Análise da flexibilidade em escolares do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Priscila Chaves Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5867
Resumo: Introdução: A flexibilidade é um componente fundamental da aptidão física relacionada com a saúde, onde se resulta na capacidade de elasticidade dos músculos e tecidos combinando com os movimentos articulares. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar a mudança dos níveis de flexibilidade após um programa de alongamento em crianças de 9 a 11 anos da Escola Classe 02 da Cidade Estrutural. Metodologia: O estudo teve amostra comparativa, pelo qual obtiveram dados acerca de trinta (30) crianças de 09 a 11 anos do ensino fundamental da Escola Classe 02 da Estrutural. Os alunos foram divididos em dois grupos, Grupo Controle (GC) n=15 e Grupo Intervenção (GI) n= 15, o peso dos avaliados através de uma balança digital com Filizola Personal PL 200, a estatura foi mensurada através estadiômetro Alturexata, e a flexibilidade através do teste de ‘’sentar e alcançar’’, padronizado da seguinte forma, sentado com os pés encostados na borda do banco, joelhos estendidos, as mãos permanecendo sobrepostas e deslizando sobre o banco o máximo de distância conseguida pela criança permanecendo por pelo menos dois segundos. Resultado: O principal achado do presente estudo foi que houve diferença significativa na flexibilidade entre o grupo controle (GC) e o grupo intervenção (GI), após quatro semanas de intervenção. Observa-se que não foram identificadas diferenças significativas no nível de flexibilidade quando há uma comparação em momentos de pré e pós no GC (23,46±5,98 e 23,38±6,05). No entanto, houve diferença significativa quando comparado ao GI os valores pré e pós (26,07±6,86 e 29,20±6,26), sendo o valor de (p≤0,05). Conclusão: Neste estudo pode ser concluído que quatro semanas de intervenção obteve-o melhoras significativas da flexibilidade quando comparando os grupos.
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Os alunos foram divididos em dois grupos, Grupo Controle (GC) n=15 e Grupo Intervenção (GI) n= 15, o peso dos avaliados através de uma balança digital com Filizola Personal PL 200, a estatura foi mensurada através estadiômetro Alturexata, e a flexibilidade através do teste de ‘’sentar e alcançar’’, padronizado da seguinte forma, sentado com os pés encostados na borda do banco, joelhos estendidos, as mãos permanecendo sobrepostas e deslizando sobre o banco o máximo de distância conseguida pela criança permanecendo por pelo menos dois segundos. Resultado: O principal achado do presente estudo foi que houve diferença significativa na flexibilidade entre o grupo controle (GC) e o grupo intervenção (GI), após quatro semanas de intervenção. Observa-se que não foram identificadas diferenças significativas no nível de flexibilidade quando há uma comparação em momentos de pré e pós no GC (23,46±5,98 e 23,38±6,05). 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