Inteligências múltiplas: um estímulo em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Valerya Michely Parra de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6675
Resumo: No decorrer do processo educacional pode-se observar pessoas que se destacam em uma área mais sentem dificuldades em outras. Na tentativa de buscar novas idéias para um melhor aprimoramento do educando, buscando novas abordagens para o seu desenvolvimento em sala, surgiu a proposta das Inteligências Múltiplas, no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como finalidade analisar e demonstrar a importância do estudo sobre as inteligências na pratica pedagógica do professor, como colaborador do desenvolvimento do aluno, com vistas a propor formas de estimulações das Inteligências Múltiplas. O tipo de pesquisa utilizada foi à pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Teve como instrumento um roteiro de análise documental e como categoria de analise, as formas de estimulação das Inteligências Múltiplas em sala, segundo diferentes autores, no que se refere a inteligências: espacial; corporal-cinestésica; música; intrapessoal; interpessoal; naturalista; lingüística e lógico-matemática. As formas de estimulação das inteligências múltiplas, como resultados da pesquisa, se apresentam da seguinte forma: inteligência corporal-cinestésica desenvolveu-se a partir do movimento do corpo e das atividades motoras; A inteligência espacial, em observar e manipular objetos; quanto à inteligência musical se estimula no ouvir, cantar, jogos operatórios e lúdicos; a inteligência Naturalista pode-se dizer que a comparação e a observação do ambiente que rodeia o aluno servem de estimulação; A inteligência lingüística surgiu a partir do ouvir, ler e produzir textos partindo da realidade da criança; para a inteligência lógico-matemática a estimulação através de jogos de estratégias criando problemas e jogos matemáticos são uma importante sugestão; as inteligências intrapessoal e interpessoal se formam com o contato social, na interação com o grupo e na expressão de idéias do aluno. No processo de aprendizagem do aluno a motivação é parte importante e as Inteligências Múltiplas vêm apresentando resultados interessantes para o desenvolvimento em sala de aula. É sabido que o aluno, quando estimulado, apresenta com maior facilidade, ocorrendo assim uma interação com o que foi aplicado. A forma como a criança aprendeu é o diferencial, nesta proposta o aluno aplica, o que foi aprendido na escola, em sua vivência diária.
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Teve como instrumento um roteiro de análise documental e como categoria de analise, as formas de estimulação das Inteligências Múltiplas em sala, segundo diferentes autores, no que se refere a inteligências: espacial; corporal-cinestésica; música; intrapessoal; interpessoal; naturalista; lingüística e lógico-matemática. As formas de estimulação das inteligências múltiplas, como resultados da pesquisa, se apresentam da seguinte forma: inteligência corporal-cinestésica desenvolveu-se a partir do movimento do corpo e das atividades motoras; A inteligência espacial, em observar e manipular objetos; quanto à inteligência musical se estimula no ouvir, cantar, jogos operatórios e lúdicos; a inteligência Naturalista pode-se dizer que a comparação e a observação do ambiente que rodeia o aluno servem de estimulação; A inteligência lingüística surgiu a partir do ouvir, ler e produzir textos partindo da realidade da criança; para a inteligência lógico-matemática a estimulação através de jogos de estratégias criando problemas e jogos matemáticos são uma importante sugestão; as inteligências intrapessoal e interpessoal se formam com o contato social, na interação com o grupo e na expressão de idéias do aluno. No processo de aprendizagem do aluno a motivação é parte importante e as Inteligências Múltiplas vêm apresentando resultados interessantes para o desenvolvimento em sala de aula. É sabido que o aluno, quando estimulado, apresenta com maior facilidade, ocorrendo assim uma interação com o que foi aplicado. A forma como a criança aprendeu é o diferencial, nesta proposta o aluno aplica, o que foi aprendido na escola, em sua vivência diária.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T17:42:19Z No. of bitstreams: 1 40266172.pdf: 138954 bytes, checksum: 5c3a7f7674356976952bacc22553011d (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-15T17:42:20Z (GMT). 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