A influência do jornalismo religioso: como o G1 abordou a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Almeida da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11981
Resumo: O estudo buscou entender se a mídia religiosa é pautada pela mídia secular e se existe uma interação entre essas duas áreas da comunicação. Por meio de um estudo de caso, análise de conteúdo e entrevistas, o trabalho buscou responder a indagação em questão. Foram analisadas cinco matérias da agência de notícias online G1 sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Essa análise foi uma das partes dispostas no método. A análise de conteúdo permitiu compreender se o G1 usou informações oficiais sobre a Campanha da Fraternidade disponibilizadas por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC). A segunda etapa do trabalho foi fundamentada por meio de entrevistas feitas com comunicólogos que trabalham com mídia e religião. As duas fases juntas complementaram a ideia inicial do trabalho e ajudaram na composição e conclusão do presente trabalho. Conclui-se que existe uma dificuldade de interação entre a comunicação religiosa e a mídia comercial. Essa falta de entendimento parte da divergência dos critérios de noticiabilidade de ambas as áreas, da precariedade de formação especializada e da falta de interesse de uma interação melhor por ambos os perfis comunicacionais.
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A análise de conteúdo permitiu compreender se o G1 usou informações oficiais sobre a Campanha da Fraternidade disponibilizadas por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC). A segunda etapa do trabalho foi fundamentada por meio de entrevistas feitas com comunicólogos que trabalham com mídia e religião. As duas fases juntas complementaram a ideia inicial do trabalho e ajudaram na composição e conclusão do presente trabalho. Conclui-se que existe uma dificuldade de interação entre a comunicação religiosa e a mídia comercial. 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