVelho, Ana Paula MachadoVermelho, Sonia Cristina SoaresBortolozzi, Flavioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-09T12:44:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3994Revistahttps://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesqPUBhttps://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/oainaep@cesumar.br2176-92061983-1870opendoar:2021-12-09T12:44:44Saúde e Pesquisa (Online) - Cesumar Diretoria de Pesquisafalse
dc.title.none.fl_str_mv School Health Program: A Course Analysis
title School Health Program: A Course Analysis
spellingShingle School Health Program: A Course Analysis
Macuch, Regiane da Silva
Education
Health
Health Education
Health Promotion
title_short School Health Program: A Course Analysis
title_full School Health Program: A Course Analysis
title_fullStr School Health Program: A Course Analysis
title_full_unstemmed School Health Program: A Course Analysis
title_sort School Health Program: A Course Analysis
author Macuch, Regiane da Silva
author_facet Macuch, Regiane da Silva
Velho, Ana Paula Machado
Vermelho, Sonia Cristina Soares
Bortolozzi, Flavio
author_role author
author2 Velho, Ana Paula Machado
Vermelho, Sonia Cristina Soares
Bortolozzi, Flavio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macuch, Regiane da Silva
Velho, Ana Paula Machado
Vermelho, Sonia Cristina Soares
Bortolozzi, Flavio
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Health
Health Education
Health Promotion
topic Education
Health
Health Education
Health Promotion
description This article analyzes the Health at School Program from the Brazilian Ministry of Health and Education through the legislation and guidance materials available on their websites. The study was done in the municipalities of the state of Paraná in order to identify those who had joined the program. To scale the deployment of the latter, an empirical research was held in two municipalities of the state in 2012. Interviews were conducted with program managers through visits to the Health and Education departments of the municipalities. The results showed that the program, despite having suffered from some initial resistance, has been kept functioning by the networks of schools, with the participation of the education and health sectors. The program proved to be an interesting policy to promote sectorial integration towards an implementation of integrated public policies. This program was considered relevant insofar as promoting integration between the health and education sectors leads to significant changes in the relation between both parties. PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: UMA ANÁLISE DE PERCURSO RESUMO: Este artigo analisa o Programa Saúde na Escola dos Ministérios da Saúde e da Educação por meio da legislação e da orientação dos materiais disponíveis em seus sites. A pesquisa de campo foi realizada nos municípios do Estado do Paraná, a fim de identificar aqueles que tinham aderido ao programa. Para dimensionar a implantação do programa, uma pesquisa empírica foi realizada em dois municípios do Estado em 2012. Foram realizadas entrevistas com gestores do programa a partir de visitas aos departamentos de saúde e educação dos municípios. Os resultados mostraram que o programa, apesar de ter sofrido alguma resistência inicial, foi mantido em funcionamento pelas redes de escolas, com a participação dos setores da educação e saúde. O programa provou ser uma política interessante para promover a integração setorial para a implementação de políticas públicas integradas. Ele foi considerado relevante na medida em que promover a integração entre os setores de saúde e educação leva a mudanças significativas na relação entre ambas as partes. PALAVRAS-CHAVE: Educação; Educação para a Saúde; Promoção da Saúde; Saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3994
10.17765/1983-1870.2015v8n2p297-306
url https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3994
identifier_str_mv 10.17765/1983-1870.2015v8n2p297-306
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/saudpesq/article/view/3994/2635
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cesumar - UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cesumar - UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Pesquisa; Vol 8 No 2 (2015): maio/ago.; 297-306
Saúde e Pesquisa; v. 8 n. 2 (2015): maio/ago.; 297-306
2176-9206
reponame:Saúde e Pesquisa (Online)
instname:Cesumar Diretoria de Pesquisa
instacron:CESUMAR
instname_str Cesumar Diretoria de Pesquisa
instacron_str CESUMAR
institution CESUMAR
reponame_str Saúde e Pesquisa (Online)
collection Saúde e Pesquisa (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Pesquisa (Online) - Cesumar Diretoria de Pesquisa
repository.mail.fl_str_mv naep@cesumar.br
_version_ 1754122533481742336