Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massa,Paula Andréa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira,Maria Inês Badaró
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000800101
Resumo: Resumo O objetivo deste estudo foi compreender o agenciamento social da loucura, na perspectiva da desinstitucionalização, por meio da observação participante de cenas do cotidiano de moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Trata-se de uma pesquisa social em saúde, de abordagem qualitativa, com inspirações etnográficas e orientação fenomenológica. Os dez participantes são moradores de dois SRT de uma cidade localizada na região Sudeste do Brasil. Têm 60 anos em média, são ex-moradores de hospitais psiquiátricos e metade é do sexo feminino. Os resultados são 12 cenas de convivência no espaço coletivo da casa, da circulação social nas ruas do bairro e do acesso a serviços comerciais, de saúde e cultura. Observou-se que os participantes vivenciam, cotidianamente e de diferentes formas, a apropriação ou reapropriação do corpo, da casa e da rua. Trata-se de um processo de vivificação do eu que pode partir da expropriação de si e pode alcançar a incorporação, com relações de pertencimento a um corpo social. Concluiu-se que o poder aquisitivo e as construções sociais relacionadas aos corpos dos moradores no encontro com diferentes atores são circunstâncias que podem interferir nesse processo. As conversações de reautoria, práticas narrativas baseadas no construcionismo social, e as práticas e táticas cotidianas, na perspectiva de Michel de Certeau, são teorias que contribuem para a compreensão e instrumentalização do agenciamento social dos moradores de SRT nos espaços públicos e privados.
id CFP-1_078a52dea49cb8e25c1c65148cdeab0e
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000800101
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais TerapêuticosDesinstitucionalizaçãoSaúde MentalServiço Residencial TerapêuticoReforma PsiquiátricaResumo O objetivo deste estudo foi compreender o agenciamento social da loucura, na perspectiva da desinstitucionalização, por meio da observação participante de cenas do cotidiano de moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Trata-se de uma pesquisa social em saúde, de abordagem qualitativa, com inspirações etnográficas e orientação fenomenológica. Os dez participantes são moradores de dois SRT de uma cidade localizada na região Sudeste do Brasil. Têm 60 anos em média, são ex-moradores de hospitais psiquiátricos e metade é do sexo feminino. Os resultados são 12 cenas de convivência no espaço coletivo da casa, da circulação social nas ruas do bairro e do acesso a serviços comerciais, de saúde e cultura. Observou-se que os participantes vivenciam, cotidianamente e de diferentes formas, a apropriação ou reapropriação do corpo, da casa e da rua. Trata-se de um processo de vivificação do eu que pode partir da expropriação de si e pode alcançar a incorporação, com relações de pertencimento a um corpo social. Concluiu-se que o poder aquisitivo e as construções sociais relacionadas aos corpos dos moradores no encontro com diferentes atores são circunstâncias que podem interferir nesse processo. As conversações de reautoria, práticas narrativas baseadas no construcionismo social, e as práticas e táticas cotidianas, na perspectiva de Michel de Certeau, são teorias que contribuem para a compreensão e instrumentalização do agenciamento social dos moradores de SRT nos espaços públicos e privados.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000800101Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe4 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003201933info:eu-repo/semantics/openAccessMassa,Paula AndréaMoreira,Maria Inês Badarópor2021-09-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000800101Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-09-10T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos
title Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos
spellingShingle Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos
Massa,Paula Andréa
Desinstitucionalização
Saúde Mental
Serviço Residencial Terapêutico
Reforma Psiquiátrica
title_short Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos
title_full Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos
title_fullStr Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos
title_full_unstemmed Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos
title_sort Na Casa e na Rua: Cenas dos Moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos
author Massa,Paula Andréa
author_facet Massa,Paula Andréa
Moreira,Maria Inês Badaró
author_role author
author2 Moreira,Maria Inês Badaró
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Massa,Paula Andréa
Moreira,Maria Inês Badaró
dc.subject.por.fl_str_mv Desinstitucionalização
Saúde Mental
Serviço Residencial Terapêutico
Reforma Psiquiátrica
topic Desinstitucionalização
Saúde Mental
Serviço Residencial Terapêutico
Reforma Psiquiátrica
description Resumo O objetivo deste estudo foi compreender o agenciamento social da loucura, na perspectiva da desinstitucionalização, por meio da observação participante de cenas do cotidiano de moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). Trata-se de uma pesquisa social em saúde, de abordagem qualitativa, com inspirações etnográficas e orientação fenomenológica. Os dez participantes são moradores de dois SRT de uma cidade localizada na região Sudeste do Brasil. Têm 60 anos em média, são ex-moradores de hospitais psiquiátricos e metade é do sexo feminino. Os resultados são 12 cenas de convivência no espaço coletivo da casa, da circulação social nas ruas do bairro e do acesso a serviços comerciais, de saúde e cultura. Observou-se que os participantes vivenciam, cotidianamente e de diferentes formas, a apropriação ou reapropriação do corpo, da casa e da rua. Trata-se de um processo de vivificação do eu que pode partir da expropriação de si e pode alcançar a incorporação, com relações de pertencimento a um corpo social. Concluiu-se que o poder aquisitivo e as construções sociais relacionadas aos corpos dos moradores no encontro com diferentes atores são circunstâncias que podem interferir nesse processo. As conversações de reautoria, práticas narrativas baseadas no construcionismo social, e as práticas e táticas cotidianas, na perspectiva de Michel de Certeau, são teorias que contribuem para a compreensão e instrumentalização do agenciamento social dos moradores de SRT nos espaços públicos e privados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000800101
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000800101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003201933
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe4 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432654868480