Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Viviane Ferro da Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Araujo,Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300900
Resumo: Estudos apontam que vivências relacionadas ao trabalho podem acarretar adoecimento, sendo que repercussões adversas têm sido especialmente identificadas em profissionais de saúde. Considerando tais evidências, realizou-se uma investigação sobre estresse e resiliência entre profissionais dessa área. A coleta foi organizada em duas etapas: a) survey online,com 92 profissionais de diferentes categorias, por meio da aplicação de questionário sociodemográfico e ocupacional, Job Stress Scale e Inventário de Resiliência; e b) dois grupos focais presenciais, totalizando seis profissionais de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise estatística e os relatos à análise de conteúdo temática. Principais fatores de risco encontrados: trabalhar em jornada de plantão e ter mais de um vínculo empregatício. Suporte social constituiu fator de proteção mais significativo. Técnicos de enfermagem representaram a categoria mais vulnerável. Mais da metade dos participantes revelou controle sobre a atividade laboral e baixo estresse ocupacional. Dentre os indicadores de resiliência, destacaram-se: satisfação no trabalho, competência emocional, empatia e tenacidade e inovação. Sugere-se que pesquisas futuras avaliem a eficácia de intervenções destinadas ao fortalecimento e desenvolvimento de fatores associados à resiliência, assim como à redução do estresse vivenciado na atuação em saúde.
id CFP-1_5f68e1edd6724c4c8273d7b5bd6520f6
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932015000300900
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de SaúdeResiliência psicológicaEstresse profissionalPessoal de saúdeTrabalhoEstudos apontam que vivências relacionadas ao trabalho podem acarretar adoecimento, sendo que repercussões adversas têm sido especialmente identificadas em profissionais de saúde. Considerando tais evidências, realizou-se uma investigação sobre estresse e resiliência entre profissionais dessa área. A coleta foi organizada em duas etapas: a) survey online,com 92 profissionais de diferentes categorias, por meio da aplicação de questionário sociodemográfico e ocupacional, Job Stress Scale e Inventário de Resiliência; e b) dois grupos focais presenciais, totalizando seis profissionais de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise estatística e os relatos à análise de conteúdo temática. Principais fatores de risco encontrados: trabalhar em jornada de plantão e ter mais de um vínculo empregatício. Suporte social constituiu fator de proteção mais significativo. Técnicos de enfermagem representaram a categoria mais vulnerável. Mais da metade dos participantes revelou controle sobre a atividade laboral e baixo estresse ocupacional. Dentre os indicadores de resiliência, destacaram-se: satisfação no trabalho, competência emocional, empatia e tenacidade e inovação. Sugere-se que pesquisas futuras avaliem a eficácia de intervenções destinadas ao fortalecimento e desenvolvimento de fatores associados à resiliência, assim como à redução do estresse vivenciado na atuação em saúde.Conselho Federal de Psicologia2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300900Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.3 2015reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-370300452014info:eu-repo/semantics/openAccessSousa,Viviane Ferro da SilvaAraujo,Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira depor2015-10-20T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932015000300900Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2015-10-20T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde
title Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde
spellingShingle Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde
Sousa,Viviane Ferro da Silva
Resiliência psicológica
Estresse profissional
Pessoal de saúde
Trabalho
title_short Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde
title_full Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde
title_fullStr Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde
title_full_unstemmed Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde
title_sort Estresse Ocupacional e Resiliência Entre Profissionais de Saúde
author Sousa,Viviane Ferro da Silva
author_facet Sousa,Viviane Ferro da Silva
Araujo,Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de
author_role author
author2 Araujo,Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Viviane Ferro da Silva
Araujo,Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Resiliência psicológica
Estresse profissional
Pessoal de saúde
Trabalho
topic Resiliência psicológica
Estresse profissional
Pessoal de saúde
Trabalho
description Estudos apontam que vivências relacionadas ao trabalho podem acarretar adoecimento, sendo que repercussões adversas têm sido especialmente identificadas em profissionais de saúde. Considerando tais evidências, realizou-se uma investigação sobre estresse e resiliência entre profissionais dessa área. A coleta foi organizada em duas etapas: a) survey online,com 92 profissionais de diferentes categorias, por meio da aplicação de questionário sociodemográfico e ocupacional, Job Stress Scale e Inventário de Resiliência; e b) dois grupos focais presenciais, totalizando seis profissionais de enfermagem. Os dados foram submetidos à análise estatística e os relatos à análise de conteúdo temática. Principais fatores de risco encontrados: trabalhar em jornada de plantão e ter mais de um vínculo empregatício. Suporte social constituiu fator de proteção mais significativo. Técnicos de enfermagem representaram a categoria mais vulnerável. Mais da metade dos participantes revelou controle sobre a atividade laboral e baixo estresse ocupacional. Dentre os indicadores de resiliência, destacaram-se: satisfação no trabalho, competência emocional, empatia e tenacidade e inovação. Sugere-se que pesquisas futuras avaliem a eficácia de intervenções destinadas ao fortalecimento e desenvolvimento de fatores associados à resiliência, assim como à redução do estresse vivenciado na atuação em saúde.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300900
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000300900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-370300452014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.35 n.3 2015
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122430471733248