Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nepomuceno,Léo Barbosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bosi,Maria Lúcia Magalhães, Dimenstein,Magda, Pontes,Ricardo José Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600100
Resumo: Resumo Este estudo, orientado pelo enfoque qualitativo de pesquisa social em saúde, discute a inserção de psicólogos nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF). O objetivo do trabalho é analisar especificidades da atuação dos psicólogos nos referidos serviços, focalizando nas práticas desenvolvidas visando ao reconhecimento e à autonomia profissional. A técnica empregada para a construção do material empírico foi a entrevista semiestruturada, junto a 18 psicólogos com ampla experiência na atenção e formação para a ESF. O referencial teórico adotado se orienta pelos conceitos de poder simbólico e habitus, centrais na sociologia de Pierre Bourdieu. Também são retomados elementos teóricos procedentes da sociologia das profissões. Como resultados, evidenciam-se tensões concernentes às lutas por autonomia profissional. Um habitus profissional se apresenta como ilustrativo das práticas ditas específicas e distintivas do psicólogo: o saber lidar com conflitos interpessoais; ser agente problematizador e mediador nas relações interprofissionais; e a capacidade de reconhecer processos históricos constituintes das subjetividades e tramas relacionais. Alguns desafios à autonomia profissional são identificados: a expectativa social e o prestígio associados aos modelos clássicos de atuação clínica; o acolhimento de uma sobrecarga de trabalho em territórios de grande extensão; e a necessidade de elaborar posicionamentos que façam contraponto e complemento ao modelo biomédico.
id CFP-1_0ea2ec46a02e16978bef494bb57fc8ab
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932021000600100
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia ProfissionalPsicologiaSistemas de SaúdeAtenção Primária à SaúdeProfissionalizaçãoAtenção Básica à SaúdeResumo Este estudo, orientado pelo enfoque qualitativo de pesquisa social em saúde, discute a inserção de psicólogos nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF). O objetivo do trabalho é analisar especificidades da atuação dos psicólogos nos referidos serviços, focalizando nas práticas desenvolvidas visando ao reconhecimento e à autonomia profissional. A técnica empregada para a construção do material empírico foi a entrevista semiestruturada, junto a 18 psicólogos com ampla experiência na atenção e formação para a ESF. O referencial teórico adotado se orienta pelos conceitos de poder simbólico e habitus, centrais na sociologia de Pierre Bourdieu. Também são retomados elementos teóricos procedentes da sociologia das profissões. Como resultados, evidenciam-se tensões concernentes às lutas por autonomia profissional. Um habitus profissional se apresenta como ilustrativo das práticas ditas específicas e distintivas do psicólogo: o saber lidar com conflitos interpessoais; ser agente problematizador e mediador nas relações interprofissionais; e a capacidade de reconhecer processos históricos constituintes das subjetividades e tramas relacionais. Alguns desafios à autonomia profissional são identificados: a expectativa social e o prestígio associados aos modelos clássicos de atuação clínica; o acolhimento de uma sobrecarga de trabalho em territórios de grande extensão; e a necessidade de elaborar posicionamentos que façam contraponto e complemento ao modelo biomédico.Conselho Federal de Psicologia2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600100Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe2 2021reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-3703003189629info:eu-repo/semantics/openAccessNepomuceno,Léo BarbosaBosi,Maria Lúcia MagalhãesDimenstein,MagdaPontes,Ricardo José Soarespor2021-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932021000600100Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2021-08-23T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia Profissional
title Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia Profissional
spellingShingle Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia Profissional
Nepomuceno,Léo Barbosa
Psicologia
Sistemas de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Profissionalização
Atenção Básica à Saúde
title_short Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia Profissional
title_full Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia Profissional
title_fullStr Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia Profissional
title_full_unstemmed Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia Profissional
title_sort Práticas de Psicólogos na Estratégia Saúde da Família: Poder Simbólico e Autonomia Profissional
author Nepomuceno,Léo Barbosa
author_facet Nepomuceno,Léo Barbosa
Bosi,Maria Lúcia Magalhães
Dimenstein,Magda
Pontes,Ricardo José Soares
author_role author
author2 Bosi,Maria Lúcia Magalhães
Dimenstein,Magda
Pontes,Ricardo José Soares
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nepomuceno,Léo Barbosa
Bosi,Maria Lúcia Magalhães
Dimenstein,Magda
Pontes,Ricardo José Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Sistemas de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Profissionalização
Atenção Básica à Saúde
topic Psicologia
Sistemas de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Profissionalização
Atenção Básica à Saúde
description Resumo Este estudo, orientado pelo enfoque qualitativo de pesquisa social em saúde, discute a inserção de psicólogos nos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF). O objetivo do trabalho é analisar especificidades da atuação dos psicólogos nos referidos serviços, focalizando nas práticas desenvolvidas visando ao reconhecimento e à autonomia profissional. A técnica empregada para a construção do material empírico foi a entrevista semiestruturada, junto a 18 psicólogos com ampla experiência na atenção e formação para a ESF. O referencial teórico adotado se orienta pelos conceitos de poder simbólico e habitus, centrais na sociologia de Pierre Bourdieu. Também são retomados elementos teóricos procedentes da sociologia das profissões. Como resultados, evidenciam-se tensões concernentes às lutas por autonomia profissional. Um habitus profissional se apresenta como ilustrativo das práticas ditas específicas e distintivas do psicólogo: o saber lidar com conflitos interpessoais; ser agente problematizador e mediador nas relações interprofissionais; e a capacidade de reconhecer processos históricos constituintes das subjetividades e tramas relacionais. Alguns desafios à autonomia profissional são identificados: a expectativa social e o prestígio associados aos modelos clássicos de atuação clínica; o acolhimento de uma sobrecarga de trabalho em territórios de grande extensão; e a necessidade de elaborar posicionamentos que façam contraponto e complemento ao modelo biomédico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600100
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932021000600100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-3703003189629
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.41 n.spe2 2021
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122432601391104