A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fabiana Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11568
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral verificar se a logística reversa de pósconsumo pode contribuir positivamente para a formação da imagem de marca e, como objetivos específicos, compreender bibliograficamente os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e imagem de marca, entender se uma empresa que realiza marketing ambiental de suas ações em logística reversa de pós-consumo obtém uma boa imagem de marca – usando como exemplo a marca Natura - e compreender se a empresa que pratica a logística reversa de pósconsumo é bem vista pelo consumidor. Visando atingir estes objetivos foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada em teoria de vários autores, que estudam logística reversa e marca. Já a pesquisa de campo, foi realizada com uma amostra de 100 pessoas. Os dados foram coletados através de formulários aplicados aos consumidores da marca Natura. De acordo com a pesquisa bibliográfica foi possível compreender os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e a imagem de marca. Foi apontado, por meio da entrevista, que a marca Natura transmite a imagem de marca sustentável e que suas ações de marketing ambiental em logística reversa de pós-consumo surtem efeitos, acarretando na melhoria da imagem de marca. Constatou-se com a pesquisa que, para a maioria das pessoas, a prática da logística reversa de pós-consumo não é prioridade para a compra de um produto, no entanto, uma quantidade significativa de pessoas vê positivamente uma marca que pratica a logística reversa de pós-consumo. Portanto, os resultados do estudo demonstram que os consumidores ainda precisam avançar no quesito consciência ambientais, pois, assim eles serão capazes de diferenciar as marcas de acordo com suas ações ambientais, exigindo das empresas uma postura sustentável.
id CEUB_89067724ee668016cf7d882b7cdc3c88
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/11568
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Pereira, Fabiana SantosFélix, Joana d’Arc Bicalho2018-03-07T20:21:14Z2018-03-07T20:21:14Z20152018-03-07PEREIRA, Fabiana Santos. A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca. 2015. 57 f. Monografia (Especialização em Gestão Aplicada em Logística) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11568Este trabalho tem como objetivo geral verificar se a logística reversa de pósconsumo pode contribuir positivamente para a formação da imagem de marca e, como objetivos específicos, compreender bibliograficamente os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e imagem de marca, entender se uma empresa que realiza marketing ambiental de suas ações em logística reversa de pós-consumo obtém uma boa imagem de marca – usando como exemplo a marca Natura - e compreender se a empresa que pratica a logística reversa de pósconsumo é bem vista pelo consumidor. Visando atingir estes objetivos foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada em teoria de vários autores, que estudam logística reversa e marca. Já a pesquisa de campo, foi realizada com uma amostra de 100 pessoas. Os dados foram coletados através de formulários aplicados aos consumidores da marca Natura. De acordo com a pesquisa bibliográfica foi possível compreender os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e a imagem de marca. Foi apontado, por meio da entrevista, que a marca Natura transmite a imagem de marca sustentável e que suas ações de marketing ambiental em logística reversa de pós-consumo surtem efeitos, acarretando na melhoria da imagem de marca. Constatou-se com a pesquisa que, para a maioria das pessoas, a prática da logística reversa de pós-consumo não é prioridade para a compra de um produto, no entanto, uma quantidade significativa de pessoas vê positivamente uma marca que pratica a logística reversa de pós-consumo. Portanto, os resultados do estudo demonstram que os consumidores ainda precisam avançar no quesito consciência ambientais, pois, assim eles serão capazes de diferenciar as marcas de acordo com suas ações ambientais, exigindo das empresas uma postura sustentável.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-03-07T20:21:14Z No. of bitstreams: 1 51400258.pdf: 648234 bytes, checksum: 6cc5123b29b3a2814964831a7a9794ba (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-07T20:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51400258.pdf: 648234 bytes, checksum: 6cc5123b29b3a2814964831a7a9794ba (MD5) Previous issue date: 2018-03-07Logística reversaMarcaSustentabilidadeA importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marcainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11568/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINAL51400258.pdf51400258.pdfapplication/pdf648234https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11568/1/51400258.pdf6cc5123b29b3a2814964831a7a9794baMD51TEXT51400258.pdf.txt51400258.pdf.txtExtracted texttext/plain70820https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11568/3/51400258.pdf.txt5dc31c06fef1d05e126888da236cdd07MD53235/115682019-02-05 18:18:35.077oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-02-05T18:18:35Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca
title A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca
spellingShingle A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca
Pereira, Fabiana Santos
Logística reversa
Marca
Sustentabilidade
title_short A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca
title_full A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca
title_fullStr A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca
title_full_unstemmed A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca
title_sort A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca
author Pereira, Fabiana Santos
author_facet Pereira, Fabiana Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fabiana Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Félix, Joana d’Arc Bicalho
contributor_str_mv Félix, Joana d’Arc Bicalho
dc.subject.por.fl_str_mv Logística reversa
Marca
Sustentabilidade
topic Logística reversa
Marca
Sustentabilidade
description Este trabalho tem como objetivo geral verificar se a logística reversa de pósconsumo pode contribuir positivamente para a formação da imagem de marca e, como objetivos específicos, compreender bibliograficamente os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e imagem de marca, entender se uma empresa que realiza marketing ambiental de suas ações em logística reversa de pós-consumo obtém uma boa imagem de marca – usando como exemplo a marca Natura - e compreender se a empresa que pratica a logística reversa de pósconsumo é bem vista pelo consumidor. Visando atingir estes objetivos foram realizadas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi fundamentada em teoria de vários autores, que estudam logística reversa e marca. Já a pesquisa de campo, foi realizada com uma amostra de 100 pessoas. Os dados foram coletados através de formulários aplicados aos consumidores da marca Natura. De acordo com a pesquisa bibliográfica foi possível compreender os avanços relacionados à logística reversa de pós-consumo e a imagem de marca. Foi apontado, por meio da entrevista, que a marca Natura transmite a imagem de marca sustentável e que suas ações de marketing ambiental em logística reversa de pós-consumo surtem efeitos, acarretando na melhoria da imagem de marca. Constatou-se com a pesquisa que, para a maioria das pessoas, a prática da logística reversa de pós-consumo não é prioridade para a compra de um produto, no entanto, uma quantidade significativa de pessoas vê positivamente uma marca que pratica a logística reversa de pós-consumo. Portanto, os resultados do estudo demonstram que os consumidores ainda precisam avançar no quesito consciência ambientais, pois, assim eles serão capazes de diferenciar as marcas de acordo com suas ações ambientais, exigindo das empresas uma postura sustentável.
publishDate 2015
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-07T20:21:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-07T20:21:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Fabiana Santos. A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca. 2015. 57 f. Monografia (Especialização em Gestão Aplicada em Logística) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11568
identifier_str_mv PEREIRA, Fabiana Santos. A importância da logística reversa de pós-consumo para a imagem de marca. 2015. 57 f. Monografia (Especialização em Gestão Aplicada em Logística) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11568/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11568/1/51400258.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/11568/3/51400258.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
6cc5123b29b3a2814964831a7a9794ba
5dc31c06fef1d05e126888da236cdd07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797133982639325184