Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Patrícia Costa da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Merlo,Álvaro Roberto Crespo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000100011
Resumo: Este artigo visa a problematizar as vivências de psicólogos que trabalham em empresas privadas. Discutem-se suas práticas profissionais, experiências associadas ao prazer e ao sofrimento em seu cotidiano e concepções teóricas que embasam seu trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual se utilizou, como procedimento, a realização de entrevistas semi-estruturadas com dez psicólogos assalariados de empresas privadas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Teve-se, como referenciais teóricos principais, a psicodinâmica do trabalho, a abordagem da subjetividade e trabalho e, para a análise das entrevistas, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados indicam que os profissionais têm como atividades prioritárias as ligadas à Psicologia organizacional. Não foram encontrados casos em que eles interviessem na visão institucional ou tivessem ações ligadas à saúde mental de trabalhadores. Suas falas sugerem serem psicólogos com estilo dinâmico de trabalho, revelam certo "apaixonamento" pelo mesmo, acreditam na sua atuação e apreciam suas atividades ligadas ao desenvolvimento de pessoas na organização. Sentem-se satisfeitos com o reconhecimento das pessoas e por ter espaço para atuar conforme acreditam. Suas fontes de sofrimento são a carga excessiva de trabalho, os possíveis conflitos entre os valores da empresa e os pessoais, os cerceamentos da organização, a falta de reconhecimento e sua percepção de que pertencem a uma categoria profissional desprovida de força.
id CFP-1_22c3fdffd2f7ed4d0c5c0536e5aafc5c
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932007000100011
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadasPsicologia do trabalhoPrazer e sofrimento no trabalhoPsicologia organizacionalEste artigo visa a problematizar as vivências de psicólogos que trabalham em empresas privadas. Discutem-se suas práticas profissionais, experiências associadas ao prazer e ao sofrimento em seu cotidiano e concepções teóricas que embasam seu trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual se utilizou, como procedimento, a realização de entrevistas semi-estruturadas com dez psicólogos assalariados de empresas privadas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Teve-se, como referenciais teóricos principais, a psicodinâmica do trabalho, a abordagem da subjetividade e trabalho e, para a análise das entrevistas, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados indicam que os profissionais têm como atividades prioritárias as ligadas à Psicologia organizacional. Não foram encontrados casos em que eles interviessem na visão institucional ou tivessem ações ligadas à saúde mental de trabalhadores. Suas falas sugerem serem psicólogos com estilo dinâmico de trabalho, revelam certo "apaixonamento" pelo mesmo, acreditam na sua atuação e apreciam suas atividades ligadas ao desenvolvimento de pessoas na organização. Sentem-se satisfeitos com o reconhecimento das pessoas e por ter espaço para atuar conforme acreditam. Suas fontes de sofrimento são a carga excessiva de trabalho, os possíveis conflitos entre os valores da empresa e os pessoais, os cerceamentos da organização, a falta de reconhecimento e sua percepção de que pertencem a uma categoria profissional desprovida de força.Conselho Federal de Psicologia2007-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000100011Psicologia: Ciência e Profissão v.27 n.1 2007reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/S1414-98932007000100011info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Patrícia Costa daMerlo,Álvaro Roberto Crespopor2012-08-15T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932007000100011Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2012-08-15T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas
title Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas
spellingShingle Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas
Silva,Patrícia Costa da
Psicologia do trabalho
Prazer e sofrimento no trabalho
Psicologia organizacional
title_short Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas
title_full Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas
title_fullStr Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas
title_full_unstemmed Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas
title_sort Prazer e sofrimento de psicólogos no trabalho em empresas privadas
author Silva,Patrícia Costa da
author_facet Silva,Patrícia Costa da
Merlo,Álvaro Roberto Crespo
author_role author
author2 Merlo,Álvaro Roberto Crespo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Patrícia Costa da
Merlo,Álvaro Roberto Crespo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia do trabalho
Prazer e sofrimento no trabalho
Psicologia organizacional
topic Psicologia do trabalho
Prazer e sofrimento no trabalho
Psicologia organizacional
description Este artigo visa a problematizar as vivências de psicólogos que trabalham em empresas privadas. Discutem-se suas práticas profissionais, experiências associadas ao prazer e ao sofrimento em seu cotidiano e concepções teóricas que embasam seu trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual se utilizou, como procedimento, a realização de entrevistas semi-estruturadas com dez psicólogos assalariados de empresas privadas de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. Teve-se, como referenciais teóricos principais, a psicodinâmica do trabalho, a abordagem da subjetividade e trabalho e, para a análise das entrevistas, foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados indicam que os profissionais têm como atividades prioritárias as ligadas à Psicologia organizacional. Não foram encontrados casos em que eles interviessem na visão institucional ou tivessem ações ligadas à saúde mental de trabalhadores. Suas falas sugerem serem psicólogos com estilo dinâmico de trabalho, revelam certo "apaixonamento" pelo mesmo, acreditam na sua atuação e apreciam suas atividades ligadas ao desenvolvimento de pessoas na organização. Sentem-se satisfeitos com o reconhecimento das pessoas e por ter espaço para atuar conforme acreditam. Suas fontes de sofrimento são a carga excessiva de trabalho, os possíveis conflitos entre os valores da empresa e os pessoais, os cerceamentos da organização, a falta de reconhecimento e sua percepção de que pertencem a uma categoria profissional desprovida de força.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932007000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-98932007000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.27 n.1 2007
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122428139700224