Gestão por competências: o papel dos processos de mapeamento de competências no Banco do Brasil

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Main Author: Brigagão, Camila Teles
Publication Date: 2008
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional do UniCEUB
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Summary: O contexto em que as empresas estão inseridas, caracterizada por alta competitividade e mudanças constantes, exige que as organizações adotem um novo modelo de gestão. O modelo de gestão por competências surge como uma alternativa de modelo gerencial com uma visão holística, alinhando as estratégias organizacionais com as competências profissionais. Nesta pesquisa foram discutidos tópicos relativos a gestão de pessoas. Em sua elaboração foi considerada a dificuldade que as empresas têm em gerir as pessoas no contexto de um ambiente globalizado. Conceitua-se um novo modelo de gestão, baseado nas competências individuais e organizacionais. A necessidade das empresas em desenvolverem estudos sobre o alinhamento dos cargos às competências dos colaboradores disponíveis na organização, baseando-se no modelo de gestão por competência. O modelo tem por finalidade desenvolver e capacitar os funcionários de modo que os objetivos organizacionais sejam alcançados. Para que o modelo seja desenvolvido é fundamental o processo do mapeamento das competências – organizacionais e individuais. É por meio do mapeamento que a empresa percebe a discrepância existente entre as competências atuais e as competências a serem desenvolvidas. Esta pesquisa propõe demonstrar a funcionalidade destes processos do mapeamento. Para atingir o objetivo geral, foram analisadas as contribuições dos processos de mapeamento das competências do modelo de gestão baseado em competências a partir de um estudo de caso no Banco do Brasil (BB). Foram estabelecidos objetivos específicos, sendo definidos o conceito de competências individuais e organizacionais e conceitos relativos a gestão de competências, descritos os principais modelos teóricos de gestão por competência encontrados na literatura brasileira e apresentado o processo do mapeamento das competências da organização e do indivíduo. Através das informações obtidas, analisou-se o processo do modelo de gestão por competências do BB. A metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa foi o método exploratório dedutivo, baseado em pesquisa bibliográfica e documental para consolidar a base teórica e a pesquisa experimental, para a análise de dados, realizou-se um estudo de caso qualitativo no BB, utilizando como instrumento de coleta de informação a entrevista nãoestruturada.
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Conceitua-se um novo modelo de gestão, baseado nas competências individuais e organizacionais. A necessidade das empresas em desenvolverem estudos sobre o alinhamento dos cargos às competências dos colaboradores disponíveis na organização, baseando-se no modelo de gestão por competência. O modelo tem por finalidade desenvolver e capacitar os funcionários de modo que os objetivos organizacionais sejam alcançados. Para que o modelo seja desenvolvido é fundamental o processo do mapeamento das competências – organizacionais e individuais. É por meio do mapeamento que a empresa percebe a discrepância existente entre as competências atuais e as competências a serem desenvolvidas. Esta pesquisa propõe demonstrar a funcionalidade destes processos do mapeamento. Para atingir o objetivo geral, foram analisadas as contribuições dos processos de mapeamento das competências do modelo de gestão baseado em competências a partir de um estudo de caso no Banco do Brasil (BB). 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