A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11568 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral verificar se a logística reversa de pósconsumo pode contribuir positivamente para a formação da imagem de marca e, como objetivos específicos, compreender bibliograficamente os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e imagem de marca, entender se uma empresa que realiza marketing ambiental de suas ações em logística reversa de pós-consumo obtém uma boa imagem de marca – usando como exemplo a marca Natura - e compreender se a empresa que pratica a logística reversa de pósconsumo é bem vista pelo consumidor. Visando atingir estes objetivos foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada em teoria de vários autores, que estudam logística reversa e marca. Já a pesquisa de campo, foi realizada com uma amostra de 100 pessoas. Os dados foram coletados através de formulários aplicados aos consumidores da marca Natura. De acordo com a pesquisa bibliográfica foi possível compreender os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e a imagem de marca. Foi apontado, por meio da entrevista, que a marca Natura transmite a imagem de marca sustentável e que suas ações de marketing ambiental em logística reversa de pós-consumo surtem efeitos, acarretando na melhoria da imagem de marca. Constatou-se com a pesquisa que, para a maioria das pessoas, a prática da logística reversa de pós-consumo não é prioridade para a compra de um produto, no entanto, uma quantidade significativa de pessoas vê positivamente uma marca que pratica a logística reversa de pós-consumo. Portanto, os resultados do estudo demonstram que os consumidores ainda precisam avançar no quesito consciência ambientais, pois, assim eles serão capazes de diferenciar as marcas de acordo com suas ações ambientais, exigindo das empresas uma postura sustentável. |
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Pereira, Fabiana SantosFélix, Joana d’Arc Bicalho2018-03-07T20:21:14Z2018-03-07T20:21:14Z20152018-03-07PEREIRA, Fabiana Santos. A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca. 2015. 57 f. Monografia (Especialização em Gestão Aplicada em Logística) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11568Este trabalho tem como objetivo geral verificar se a logística reversa de pósconsumo pode contribuir positivamente para a formação da imagem de marca e, como objetivos específicos, compreender bibliograficamente os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e imagem de marca, entender se uma empresa que realiza marketing ambiental de suas ações em logística reversa de pós-consumo obtém uma boa imagem de marca – usando como exemplo a marca Natura - e compreender se a empresa que pratica a logística reversa de pósconsumo é bem vista pelo consumidor. Visando atingir estes objetivos foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada em teoria de vários autores, que estudam logística reversa e marca. Já a pesquisa de campo, foi realizada com uma amostra de 100 pessoas. Os dados foram coletados através de formulários aplicados aos consumidores da marca Natura. De acordo com a pesquisa bibliográfica foi possível compreender os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e a imagem de marca. Foi apontado, por meio da entrevista, que a marca Natura transmite a imagem de marca sustentável e que suas ações de marketing ambiental em logística reversa de pós-consumo surtem efeitos, acarretando na melhoria da imagem de marca. Constatou-se com a pesquisa que, para a maioria das pessoas, a prática da logística reversa de pós-consumo não é prioridade para a compra de um produto, no entanto, uma quantidade significativa de pessoas vê positivamente uma marca que pratica a logística reversa de pós-consumo. Portanto, os resultados do estudo demonstram que os consumidores ainda precisam avançar no quesito consciência ambientais, pois, assim eles serão capazes de diferenciar as marcas de acordo com suas ações ambientais, exigindo das empresas uma postura sustentável.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-03-07T20:21:14Z No. of bitstreams: 1 51400258.pdf: 648234 bytes, checksum: 6cc5123b29b3a2814964831a7a9794ba (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-07T20:21:14Z (GMT). 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